sexta-feira, 5 de agosto de 2011

pagar pau pro luxerley (mas não muito)

luxemburgo está apostando pesado no brazileiro-2011.
visto como dekadente por boa parte da mídia desportiva, posto pra correr dos empregos mais recentes, envolvido em pikaretagens na justiça, o senhor luxerley só terá uma saída digna do clube de regatas do flamengo se terminar o ano com um resultado compatível ao investimento ($) feito por um time que tem os popstars gaúcho & neves e que, mesmo sem os patrocínios esperados, paga quinhentos paus mensais para seu treinador f*dão.
e como luxerley sempre bota banca de manager, meu caro, vai estourar muito forte nas costas dele um fracasso. afinal, foi ele quem fechou as portas do flamengo para o ídolo adriano imperatore, foi ele quem forçou a saída do ídolo dejan petkovic, etc.
o flamengo, até o mês de julho, encontrava-se numa situação bastante peculiar. tinha o caneko do estadual na sala de trofeús, se recusava a perder seus jogos, mas em momento algum o time - dentro de campo - empolgava a torcida, a cronika desportiva ou os apaixonados pelo futebas. ronaldinho gaúcho era vigiado pela própria torcida, era queimado pelo próprio treinador.
mas uma cousa qualquer aconteceu. exactamente o quê, eu não saberia te dizer. mas nesses últimos jogos, nas últimas semanas, justinho num momento em que os nossos adversários subiam de nível (são paulo, flunimed, palmeiras, santos, grêmio, cruzeiro) aquele time que rateava em campo & empatava com os lanterninhas deu vez para um time concentradão, seguro de si e por vezes inspiradíssimo.
o jogo da vila belmiro, pelo andamento do placar, pela exibicão de gala do gaúcho, pode ser visto como a alegoria deste momento de superação - condensado e ampliado em noventa minutos de uma partida sensacional.
luxerley é parte envolvida e tem seus méritos nesse renascimento flamengo. claro. o professor abriu mão de algumas de suas convicções. seu 4-5-1 moderninho voltou a ser um 4-4-2 caretinha. e ao mesmo tempo insistiu em outras de suas convicções, como ao manter deivid no ataque, bem ou mal, acabando com aquele rodízio infame, passando ao jogador mais confianza. a equipe ganhou corpo com aírton e junior cesar e ronaldo angelim (que já estava lá), ganhará mais ainda com alex silva. luxerley tem sabido administrar e escalar seus jogadores. e a troca daqueles seus terninhos europeus pelo uniforme rubro-negro pode ser um detalhe, mas não é apenas um detalhe.
eu diria que a mudança maior do flamengo não está em planilhas tacticas ou em individualidades ou em vestuário. mudou o clima. mudou a atitude. mudou a tesão. o time ganhou personalidade - e daí veio o tal "padrão de jogo", essa virtude indefinível das melhores equipes, que tu podes não saber explicar em palabras, mas que tu percebes assim que bate o olho. qual será o segredo de tostines? o time passou a ter padrão por ter ganho personalidade? ou o time passou a ter personalidade por ter ganho padrão de jogo?
não sei o que está acontecendo no dia a dia do clube. gostaria de frequentar a gávea e o ninho do urubu para, quem sabe, formular uma teoria fechadinha. mas é impossível a torcida não gostar do que vê em campo. o time ainda está invicto no brazileiro-2011. e atingimos agora um espírito de equipe que é muito mais importante do que evitar uma derrotinha ou duas.
o campeonato brazileiro é imenso, o returno em si é como se fosse todo um segundo certame, mas pela primeira vez em muito tempo eu acho que posso dizer - estamos indo no rumo certo.