domingo, 21 de agosto de 2011

a doce ascensão de negueba

parabéns a guilherme negueba, campeão mundial com a seleção brazileira.
o título foi conquistado na noite de ontem, em bogotá, com o escrete dos juniores canarinhos a bater portugal por 3 x 2, o último gol saindo no overtime.
neguebinha, mais uma vez, entrou somente no segundo tempo. e, mais uma vez, causou aquele alvoroço que nós conhecemos.
(abrazo pra galhardo, cesar e frauches, que também participaram da conquista.)
negueba é o bom e velho ponta-direita. lépido, habilidoso, sagaz e abusado. pergunte ao williams, que dia desses levou chapeleira do garoto no treino, perdeu a esportiva e depois teve de pedir desculpas.
negueba é o tipo do cara que devolve a graça ao futebol.
pena que, por enquanto, seus sábios professores - luxerley no mengão e ney frango na seleção - ainda não apostam em negueba por noventa minutos. que ele é franzino e um tanto frágil. mas já vem sendo submetido a regime de engorda no clube de regatas do flamengo. e podecrer que daqui pra pouco neguebíssima estará ainda mais irresistível. o guri mal tem dezenove anos...
e talvez isto seja o mais bacana de negueba: mal ter dezenove anos, completados em abril passado. ele surgiu há tão pouco tempo...
foi entrando naquele flamengo do final do brazileiro-2010. era um time tosko que não tinha futuro. mas negueba, já em janeiro de 2011, levava a molekada do ninho do urubu a conquistar a primeira copa são paulo de juniores em vinte anos. em fevereiro, negueba já frequentava o time principal da gávea na companhia de ronaldinho gaúcho e do eskambao. com passe de gaúcho, marcou seu primeiro gol pelos profissionais do mengão: contra o boavista, pela goanabara-2011.
negueba nem participou do torneio sualmerikano de seleções, mas na hora de ney frango levar a petizada pro mundial, neguebinha furou a fila e já entrou nessa. e vai entrar em outras tantas.