
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
que se passa com bottis?

bottis chegou na miúda. chegou ao flamengo numa espécie de reação atrasada à contractação de montillo, nosso carrasco na libertas-2010, pelo cruzeiro s/a. tal qual montillo, bottis é caso de jogador argentino que estourou no futebol chileno. como conca también. e como conca e montillo, o bottis é aquele armador clássico que os argentinos produzem às baciadas e que nosotros, brazileiros, não sabemos mais formar.
montillo seria - teoricamente - nosso décimo-segundo jogador. aquele cara que poderia entrar no lugar de renato pelé & thiago neves para mudar um jogo. alterar seu ritmo e tal. teoricamente. na practica, isso só aconteceu duas ou três vezes, ainda durante o karioca-2011.
logo na primeira rodada do brazileiro-2011, bottis meteu seu golzito no 4 x 0 sobre o hawaii. mas pouco tivemos de bacana vindo dele de lá pra cá. não foram poucas as oportunidades que o argentino teve para sair jogando (neves machucado, gente suspensa, gaúcho na seleção, etc) ou mesmo para entrar durante as pelejas. e bottis sempre aparece mal. lento, dispersivo, sem tesão. no clássico contra o fogaço, pelo primeiro turno, foi expulso e nos complicou a vida. na partida mixuruca contra o amerika de minas, agora no segundo turno, teve as manhas de fazer um penalty tolo e foi substituído no intervalo sem deixar saudades... triste.
não poder contar com darío bottinelli é especialmente problemático quando, a esta altura do campeonato, fica bastante claro que para sobreviver no brazileiro não basta ter uma boa equipa, tem que ter banco de reservas também. tem que ter gente capaz de mudar uma partida. não temos.
um bom negócio

ele chegou ao clube de regatas do flamengo
em agosto passado, em pleno brazileiro-2010.
em apenas catorze meses de contracto,
o flamengo já deve a seu artilheiro (sic) cerca de
R$ 3 milhões em direitos de imagem atrasados...
e agora ele está cobrandinho.
alguma dúvida de que ainda
vão botar a culpa disso no zico?
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
get smart

o zagueiro alex silva, vulgo pirulito, foi mandado embora do são paulo futebol clube em maio. saiu magoadão com o treinador paulo césar carpeggiani e levando fama de molengão por não se esforçar nos treinos físicos. bueno. é de se esperar que o bravo pirulitão esteja emputecido com a tricolada e queira agora dar sua respuesta dentro de campo.
fico feliz com tanto empenho. gostaria que ele mostrasse vontade assim também diante de hawaii e atlético goyaniense e tal - mas essa é outra estória. de toda forma, fico aqui pensando, o que será que o alex silva tem a dizer sobre o são paulo que a gente já não saiba.
pode dizer que juan maldonado é fraquito. oh. se bem que juan nem estava lá quando pirulito era o beque são-paulino. juan estava no flamengo, isso sim. o lateral esquerdo do são paulo era o junior cesar e - bem, percebes o nó?
neste futebol em que os times mudam a cada seis meses, e o carpeggiani já foi mandado embora faz tempo, vamos deixar pirulito a matutar sozinho - e vamos nos virar com o mundo real. o são paulo neste ano tem se complicado dentro de casa. o time parece melhor desenhado pra sair em contraataques. importante ter isso em mente para este jogo em que o time será naturalmente levado ao ataque. pois parece batata que teremos luis fabiano com o morumbas lotado até a tampa para recebê-lo. e garoto lucas voando baixo. e rivaldo lá pelas tantas.
com um trio desses pela frente e na possibilidade de a torcida tricolor encher aquela p*rra, alex silva já fará muito se segurar a cozinha lá atrás.
nosso agente secreto pirulitão pode não estar sabendo disso, mas a esta altura do campeonato restou pouco do antigo projecto de levar o caneko para a gávea. e tudo o que resta passa por uma vitória rubro-negra neste domingo.
nosso homem em belém do pará

