domingo, 21 de agosto de 2011

internacional 2 x 2 mengão (a chronicle)

teria sido uma grande victoria. bater o internacional de porto alegre dentro do beira-rio. voltar a dividir a liderança do brazileiro-2011 com o corinthians paulista. recuperar a autoestima após algumas exibições ruins e a triste goleada sofrida pro atlético goyaniense. voltar ao rio de janeiro cheio de gás para pegar o vaisco da gama na última rodada do primeiro turno. vejas tu como nós tínhamos grandes planos. teria sido realmente uma grande victoria.
não fosse o gol perdido por deivid na hora agá.
e não fosse a baita bicicleta de leandro damião.
jael pode ser cruel, mas os deuses do futebol o são ainda mais.
por despediçar suas chances, por não ter sabido se portar em campo, por ter subestimado o poder de reacção do internacional dentro de sua própria casa, o flamengo bem mereceu o placar da tarde de hoje em porto alegre. por que poderia ter até vencido...
mas não mereceria, não.
o clube de regatas do flamengo formou esta tarde, pela décima-oitava rodada do brazileiro-2011 com felipe para o gol; alex silva e wellington na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; williams e luiz antonio na cabeça de área, renato pelé e dario bottinelli no meio; ronaldinho gaúcho e deivid para o ataque.
o professor luxerley voltando ao 4-4-2 karetinha após o desastre do 3-6-1 da última quinta-feira. com o alex silva entrando na zaga ao lado de wellington, o queridão do chefe. com as substituições mais naturais para quem não pôde jogar: bottinelli em vez de thiago neves, antonio em vez de aírton. sem pardalices.
o internacional, por sua vez, entrou em campo com seus malas de sempre - d´alessandro, tinga & guiñazu - talvez por que o dorival junior esteja chegando agora e ainda vai ter que paparicar as primas donnas enquanto não demarcar o território. o andrezinho, veja só, entrou apenas no segundo tempo. melhor pra gente. (e o oscar ainda está lá em colombia.)
o inter, assim, se espalhava em campo mas era um time travado. os caras cercaram a área do flamengo durante toda a primeira etapa. sem poder de fogo. jô no ataque é patético. leandro damião falando sozinho entre nossos beques-guarda-roupas. nesse clima, o mengo acertava aqui e ali, acertava uma bolinha ou duas. e levava mais perigo.
principalmente quando a pelota caía pro gaúcho - livre e solto em terras coloradas. uma cobrança de falta milimétrica dele - de quem mais? - deixou o flamengo em vantagem ao fim da etapa inicial. e voltamos para o segundo tempo com um homem a mais porque o marginal do guiñazu conseguiu ser expulso (um amarelo por dar p*rrada, outro por tentar forçar penalty) no finalzinho da primeira etapa.
dorival fez o que tinha de fazer. tirou o bob marley, o tinga, e meteu andrezinho. tirou jô e meteu dellatorre. o internacional, como que por magika, tornou-se outro time no segundo tempo. mais veloz, mais leve, mais ágil. mas não era magika, não, amiguinho. era apenas um bom treinador a desempenhar sua função. enquanto o professor luxerley - quinhentos pau por mês - manteve o fla do mesmo jeitinho. e o time voltou andando em campo. achando que estava tudo já encaminhado. talvez até já pensando na sulamerikana-2011. talvez pensando no vaisco da gama.
se tu batesses o olho, iria dizer que era o inter quem estava com um caboclo a mais em campo.
oras. com um time mais leve, o inter sambou diante de nossa zaga pesadona. e começamos a espirrar bolas de tudo que é jeito. trinta e seis eskanteios para o inter. mas, desta vez, a nossa retaguarda estava avisada quanto a esses tiros de canto. de modo que o gol de empate não saiu assim, saiu logo depois, quando o beque índio ainda estava em nossa grande área. foi ele que empatou a parada - aproveitando-se de um passe espírita do rapaz leandro damião.
luxerley então resolveu trabalhar ele também. meteu o jael pra ser centroavante. puxando deivid pro lado, recolocando gaúcho pela direita, tirando bottis (mais uma partida sofrível) e liberando pelé pela canhota, deixando muralha como segundo volante. ou seja, lux mexeu em todas as posições do meio de campo e do ataque.
muralha entrou mal. na primeira jogada, derrapou e caiu no chão. na segunda, fez falta por trás e levou amarelo. na terceira, errou um passe e armou contraataque. menos mal que jael, na primeira bola, fez gol. jael tem dessas cousas. e minutos depois, deivid perdeu a bola do jogo. depois de gaúcho entortar um coitado na linha de fundo, entrar na área pela direita e cruzar directo na testa de deivid - sozinho - gol aberto - arqueiro muriel já batido - deivid mandou a bola pela linha de fundo.
deivid é cruel. damião é cruelão. leandro damião, numa bicicleta, reestabeleceu a ordem das cousas.