quinta-feira, 18 de agosto de 2011

o dragão da maldade contra o santo guerreiro

só o flamengo tem algo a perder logo mais à noite.

o atlético goyaniense surgirá no engenhão como o proverbial franco-atirador. eles estão estreando o treinador, o velho batuta hélio dos anjos. o atlético ocupa a décima-quinta posição na classificação do brazileiro-2011, está a um pontinho da zona de rebaixamento, e um jogo contra o mengo, lá no rio de janeiro, a esta altura do campeonato, não vai piorar a situação deles. só pode melhorar.

when you got nothing, you got nothing to lose, te diria o roberto.

o clube de regatas do flamengo recebe o atlético goyaniense no complemento da décima-sétima rodada do certame nacional. uma rodada que até ameaçava ser boa para as ambições flamengas, ontem à noite, à medida que o atlético mineiro abria 2 x 0 sobre o corinthians paulista. mas não está dando para esperar grandes feitos da mineirada - e os gambás viraram aquela bagaça. de modo que o mengo hoje vai ter de correr atrás da desvantagem e bater os goyanos. só assim, com os três pontos, seguiremos empatados no alto da táboa de classificação.

o flamengo, tu já sabes, terá de se virar sem ronaldinho gaúcho. e o gaúcho está jogando o fino. mas, convenhamos, isso não pode servir de desculpa para um time que, mesmo desfalcado, terá o popstar thiago neves para armá-lo ao lado de darío bottinelli. e terá o deivid, centroavante em processo de recuperação da autoestima e dos gols perdidos.

só não sei se seria este o momento exacto para, estreando alex silva, o professor luxerley inventar um novo esquema: o 3-6-1. compreendo que ele queira dar mais pegada ali atrás, pelo menos até a gente ver se o pirulitão está inteirinho e tal. mas a real é o que o time não teve tempo para treinar o novo posicionamento - e nem terá tempo pelos próximos dois meses, por conta da maratona entre brazileiro-2011 e sulamerikana-2011. e quando a gente usa leonardo moura e junior cesar como alas, dois caboclos já naturalmente propensos ao ataque, é bom que nossa dupla de volantes (aírton & williams) esteja com o fôlego em dia e preparada para correr um bocado.

até porque será mesmo necessário que moura e cesar se apresentem à miúde no ataque. pois o trio neves, bottis & deivid não me parece ser o suficiente para furar a retranka goyana. que eu não tenho dúvidas: hélio dos anjos, chegando agora ao clube, vai montar bunker na porta da sua área e tentar partir pros contraataques. pelo menos, seria isso que eu faria. a ver.

em tempo: sei que muita gente vê com carinho os times pequenos de centros afastados do famigerado eixo rio-são paulo. tem aquele lance de davi y golias. mas para quem periga se afeiçoar pelo rubro-negro atlético goyaniense, um clube tradicional do centro oeste, só lembro que actualmente quem manda por lá é o senhor valdivino de oliveira.