gaúcho foi pra belém do pará, aqui do lado, pra participar do segundo e decisivo confronto com a argentina pela taça nicolás leoz-2011. com tentos de garoto lucas e de menino neymar, o brazil venceu por 2 x 0 e ficou com a ambicionada láurea.
quanto ao gaúcho, te digo que ele se saiu bem demais.
quero dizer, conseguiu escapar ileso dum jogo que tinha guiñazu, desábato, sebá & outros botinudos de fina estirpe. gaúcho foi visto dando olê num caboclo desses, mas fez pouco mais que isso. bateu uma falta com perigo. outras duas ou três, ele mandou nas arquibancadas do mangueirão. com muito orgulho, com muito amor.
agora espero que possa treinar amanhã no ninho do urubu.
teremos apenas dois dias com gaúcho (o colectivo de sexta + o rachão de sábado) para pensar no são paulo. será um jogo obviamente complicado. e é preciso estar atento: enquanto a imprensa faz um auê em cima do retorno do luis fabiano, veja só o que o lucas anda jogando...
o mundo paralelo de deivid

ontem nosso centroavante concedeu uma entrevista colectiva bastante esclarecedora no ninho do urubu. vejas tu...
1. deivid está parado no tempo. tipo dia da marmota.
Quando estava no Cruzeiro pediam para que fosse para o Flamengo. Hoje querem que eu vá embora. Isso é normal no futebol.
isso aconteceu, prezado deivid, no longínquo ano de 2003. já se passaram oito anos. e pode ser que tu não tenhas percebido, meu caro, mas hoje não és um traque daquele jogador que já fostes. tudo bem. normal. acontece com todo mundo. veja o angelim. o erro foi de quem te contractou pensando naquele ex-deivid.
2. deivid agora deu pra atacar seu único aliado no flamengo.
Nunca joguei de costas. Sempre atuei pelos cantos e vindo de trás. Tenho que abrir espaço para todos. O Ronaldo, laterais… Nos outros clubes quando fazia a jogada de canto tinham três na área.
pelo que entendi, deivid está a reclamar do esquema tactico. bueno. cá entre nós, camarada, tu devias fazer isso nas internas. vá reclamar com o professor luxerley, ele dá expediente no ninho do urubu todos os dias, sabia? afinal, ele é quem te banca, ele é o único que te segura na equipe. então não venha dar desculpinhas pra jornalistas. engula as reclamações e vá resolver isso com quem te botou nessa situação. oras. e aguente firme se a resposta do lux for te devolver ao banco.
3. deivid ainda não entendeu sua função em campo.
Se o Loco Abreu pega na bola três vezes e faz dois gols, ganha nota oito. Se sou eu, ganho nota quatro. As pessoas acham que tenho de pegar na bola 250 vezes, dar 10 canetas, 10 lençóis, e chutar ao gol. Não tem como analisar desse jeito.
sim. chutar a gol. é precisamente desse jeito que se analisa um centroavante, amigo deivid. é tipo um goleiro, sabe? se o goleiro defende três bolas no jogo, ganha uma boa nota. se defende duas e, na terceira, leva um peru... ficou claro?
4. deivid perdeu a autocrítica e acha que está de boa.
Centroavante eram Luizão, Guilherme e aqui no Flamengo temos o Jael. Nunca joguei nessa posição, mas agora executo a função e acredito que estou fazendo bem.
nem todos os centroavantes, deivid, são caneleiros como esses que tu citastes. romário não era. leandro damião não é. lembra do gol de bicicleta que damião fez no flamengo lá no beira rio? percebe a diferenza? agora, se sinceramente tu achas mesmo que está "fazendo bem" o teu papel, sugiro que procure ver mais futebol. não apenas os jogos do fla. olhe pro lado. veja os outros times por aí. acorde, por favor.
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
qual é a do pelé?

perceba que até o mano menezes cansou do pelé. pelo menos, mano foi ligeiro e o descartou após um único jogo. pior faz luxerley: há quase um ano na gávea e - todos os dias - insiste com aquele peia.
pensando nisso, notei que pelé se torna menos insuportável quando joga de segundo homem. ao lado de aírton ou williams na cabeça de área. quando jogou assim, em boa parte do estadual, pelé até deu um gás. e agora, na última rodada do brazileiro-2011, quando o fla teve de correr atrás do amerika de minas, pelé voltou à volância e o time foi bem outro - também por isso.
entenda: não que o renato pelé seja um belo volante. não.
mas é que ali ele não tem como se esconder da pelota. então corre feito louco e acaba sendo útil. e convenhamos que ele tem uma saída para o ataque melhorzinha que a do aírton. o diabo é deixá-lo como terceiro homem. tipo armandinho. que aí, meu caro, ele se encosta e não faz mais nadja. fica se escondendo pelos cantos do gramado. parece o kleberson. e só aparece quando pede ao gaúcho pra bater uma falta, ou quando acerta uma bicanka na arquibancada.
a avenida juan maldonado & o garoto galhardo

