terça-feira, 2 de agosto de 2011

o terror & a memória que nos redime

te digo que eu morreria um berna beat feliz se o clube de regatas do flamengo nunca mais no mundo tivesse o walter montillo pela frente.
montillo foi o urubu que pousou na sorte da urubuzada ao longo da temporada passada. foram seis confrontos nossos com o miserável do montillo em 2010. nos f*demos de vermelho e preto em todos eles.
a lembrar que walter montillo jogava pelo universidad de chile. era apenas mais um argentino bom de bola que tentava a vida num país vizinho. como tantos outros. nadja em especial. e nunca tínhamos ouvido falar dele. até que...
o primeiro jogo. o universidad de chile recebendo o mengo pela terceira rodada da libertas-2010. a partida foi dias depois de um terrível terremoto em santiago. terminou 2 x 1 para os universitários. o gol que abriu o placar saindo de um cruzamento certeiro de montillo lá da direita. (te recordas da avenida juan maldonado?) foi assim que nos conhecemos: montillo & os flamenguistas.
o segundo jogo aconteceu num rio de janeiro inundado pelas chuvas de verão, num marakas que nem existe mais. a estória se repetiu. mas a estória se repetiu ao avesso. mais uma vez cruzamento da direita. montillo, desta vez, estava dentro da área a esperar la pelota. e pôde cabeceá-la entre o xerife álvaro e o capitão bruno zousa. finalzinho do primeiro tempo. numa jornada heroica de vagner love & de toda a rapaziada, o mengo virou. mas, aos quarenta e seis do segundo tempo, aos quarenta e seis, lá estava montillo de volta à ponta direita. dali entortou o petkovildo e cruzou para área flamenga. este empate deixava o flamengo em segundo na chave, correndo riskos de rodar logo na primeira fase.
bueno. classificamos sabe-se lá como para a segunda fase do certame internacional. batemos o corinthians paulista pelas oitavas. e foi bem divertido eliminar ronalducho e seus gambácticos. mas ali adiante estava novamente o universidad de chile a nos esperar. ali adiante estava novamente walter montillo. por mil diabos.
o terceiro jogo, assim, foi novamente no marakas. foi a única vez que montillo esteve - mais ou menos - sob controle - mas não muito - até porque os chilenos nos venceram por 3 x 2 - novamente fazendo uso da avenida juan maldonado - diante de mais de setenta mil impotentes flamenguistas. daí, meu camarada, ficou difícil.
o quarto jogo já foi logo na semana seguinte, em santiago do chile. vagner love abriu o placar e adriano imperatore marcou seu último gol vestindo o manto sagrado. nós não sabíamos, nem tínhamos como saber, àquela altura, qual seria o destino do imperador. de toda forma, bem sabíamos que o montillo aprontava. mesmo assim, entre o gol de love e o gol de adriano, montillo também deixou o dele. golaaaço. e foi esse gol de montillo que nos tirou da parada. mesmo com a vitória fora de casa por 1 x 2.
o universidad de chile, muito por conta de walter montillo, foi semifinalista da libertas-2010.
e com um pouco de suerte, nunca mais teríamos que encontrá-lo. montillo seria apenas um nome de um passado infeliz. ha.
o camarada veio jogar aqui no brazil. jogar pelo cruzeiro. e por mais duas vezes demos de cara com montillo. e por mais duas vezes nos f*demos miseravelmente: ida e volta, turno e returno do brazileiro-2010. no quinto jogo, a vitória dos caboclos por 1 x 0 em 'berlândia ficou baratinha para o time desconjuntado de rogério lourenço. a jogada do único gol nasceu de mais um encontro entre juan e montillo - no meio de campo. no sexto jogo, valendo a penúltima rodada do certame, o cruzeiro virou o placar em 1 x 2. montillo recebeu falta de williams, roger galisteu guardou. montilo desfilou pela avenida juan maldonado, thiago ribeiro guardou. o flamengo precisava ter vencido esse jogo. porque ainda perigava cair. acabou não caindo. graças à incompetência alheia e a papai do céu.
peço sinceras desculpas aos estimados leitores.
peço perdones por trazer tantas lembranças ruins.
mas a memória é a nossa única maneira de não permitir que histórias assim se repitam. sem ela, andaríamos em círculo.