quarta-feira, 3 de agosto de 2011

cruzeiro 0 x 1 mengão (a chronicle)

uh. cadê walter montillo?
o craque do cruzeiro foi mantido sob vigilância extrema na arena do jacaré. sem crocodilagens. junior cesar já lhe fechou a ponta direita nos minutos iniciais. montillo costumava passear despreocupado pela antiga avenida juan maldonado.
quando montillo se tocou que juan não mora mais aqui, foi procurar outra vizinhança. foi visto brevemente do outro lado do campo, na ponta esquerda azulzinha. mas ali também não pôde se criar. que leonardo moura e david já estavam avisados.
montillo deu uma recuada e tentou começar de novo. tentou uma nova vida na sempre turbulenta zona do agrião. não deu certo. o coitado do gringo sofreu bullying do aírton.
quando aírton recebeu cartão amarelo por conta desse seu jeitão, renato pelé surpreendeu a todos. renato deixou de canto as pelezices e foi fazer o trabalho sujo. não largou montillo quieto até o senhor juiz decretar encerradas as conversações.
o flamengo, assim, venceu o cruzeiro por magrinho 1 x 0 num jogo que não teve o glamour das maiores vitórias, mas teve o suor das vitórias necessárias. grande resultado arrancado nas minas geraes. foi um grande resultado por tudo que sabemos tão bem. por conta do fantasma montillo. por conta da recente freguesia diante do cruzeiro. já estava pegando mal. o resultado também foi fundamental por conta da vitória do corinthians paulista sobre o américa de minas no início da noite. o urubu segue dando rasante sobre os gambás.
o clube de regatas do flamengo chegou a sete lagoas, nesse encontro válido pela décima-quarta rodada do brazileiro-2011, com o felipe para o gol; david e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; aírton e renato pelé na cabeça de área, thiago neves e darío bottinelli no meio; ronaldinho gaúcho e deivid para o ataque.
o professor luxerley promovendo, assim, a entrada de david no lugar do suspenso wellington. e david foi bem, mas wellington já estará de vuelta na próxima partida porque agora é angelim a estar suspenso. lux também fez uma pequena ousadia ao recuar o renato pelé para a volância, uma vez que estávamos sem o gigante williams, e assim permitir ao bottinelli formar um meio mais levezinho com o neves. pode ser que bottis continue por lá na próxima partida - quando williams estará de volta mas aírton agora estará suspenso. o rodízio rubro-negro de cartões amarelos.
de toda forma, esse mengo mais levezinho tinha de dar conta do cruzeiro. e o papai joel tratou de nos receber com um time pesadinho. apenas o velho gilberto, o irmão do nélio, a tentar ajudar montillo na tarefa de armar e arejar uma equipe cheia de volantes, cheia de gente p*rradeira. (quem é aquele fabrício?) e o time sente falta tremenda de thiago ribeiro na frente. walyson e seiláquemmais não conseguiram levar a melhor sobre nossa defesa intransigente. (menção honrosa ao aírton. um touro.)
o flamengo, mesmo mantendo a ofensiva dos anfitriões sob controle, deixou passar o primeiro tempo quase que inteirinho insistindo em dois erros velhos conhecidos de quem acompanha o time. moura e cesar a afunilarem enloukecidamente: em vez de buscar as pontas, eles cortavam para dentro todas as vezes, pareciam magneticamente atraídos pelas canelas dos muitos volantes cruzeirenses. e o nosso deivid a desperdiçar jogada atrás de jogada: parece que ele está num fuso horário atrasado em relação ao resto do time, facilmente entrando em impedimento, foram uns trinta e cinco impedimentos só na etapa inicial.
acontece que ter dois camaradas como thiago neves e ronaldinho gaúcho traz óbvias vantagens pro mengão. a principal é que, se deivid erra várias vezes até acertar uma, neves & gaúcho quando se encontram em campo só precisam fazer uma vez - e sai direitinho - quase sempre. como naquela pelota que neves puxou pela direita e rolou rasteira até gaúcho na risca da grande área. gaúcho deu uma de pivô. deu um belo volteio. e esticou a bola para deivid - como quem diz: faz, deivid querido, faz, deivid fofinho, faz este aqui pelo menos. gaúcho pediu com tanta delicadeza, o objecto espheriko se ofereceu com tamanha gentileza, que deivid fez o maldito gol - p*taquepariu.
deivid nem comerou o golzito. porque ele não comemora gols em ex-times.
o segundo tempo, depois do gol choradinho aos quarenta e seis, foi mais um daqueles segundos tempos que têm sido comuns nessa recente ascensão do time no brazileiro. os caboclos foram recuando com o passar dos minutos. recuando lentamente. com uma quase naturalidade. então, quando tu te dás conta do que está rolando, já são vinte minutos da etapa complementar e o luxerley está começando a sacar atacantes para meter defensores. foi assim hoje com fierro a entrar no lugar de deivid. depois entrariam muralha e jean.
lá pelos trinta minutos, quando papai joel estava exactamente no movimento inverso de luxerley, tentando deixar o time do cruzeiro mais ofensivo, e arruinando o conjunto da equipe no processo, o flamengo voltou a ter chances no ataque. ou melhor, no contraataque. mas perdemos três ou quatro bolas dessas de liquidar a factura. e aí, aos quarenta minutos do segundo tempo, não restava mais nada de liriko ou vagamente poetiko em campo. o cruzeiro metia a bola na área flamenga - e salve-se quem puder.