moura não joga porque levou o terceiro cartão. algo comum na gávea.
agora fique a teu critério, amigo rubro-negro, ter essa informação como uma boa ou uma má notícia. é uma notícia bem ruim, se a gente lembrar do quanto moura jogou no segundo tempo da partida contra o amerika de minas. mas é uma notícia até boa, se a gente lembrar do primeiro tempo daquele jogo.
quem vai pro pau é rafael galhardo.
e acho que ele tem que ir pro pau mesmo. pra valer. fosse eu o tal do luxerley, metia o galhardão e o diego maurício no encalço do juan maldonado já desde os primeiros instantes no morumbas. claro que deixaria o williams ligadinho na cobertura, mas partiria pra cima do são paulo por ali. a gente conhece juan. galhardo e maurício conhecem ele mais ainda. eu botaria o gaúcho também pela direita. em meados do segundo tempo, só pra zoar, eu ainda lançaria o neguebinha. sem pena.
juan está nos devendo esta.
o futebol brazileiro & o factor bieber

porque no futebol brazileiro a cousa funziona assim...
primeiro se ergue um estádio com dinheiro público,
depois percebe-se que não há grana para mantê-lo.
então o troço é arrendado a fundo perdido para
um clube qualquer da cidade por duas décadas.
de modo que uma obra financiada por impostos
acaba repassada para uma entidade privada.
e esse clube faz o que quiser com o estádio.
por exemplo, pode alugá-lo para um show
do paul mccartney, da shakira ou
um show do justin bieber, f*da-se.
e assim flamengo x fluminense que se virem para jogar
em macaé, em volta redonda ou no raio que o parta...
afinal, qual é mesmo a importância de um fla-flu?
terça-feira, 27 de setembro de 2011
lovefool

deu entrevista dizendo que está de partida do cska moscou - agora é pra valer? - e pretende voltar a jogar no brazil. atenção: não necessariamente jogar no flamengo.
love, aliás, se mostrou todo ressentidão com o clube de regatas do flamengo. disse que é profi$$ional e que o fla não cumpriu o que prometera etc. cá de minha parte, não entendi direito. certamente tem a ver com o luxerley ou com algum de nossos dirigentes pikaretas. até onde eu sei, love tinha acertado os salários para voltar à gávea no meio deste ano, e só não rolou porque os caboclos do cska deram o contra...
de resto, ele sempre foi muito bem tratado pela torcida rubro-negra. ao contrário do que lhe aconteceu, digamos, no palmeiras.
dona patricia amorim respondeu dizendo que adora o love e que o problema é apenas grana - mas quinhentos paus pra pagar o senhor luxemburgo, isso o clube tem, né?
queria saber a real disso aí. porque pra mim, sinceramente, vagner love & ronaldinho gaúcho ainda seria minha dupla preferida pro ataque do mengão-2012.
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
nossos garotos em guadalajara

o treinador ney frango trouxe a público sua listinha de convocados para a seleção brazileira de futebol que disputará o evento. o time será uma espécie de rapa daquela equipa que foi campeã mundial sub-20 em agosto na colombia. o frango chamou apenas a molekada que não é utilizada por seus clubes no brazileiro-2011. por isso nada de neguebinha no mexico.
o clube de regatas do flamengo far-se-á representar no pan pelo zagueiro frauches e pelo arqueiro cesar. ambos foram campeões mundiais de juniores mesmo sem saírem do banco de reservas e, antes disso, foram campeões da copa são paulo pelo mengo teen, mas aí sim jogando pra valer. e ambos já frequentam os treinos do time profissional no ninho do urubu.
como eles não seriam mesmo aproveitados pelo professor luxerley nessas próximas semanas, eu espero que eles arrebentem por lá!
(arrebentem, sim, mas não muito, hein? cuidado.)
um triplo desafio para o mengão & sua chance de voltar pra briga

