terça-feira, 30 de agosto de 2011

o primeiro turno do mengão em todas as suas emossões

dezenove partidas é jogo pra c*ralho. acontece o diabo ao longo de dezenove partidas. mas dezenove partidas marcam apenas a metade do longo & extenuante campeonato brazileiro de futebol. o flamengo liderou a classificação logo na primeira rodada, depois foi desabando feito jaka madura até chegar à décima-primeira posição. só para subir tudo de novo. chegou a liderar a bagaça novamente, por alguns dias, e vem se mantendo há um bom tempo no encalço do líder vacilão corinthians paulista. o mengo não sai da disputa, mas também perdeu boas chances de deixar a gambazada comendo poeira. o que acontecerá nas próximas dezenove rodadas?
acabamos o primeiro turno com trinta e seis pontos, um a menos que o corinthians, um a mais que o são paulo. trinta e seis pontos em cincoenta e sete disputados: faça a conta pra saber nosso aproveitamento, que isso eu não sei fazer. foram nove victorias e nove empates. o flamengo é o time que menos perdeu entre os vinte concorrentes: apenas uma derrota - mas quando perdemos, nós perdemos pra valer. seguramos o cabazito até a antepenúltima rodada do turno. e fechamos esta metade com o melhor ataque (trinta e três gols marcados), apesar do deivid, e com a terceira melhor defesa (vinte e um gols sofridos), apesar do wellington. e nosso popstar ronaldinho gaúcho vem sendo o inconteste - e talvez improvável - craque do brazileiro-2011.
aproveito este momento do calendário para passar uma vista d´olhos nos compromissos do mengão neste brazileiro. foram três meses de vastas emossões e pensamentos imperfeitos.

mengão 4 x 0 hawaii
abrimos o brazileiro-2011 no sábado vinte e um de mayo e disparamos a primeira goleada do certame. o hawaii de silas, o evangelizador, estava a priorizar a copa do brazil-2011 e mandou pro rio um time misto. não perdoamos. gaúcho jogou o fino e participou de todos os gols.

bahia 3 x 3 mengão
deixamos escorrer entre os dedos dois pontinhos nos últimos minutos e voltamos de salvador com o rabito entre as pernas. a torcida pediu a cabeza de fernando goyas como compensação, e luxerley enfim a entregou numa bandeja de prata. só por isso o resultado valeu a pena.

mengão 1 x 1 corinthians paulista
se tivéssemos levado o jogo a sério, quem sabe não teria sido outro o primeiro turno do nacional, hein? mas luxerley tinha outros planos. queria se livrar do dejan petkovic e usou desta partida como se fosse um amistoso. porque no flamengo é assim: o que lux quer, lux tem. só empatamos o jogo graças a uma bikuda do renato pelé. ficou barato para quem brincou com a sorte.

atlético paranaense 1 x 1 mengão
mengão 0 x 0 botafogo
nosso pior momento na competição. nunca tínhamos estado tão perto de uma derrota quanto estivemos lá n´arena da baixada. deivid fez o gol do empate (injustus) no finalzinho. na semana seguinte, lux tirou ronaldinho gaúcho instantes antes do fim do crássico no engenhão, só para que o craque pudesse ouvir as vaias da arquibancada. perseguido pelos bedéis da imprensa e queimado pelo próprio chefe, o gaúcho estava acuado. o desastre me parecia iminente.

mengão 4 x 1 atlético mineiro
américa de minas 2 x 3 mengão
os adversários certos na hora certa. soubemos nos aproveitar do ano terrível que a mineyrada vem atravessando para afastar a crisis. tivemos aqui virada, superação e futebol colectivo.

mengão 1 x 0 são paulo
fluminense 0 x 1 mengão
palmeiras 0 x 0 mengão
três jogos decisivos, três paradas duras. dois matchs contra adversários diretos pelo título e, no meio, um clássico contra o actual campeão nacional. me lembro que aqui neste blog beat lancei o auto-desafio de vencer as três partidas in a row. vencemos as duas primeiras e empatamos fuera de casa contra os p*rradeiros do felipão. nada mal. o flamengo estava agora a brigar na ponta da tabela.

mengão 1 x 1 ceará
eis que novamente encontramos a carroça desembestada. o ceará é nosso anjo negro neste 2011. ronaldinho gaúcho & thiago neves se acharam espertos e forçaram o terceiro cartão amarelo ao mesmo tempo. e o resto da turma foi a macaé receber o troko de tamanha presunção. menos mal que, no dia seguinte, o corinthians paulista perderia para o cruzeiro. então o flamengo seria the last man standing, o último homem em pé, no p*teiro do brazileiro.

santos 4 x 5 mengão
dizer o quê?

mengão 2 x 0 grêmio portoalegrense
cruzeiro 0 x 1 mengão
mengão 1 x 0 c*ritiba
talvez tenham sido os jogos mais importantes do flamengo até esta data. depois do épico da vila belmiro na noite vinte e sete de julho, conseguimos três pequenas façanhas que, mesmo em tom menor, confirmaram o momentum do mengo - o pragmatismo da vitória apertada também tem sua boniteza - e nos colocaram de vez como um dos favoritos ao caneko.

figueirense 2 x 2 mengão
este jogo foi o anti santos x flamengo. abrimos 2 x 0, deixamos o figueras empatar e quase perdemos o jogo. gaúcho, seus amigos e seu chefe ficaram batendo boca com o juiz e deram as costas para a disputa. faltou respeito com o adversário. faltou malícia. faltou sangue frio. uma pena que luxerley não parece ser o tipo de professor que usa desses momentos ruins como aprendizado colectivo...

mengão 1 x 4 atlético goyaniense
dizer o quê?

internacional de porto alegre 2 x 2 mengão
mengão 0 x 0 vaisco da gama
admito que uma análise fria desses dois empates nos faria ver que foram dois bons resultados. jogando fora de casa diante de um time respeitabilíssimo. fazendo um clássico karioca contra uma das equipes mais sólidas deste ano. mas, depois do atropelamento goyano, fica pra mim o gostinho de redenção adiada. poderíamos ter feito mais, ter jogado mais... quem quer ser campeão tem que fazer mais.

vamos lá, mengão! o brazileiro-2011 começa agora...