domingo, 14 de agosto de 2011

figueirense 2 x 2 mengão (a chronicle)

devem ter sido aquelas pilhas da duracell nas costas dos jogadores.
certamente não foram os ares de floripa, a ilha da magia.
o flamengo abriu 2 x 0 e levou o empate em pouco tempo. mas a te dizer que esse placar terminou barato pro mengão. barato diante do estado de nervos da equipe. terminou baratíssimo diante do empate que o corinthians paulista cedeu ao ceará no pacaembu.
de modo que a décima-sexta rodada se fechou como fora aberta na ponta do brazileiro-2011... pra que tanto nervosismo, rapaziada?
deixamos dois pontos em santa catarina e por pouco não deixamos algo mais: lo cabazito. deixamos dois pontos e perdemos a cabeza.
o arqueiro felipe, o volante aírton, o centroavante deivid e o capitão ronaldinho gaúcho, todos eles levaram cartões amarelos do senhor heber roberto lopes por reclamação ao longo do segundo tempo do jogo de hoje. estridente e desnecessária reclamação.
deivid, por exemplo, foi visto caído de joelhos, com os braços levantados aos céus, as veias do pescoço saltadas, os olhos esbugalhados, a boca a babar a saliva da virulenta indignação... só por que, num contraataque, o juiz apitara a falta de deivid ao empurrar um figueirense.
pra que tanta pilha, duracell?
o clube de regatas do flamengo, pilhadinho no novo uniforme rubro-negro, postou-se em campo com felipe para o gol; wellington e ronaldo angelim na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; aírton e williams na cabeça de área, renato pelé e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho e deivid ao ataque.
o figueiras entrou em campo aceleradão. sabendo se espalhar e fechar o gramado de reduzidas dimensões d'orlando scarpelli. jorginho, como treinador, mostrou-se um d*nguinho e fez de sua equipe um time de guerreiros. o fla simplesmente não tinha espaço e/ou fôlego para reduzir a velocidade do jogo, botar a pelota no pé e dominar a parada. o wellington, entre escorregadas & trombadas, dava o tom: soltando a bicuda pra frente assim que tivesse a oportunidade. uma delícia de se ver.
até por isso, o figueiras dava as cartas e os ânimos se acirravam.
quando o túlio chorão chegou numa bola dando coices no neves, o gaúcho foi tomar satisfação. na jogada seguinte, o williams acertou uma bordoada no meio de um caboclo. que williams não estava lá pra marmanjo folgar. nesse climão, a sorte flamenga foi ter em felipe um total cool man. fechando o gol e trabalhando mais do que deveria.
foi uma tremenda satisfação quando, já passados os trinta minutos, o fla acertou seu contraataque mortal. gaúcho apareceu no meio, fez uma daquelas jogadinhas dele e rolou para moura cruzar bonitamente... e o deivid, hein? testou com estilo, pra baixo, a bola pingando na grama e saindo do alcance do goleirão.
já tínhamos tentado essa jogadinha uma ou duas vezes antes, mas agora tinha dado certo. e, se bobear, foi essa a única chance realmente ostensiva de gol do flamengo em toda a etapa inicial. mas o figueirense, pentelhíssimo, não se intimidava dentro de casa, não. nem com o segundo gol, logo no começo da etapa complementar, com deivid (uh) fechando no segundo pau e se antecipando ao possível gol olimpiko do gaúcho. (será que aquela bola ia entrar?)
o figueiras diminui logo na sequencia. o somália entrara no intervalo e acho que ninguém do fla se dera conta disso. de repente, lá estava o camarada aparecendo às costas do wellington, pegando angelim de calças curtas e ficando de frente pro felipe. o gol somali deu aquela proverbial incendiada - no figueirense, na partida, nas arquibancadas, nos nervos do mengão.
aí começou o bater de boca com o juizinho. e o figueiras aumentando a pressão. bola na área era a mais pura emossão. devem ter sido uns vinte e sete escanteios para eles só no segundo tempo. e no sétimo desses escanteios, felipe saiu procurando borboletinhas - e o figueiras empatou. então o flamengo em definitivo deixou de lado essa estória de jogar bola. o gaúcho chegou a ir até a linha lateral para reclamar com professor luxerley - tio, o moço do apito tá ameaçando expulsar a molekada... etc.
lux ficou tão preocupado com a arbitragem que se esqueceu de seu trabalho. seu time estava exposto e correndo seríssimos riskos. exacto como acontecia em outros tempos nem tão distantes assim. lux demorou pra mexer e mexeu errado. meteu o darío bottinelli num jogo que visivelmente não era pra ele: muito corrido, pegado demais pro gringo. e deixou o neves em campo, o neves que podia nem ter jogado e, jogando, não acertou nadja a partida inteirinha.
quando o bottis entrou naquela frigideyra, cá de minha parte, eu percebi que dava bem mais futuro mudar de canal e torcer para que o bravo ceará empatasse com o corinthians. o vovozão vinha perdendo por 2 x 1. e deu cierto. empatamos na moral. brigado, rudnei.