quarta-feira, 10 de agosto de 2011

mengão 1 x 0 atlético paranaense (a chronicle)

está explicado porque o luxerley fez tanto segredinho antes do jogo desta noite.
o professor se aproveitou da relativa desimportância atribuída pela nação rubro-negra à copa sulamerikana-2011 para exercitar seu lado tactico-ludiko.
lux bateu o recorde de pardalices nesta temporada na hora de fazer seu mistão do mengão. inventou um esquema de três zagueiros (3-5-2) inédito em jogos oficiais e provavelmente nunca dantes treinado.
o resultado foi aquilo mesmo que era de se esperar. e só ganhamos do atlético paranaense esta noite quando renato pelé, thiago neves & ronaldinho gaúcho se levantaram do banco de reservas e foram trabalhar um bocadito.
o clube de regatas do flamengo chegou sob sigilo ao engenhão na bocejante noite de quarta-feira para sua estréia na sulamerikana-2011. revelada instantes antes do prélio, a escalação-surpresinha nos trouxe felipe para o gol; gustavo e ronaldo angelim e david na zaga; leonardo moura pela direita; junior cesar pela esquerda; aírton e luiz antonio na cabeça de área; darío bottinelli no meio; diego maurício e jael ao ataque.
luxerley, assim, promovia a estréia do beque gustavo (ex-boavista de saquarema) numa zaga reforçada especialmente para essa ocasião, conforme o chefe admitiu na colectiva logo após o jogo. e creio que este também era compromisso importante para angelim e david - que agora, na iminência da entrada de alex silva, estão a disputar posição.
o centroavante jael, recém-chegado ao clube e disputando espaço com o malamado deivid, também tinha motivos para mostrar servizo esta noite. assim como maurício e bottinelli, pois ambos têm bola para jogar mais vezes no brazileiro-2011.
de modo que eu só lamento por eles todos.
porque o jogo foi bem, bem ruim enquanto ficamos limitados a eles, enquanto ficamos limitados a nossos aspirantes. o mistão do mengo estava completamente descordenado. jogando em ritmo lento. nem sombra da equipe aguerrida e envolvente que aprendemos a admirar. se a ideia era mostrar um bom trabalho, ficou para outra vez. mas não dá para culpar muito os jogadores pelo futebol chinfrim. deve ser mesmo duro ficar ligado e render o máximo em uma equipe desentrosada, diante de um estádio às moscas (três mil presentes), por uma competição que ninguém (ainda) parece dar valor, e tarde da noite numa quarta-feira.
os visitantes, por sua vez, até tentaram dar um calorzinho na primeira etapa. mas renato gaúcho também apresentou um atlético pela metade. ele está abertamente priorizando a luta para escapar da segundona-2012. bueno. cada um sabe onde o calo lhe aperta.
lá pelas tantas, passados uns dez minutos do segundo tempo, o luxerley começou a dar sinais de que a experiência estava terminada. e o jogo-treino dava vez a uma partida um tanto mais séria, à medida em que os macacos velhos entravam no mengo. o primeiro foi pelé. logo em seguida, neves e gaúcho de uma só vez. os três bacanas - mais o bottis - deram uma pressão na saída de bola paranaense e, na hora do aperto, ficou claro que nosso gol sairia mais cedo ou mais tarde. acabou saindo num lance meio estapafúrdio. o jael, dentro da área, errou a cabeceada, mas foi abalroado pelo goleiro. penalty que gaúcho bateu com a frieza e a exactidão dos melhores profissionais. inapelável.