domingo, 28 de agosto de 2011

mengão 0 x 0 vaisco (a chronicle)

'cabou o primeiro turno do brazileiro-2011.
e o corinthians paulista, como tem acontecido ultimamente, fechou a décima-nona rodada na ponta da táboa de classificação. pois fomos todos b*ndões. a gambazada perdeu pro palmeiras, e de que adiantou? se o são paulo empatou com o santos na vila, se mengão e vaiscão morreram abrazadinhos no engenhão?
que o flamengo tome tenência. nosso time chegou a viver um grande momento neste certame, quando qualquer cousa nos dava certo. mas passou. agora estamos indo adiante na inércia. ou às sakudidelas.
já deixo de saída uma sugestão para o professor luxerley romper com a passividade e reagir na competição: que tal barrar o wellington, hein? será que o senhor já pensou sobre isso? ou será que essa ideia lhe é completamente estranha?
veja o jogo de hoje, por exemplo. que tal?
para não parecer oportunismo de minha parte, para não passar a impressão de que o wellington é o único responsável pela nossa queda de produção, o que seria errado, posto que ele jamais fez nada muito diferente do que fez esta tarde, deixo aqui outra sugestão: o senhor já pensou em sair jogando com o negueba de titular, professor? acho que já, por que não banca a ideia?
aqui estão duas análises propositivas. é quase tudo o que tenho a dizer do jogo desta tarde. flamengo x vaisco da gama no engenho de dentro. valendo pela última rodada do primeiro turno do brazileiro-2011, valendo também - como não? - o título de "campeão do turno".
o clube de regatas do flamengo formando com felipe para o gol; alex silva e wellington na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; williams na cabeça de área, renato pelé e luiz antonio no meio, darío bottinelli um passo à frente; ronaldinho gaúcho e deivid no ataque.
o flamengo um tiquinho diferente tacticamente daquele a que estamos acostumados. com pelé mais próximo de williams, deixando o luiz antonio sobrar à frente. e, principalmente, gaúcho de ponta-direita por longos períodos, no lado oposto donde normalmente o encontramos. imagino que o lux tenha tentado, assim, botar mais pressão no lateral canhoto do vaisco, o jumar, que é mesmo limitadão. de pouco adiantou a estratégia. uma vez que a bacalhoada esteve a nos encurralar a partir da riska de meio de campo. aliás, faz tempo que não vemos o mengo marcar assim, hein?
estávamos com nossa passagem pro ataque bastante comprometida. até porque bottinelli, mais uma vez, esteve dispersivo, em uma rotação diferente dos companheiros. quando conseguíamos chegar ao ataque - lá estava deivid a nos estragar toda e qualquer jogada.
wellington também é um problema enorme. grande demais pros seus companheiros darem conta.
veja que o mengo já tinha perdido alex silva hoje, em menos de dez minutos, sentindo o joelho, entrando ronaldo angelim na zaga. wellington até vinha reagindo bem, e mesmo sob constante pressão do vaisco. mas, no finalzinho da etapa, wells resolveu dar aquela entragadinha basika. foi sair jogando e atirou a pelota no colo do diego souza. wellington, último homem antes do arqueiro felipe, tentou consertar a c*gada puxando a camisa de souza. foi a última vez que o vimos em campo.
cá entre nós, ficou bem fácil pro luxerley fazer suas substituições no intervalo. as duas que lhe restavam estavam óbvias: bottis por muralha, para tentar fechar a meiúca, e deivid por negueba para tentar ter contraataques. as duas deram mais ou menos cierto, deram cierto à medida do possível.
o flamengo então ficou mais ou menos assim: felipe; moura, williams, angelim e cesar; muralha, antonio e pelé; gaúcho e negueba.
essa simples escalação - com suas evidentes deficiências - já dá conta do que passamos durante boa parte da etapa complementar.
williams a jogar como beque é total apavoramento, pois ele tem aquele estilo de corpo-a-corpo, que dentro d´área ganha em emossão. negueba e gaúcho bem se encarregaram de manter metade do time deles ocupado na marcação, mas os dois basikamente jogaram divorciados do resto do flamengo, uma vez que os demais rubro-negros não tinham pernas para salvar a casa atrás e ainda aparecer na frente em condicções de bater pra gol etc. moura e cesar foram os que mais se esforçaram nesse momento, e estão de parabéns, nem que seja por apenas terem tentado. o flamengo muitas vezes esteve fazendo linha de passe entre negueba e luiz antonio e muralha para tentar criar jogadas. bueno. são todos os três muito queridos pela galera, mas também são todos os três jovencitos demais para botar a pelota no chão e ser cool. aí nos faltou thiago neves. aí nos faltou darío bottinelli.
e faltou pouco pro flamengo ganhar hoje num contraataque vadio. mas faltou pouco pro flamengo perder em meio à insistência vaiscaína. eles bateram uns dezenove eskanteios no segundo tempo. o felipe socou umas dezessete bolas. e cada lance na nossa área é aquela flecha de incertezas a nos varar a alma.
o segundo turno será dos diabos.