1. domingão. são paulo. morumbas.
2. nove de outubro. fluminense. sabe-se lá onde.
3. doze de outubro. palmeiras. engenhão.
como aconteceu no primeiro turno, a trinka de clássicos se apresenta como um desafio ao mengão. naquele então, conquistamos sete dos nove pontos ali disputados. e o time subiu feito balão de são joão.
o fla já mostrou que pode chegar junto dos líderes, mas vem (veio) se desgastando por rodadas & rodadas de apresentações ruins. para que a vitória sobre o lanterninha, no último sábado, não signifique apenas uma vitória sobre o lanterninha, é fundamental que o mengo repita aquele bom aproveitamento nesses jogos. ou faça melhor.
sabendo que o são paulo não é o time da moda, ao contrário de vaisco e fogaço, mas segue inabalável na busca pela ponta. sabendo que o flu vem subindo, ainda que sem apresentar a regularidade que o colocaria de vez na briga. sabendo que o palmeiras vem fazendo água, e poderemos riscá-lo do mapa. sabendo que todos esses times estão jogando a sério e têm muito a ganhar/perder.
e sabendo que, mais uma vez, teremos a lei da gravidade contra nós.
oportunidade única
a lei da gravidade & suas implicações

sir isaac newton (1643-1727), conforme aprendi no colégio, usou uma maçã para ilustrar sua formulação e assim confirmar de maneira científica o que a sabedoria popular já dominava.
eu usarei aqui o clube de regatas do flamengo.
porque a lei da gravidade também pode ser aplicada ao futebol e, em particular, à táboa de classificação do brazileiro-2011.
pois perceba que, quando ficou dez rodadinhas sem ganhar nem par ou ímpar, o mengão ex-invictão desabou solenemente da segunda para a sexta posição. com a inércia de luxerley & seu time, a forza da gravidade futebolistika puxou o mengo pra baixo e paulatinamente fomos ultrapassados por são paulo, vaisco da gama, botafogo y até fluminense.
só rompemos com a inércia na noite de sábado. viramos pra cima do lanterninha amerika de minas na base da emossão. de trinta e oito malditos pontos pulamos pra incendiários quarenta e um. viva. e o que isso significou na classificação?
significou apenas que nos mantivemos em sexto lugar. afinal o fluzão somou um polemiko pontinho ao empatar com o atlético paranaense n'arena da baixada graças a um penalty mandrake aos quarenta e pedrada do segundo tempo. mas...
mesmo ganhando, o flamengo poderia ter caído de posição. de sexto para sétimo. como teria sido possível tamanha barbaridade? bastaria o palmeiras ter vencido o atlético goyaniense por 2 x 0 (e esteve a vencer por 1 x 0) que aí a porcaida teria os mesmos quarenta e um pontos, as mesmas dez vitórias e... teria melhor saldo de gols que o mengo (nove x oito). menos mal que, o palmeiras sendo o palmeiras, os goyanos acabaram por empatar aquela peleja.
moral da estória: cair é bem fácil. tipo só depende de ti. mas subir...
domingo, 25 de setembro de 2011
os hormônios rubro-negros

diego maurício, vinte anos, e thomás, dezoito anos, entraram ontem numa fogueira daquelas. encontraram o time há dez rodadas sem vencer pelo brazileiro-2011, perdendo em casa para o lanterninha amerika de minas, completamente tonto no gramado do engenhão e saindo para o intervalo sob vaias da própria torcida.
maurício e thomás viraram a partida.
te dizer isso sem exagero algum: eles podem não decidir sempre, pois não é sempre que um garoto sai do banco e decide um jogo, mas aquela partida de ontem, que se desenhava tragika, foi mudada por maurício e thomás.
com os dois garotos no time, correndo e pedindo bola, o flamengo se reencontrou, os coroas da equipe recuperaram a juvenília e a torcida voltou a ficar do lado certo.
sempre pedi espaço aqui neste blog para os meninos diego maurício e guilherme negueba. e tenho baita carinho pelos ainda mais meninos thomás e adryan. assim como torço muito por luiz antonio, muralha, lorran, frauches e toda a petizada flamenga. mas chega de botar a garotada no sufoko. chega.
professor luxerley tem que inventar um novo jeito de lidar com eles. porque não vem dando certo. se o maurício chegou atrasado sete vezes só este ano, e por isso andou na geladeira, o treinador dele tem que se perguntar se o motivo pra essa falta de empenho é apenas a juventude exacerbada de seu jogador. o maurício foi multado e hoje está na imprensa comentando a falta que fez o dinheiro que perdeu. parece que essa lição ele aprendeu. mas sera que era só ele quem precisava aprender alguma cousa aqui?
o facto de negueba e muralha, por exemplo, terem sido promovidos da equipe de juniores para os profissionais e em seguida rebaixados de volta aos juniores só para que, na hora do aperto, faltando gente no time de cima, fossem novamente levados aos profissionais é uma boa politika de carreiras?
os dirigentes do clube fizeram certo ao não deixarem maurício ser vendido pro dinamo de kiev em troca de um andré qualquer, como lux queria fazer há um par de meses, e os dirigentes agiram certo também ao renovar o contracto de adryan assim que o guri mostrou servizo nas seleções de base e começou um zumzumzum de manchester united... mas isso não é o bastante.
é preciso que, no elenco profissional do flamengo, eles tenham uma comissão técnica preparada para recebê-los com carinho, para ajudá-los a tomarem rumo na vida (não apenas como atletas) e deixá-los aptos para desenvolverem seu potencial o máximo possível.
é difícil. é lento. e nem sempre o resultado é garantido. mas é assim que um garoto vira homem. não é com o olho no relógio, não é contando os cobres que ele pode render. nem é jogando na fogueira pra ver se quica.
sábado, 24 de setembro de 2011
mengão 2 x 1 amerika de minas (a chronicle)

