quarta-feira, 31 de agosto de 2011

hawaii 3 x 2 mengão (a chronicle)

os turistas não prestaram atenção aos avisos. área imprópria para banho, tentaram avisá-los. já era. de facto levamos um banho. um banho de bola. porque o flamengo pagou de otário em santa catarina - e levou caldo. não foi por falta de aviso.
chegamos à ressakada achando que venceríamos na pura sabedoria. por termos o thiago neves de volta. por termos o ronaldinho gaúcho craque do brasileiro-2011. acho que o professor luxerley já podia ter explicado para a moçada, desde aquela goleada goyana numa noite como esta, que vagabundo deve enfrentar qualquer hawaii como se fosse a p*rra do barcelona.
faltou pegada, faltou seriedade e faltou a tesão.
que fim levou o mengo que marcava lá na frente, que pressionava a saída de bola do adversário, que roubava-lhe a pelota para tocá-la de pé em pé? cadê o time de futebol que estava aqui?
saudades.
nos últimos cinco compromissos: uma derrota, três empates, outra derrota. sabe aquele plano de termos um corinthians paulista x mengão valendo pela ponta da classificação? subiu no telhado.
deu tudo errado esta noite. o corinthians ganhou do gremio portoalegrense. o vaiscão ganhou do ceará. o fogaço deu de goleada no palmeiras. e o flamengo abriu o segundo turno do brazileiro-2011 caindo para o quarto lugar na táboa de classificação.
o clube de regatas do flamengo formou esta noite em floripas com felipe para o gol, gustavo e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura pela direita, rodrigo alvim pela esquerda; williams e luiz antonio na cabeça de área, renato pelé e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho e deivid ao ataque.
a grande surpresa de luxerley, portanto, foi botar um lateral esquerdo na lateral esquerda. sem junior cesar, suspenso, e na necessidade de deixar angelim na quarta zaga, pois outro beque não tínhamos, lux preferiu não mexer muito na equipe. durante os últimos dias, comentou-se sobre pelé na lateral. mas na hora agá ele foi de rodrigo alvim mesmo - e seja o que deus quiser.
o hawaii agradece.
o hawaii veio pra cima do flamengo feito um bando de celerados. bastou o apito inicial. o gol deles não tardou a sair na nossa alquebrada retaguarda. inesperado apenas que, num time com alvim na canhota, o gol havaiano saísse pelo outro lado, em cima de moura, entre moura e gustavo, gol de robinho (que não é aquele).
o hawaii não dava pinta de arrefecer, não. e o flamengo não tinha muito para onde ir. me bateu um atletico goyaniense feeling.
desta vez o lux pensou rápido e logo tirou garoto luiz antonio para pôr menino negueba. e lá se foi neguebão na cara e na coragem. era ele sozinho contra um hawaii inteiro. deivid perdido entre os beques. neves no mundo da lua. pelé ocupado com a marcação. gaúcho cercado por vários guardacostas.
mas as leis do futebol não permitem que um guerreiro havaiano vá marcar gaúcho na hora dele bater eskanteio. desde que chegou da itália, o moço vinha tentando fazer gol olimpiko. quase marcou em porto alegre, mas deivid não deixou. esta noite, ele conseguiu. angelim chegou atrasado no primeiro pau, e o goleirão felipe (o deles) ajudou.
o gol do gaúcho deu um upa no finalzinho do primeiro tempo.
e negueba voltou alucinandinho para a etapa complementar. incendiário. veloz lá na ponta esquerda. neguebinha entra na área havaiana e bate cruzado. negueba é o canal, rapaziada, estava eu a pensar quando rapaz robson, de apelido robinho, caiu na ponta direita e alvim ficou olhando pra ele sem saber o que fazer. alvim deu todo o espaço possível para ele cruzar uma bola pelo alto... e daí tu já sabes. ainda não foi criada uma zaga flamenga capaz de segurar cruzamentos assim...
wellington e david, wellington e angelim, david e angelim, pirulito e wellington, pirulito e angelim, gustavo e angelim, gustavo e angelim e wellington, pirulito e angelim e wellington, tanto faz, dá na mesma.
e para não restarem dúvidas da ladeira abaixo que o mengo pegou no brazileiro-2011, rafael coelho saiu do banco para, aos vinte e sete do segundo tempo, justificar o sobrenome. lépido e fagueiro, o coelho deixou angelim para trás e decidiu a parada.
tudo o que o lux conseguiu fazer então foi botar em campo o jael.
então o flamengo começou a correr. como se fosse ele o hawaii. aos quarenta e dois minutos do segundo tempo, perceba, o time do flamengo começou a correr. até o bottinelli apareceu. numa cabezada de jael, gaúcho reboteou e, entre três havaianos na pequena área, gaúcho fez mais um gol daqueles que o deivid não sabe mais fazer. depois disso até o williams apareceu chutando. aí, camarada, já era tarde. e eu fui ver o jogo da sharapova.