a paixão de ser rubro-negro!
a real vocação reencontrada!
uh. o clube de regatas do flamengo acaba de bater o amerika de minas, de viradinha, e termina assim sua série de quase dois meses sem vitórias pelo campeonato brazileiro-2011. dez rodadas de seca. dez rodadas de ladeira abaixo. dez rodadas de terror. fim. cabou.
isso dito, logo de saída, creio que convém dizer também que há muito, muito pra vagabundo explicar depois desta noite.
vanderlei luxemburgo, por exemplo, tem que explicar de onde tirou a escalação da primeira etapa que, de tão absurda e equivocada, fez com que ele queimasse todas suas três substituições no intervalo. tem que explicar também porque insiste em deixar nossos moleques sentadinhos no banco para depois lançá-los ferozmente na fogueira. que hoje não foi a primeira vez.
e os nossos jogadores experientes e cascudos, principalmente os senhores thiago neves e leonardo moura, têm de explicar o que é preciso que lhes aconteça para eles mostrarem entrega + dedicação compatíveis com a camisa que vestem, com o salário que recebem.
grato.
vigésima-sexta rodada. chuvisco pentelho. o engenhão ainda mais vazião que o de costume. por motivos óbvios. o time rubro-negro forma com felipe para o gol; wellington e davi na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; maldonado e aírton na cabeça de área; renato pelé e thiago neves e darío bottinelli pelo meio; jael à frente.
sem poder contar com ronaldinho gaúcho, luxerley deixou jael isolado no ataque e encheu seu meio de campo com armandinhos (pelé, neves, bottis) na esperanza de que um deles, alguns deles chegassem ao ataque e tal. sem poder contar com williams, luxerley escalou um maldonado longe da melhor forma. mesmo sem poder contar com alex silva, luxerley não botou fé em ronaldo angelim e resolveu bancar um david vindo de longa enfermidade.
e assim estava reinstaurada nossa famosa zaga teen: david & wells.
acontece que, à esta altura do brazileiro-2011, o flamengo não treina mais. time algum treina, como treinar com duas rodadas por semana? então caboclo joga quarta-feira à noite, em minas geraes, viaja ao rio de janeiro na madrugada, fica de bobeira na quinta-feira e dá um pulo no ninho do urubu na sexta-feira pra modo de levar um esporro da dona patricia. então joga no sábado. e aí...
nosso flamengo, já naturalmente descordenado & descompassado, ficou ainda mais entortado no húmido relvado do engenhones. jael ao léu. tropicando nos beques amerikanos e apanhando da pelota. pelé dentro de seu estilo kleberson: sempre chegando onde a bola já não mais está. a dupla neves e bottis, assim juntinha, pôde confirmar sua péssima fase técnica, fisika & animika.
aí, meu camarada, não tem camisa que pese. um time assim se torna presa frágil para qualquer visitante que por ventura tenha mais ímpeto e mais desejo de vencer. caso do amerika de minas que - nothing to lose - perdeu a timidez depois de poucos minutos e passou a dar um calorzito na nossa defesa, cuja fragilidade já é de conhecimento geral.
o kempes (não aquele) tentou fazer bonito, driblando felipe e tal. mas o gol acabou saindo de uma maneira um tantinho mais prosaika. um moço entrou n'área, deixou junior cesar falando sozinho e, em seguidinha, levou uma pernada de bottis. o rapaz aproveitou o momento, tomou impulso e deu um belíssimo mergulho na grama húmida. o juizão deu penalty.
o flamengo desceu para os vestiários do engenhão sob vaias gerais. perdia pro lanterninha. e graças ao arqueiro felipe, perdia por um gol apenas. luxerley, sujeito cool, meteu o mãozão no time e fez as três substituições de uma só vez. saíram jael, bottis e maldonado. lux tinha três atacantes no banco de reservas e enfiou todos: deivid, diego maurício e thomás - genial, não?
luxerley também deve ter passado uma bela duma eskovada nos vagabundos. que o time voltou correndo & mordendo feito um bando de guepardos no cio. até o neves, que andava miudinho na primeira etapa, voltou todo aguerridão. neves deu dois carrinhos estilo gaúcho: o primeiro quase derrubou menino thomás na risca central, o segundo derrubou junior cesar na linha lateral. (que esse é o problema quando tu não fazes nada durante quarenta e cinco minutos para ter que jogar tudo nos quarenta e cinco que te restam.)
leonardo moura foi outro jogador que teve a personalidade transformada. irreconhecível até pra mãe. moura agora estava ali no ataque, possuído, chegando à linha de fundo, cruzando rastreiro pra dentro da área, chutando forte contra a meta de neneca. tanto aprontou o moura que, uma hora, a bola tinha mesmo que entrar. afinal, pense de novo, era o amerika de minas! na trigésima-sexta jogada de moura na linha de fundo, bola maneirinha pra deivid de cabeza guardar. tão tranquilo, tão bem feito, que nem deivid foi capaz de engrossar. quinze do segundo tempo, contava o reloginho.
perceba que o flamengo feroz, em verdade, apenas engrenava um padrão que consagrou durante essas dez rodadas de estiagem: depois de dormir em campo, acordar num sobressalto, correr feito um condenado, arrancar um empate e...
e desta vez foi diferente. depois de quinze minutos, o flamengo não ficou exaurido e deixou quieto. afinal, devem mesmo ter sido fortes as palabras do lux nos vestiários. além do mais, os garotos maurício e thomás emprestaram tanta energia, tanto hormônio, que o time só respirou aos quarenta e dois minutos. só respirou depois de maurício entrar na área amerikana, aprontar um salseiro e a bola sobrar pro thiago neves.
agora me diz, thiago neves, precisa ser assim?
e agora, vanderlei?

o flamengo não vence há dez rodadas. somou apenas cinco pontinhos dos trinta últimos que esteve a disputar pelo inglório brazileiro-2011.
de modo que o time desabou na táboa de classificação da segunda para a sexta colocação, sendo ultrapassado nas últimas rodadas por vaisco da gama, são paulo, botafogo e fluminense.
até amanhã ainda podemos ser superados por palmeiras, inter, c*ritiba e/ou santos (mesmo o santos com dois jogos a menos).
tudo está tão mal parado que até a dona patricia amorim, veja você, teve de botar sua carinha pra fora - e se explicar - e fazer o que ela menos gosta - cobrar alguma cousa de alguém - tomar posição. afinal, aquela ideia de conquistar o brazileiro-2011 há poucos dias se tornou de repente um projecto para a libertadores-2012 e isso vem sendo tratado como algo corriqueiro e "próprio do futebol" pelo treinador vanderlei luxemburgo e pelo diretor luiz augusto veloso.
bananas!
é nesse clima que o clube de regatas do flamengo se prepara para receber o amerika de minas no estádio do engenhão, logo mais à noite. partida que abre a vigésima-sexta rodada do brazileiro-2011.
o amerika de minas é o lanterninha do certame já faz um tempo. menos mal, na teoria, para o time que ainda está entre os primeiros colocados e precisa vencê-lo para por lá permanecer. mas o flamengo já perdeu pontos para todos os outros três actualmente rebaixáveis (hawaii, atlético paranaense e atlético mineiro) do brazileiro. será que chegou a vez do amerika?
o professor luxerley parece estar ciente de que isso não pode acontecer. parece estar ciente de que foi pego blefando e que agora já não tem mais o moral que tinha na gávea até mês passado. (ou de onde mais surgiria aquela estória do interesse do cruzeiro em contractá-lo? a quem interessaria espalhar isso se não ao próprio lux?) mas ele deu entrevistas dizendo que chegou a hora de o flamengo fazer o que não fez ainda este ano: vencer um jogo sem ter o gaúcho na equipe. o problema é que pra tirar esse tipo de reacção colectiva de um time de futebol, um treinador tem que ter todos os jogadores do lado dele. será que é o caso?
luxerley diz ter visto uma melhora da equipe no empate da última quinta-feira contra o atlético mineiro. eu não vi nada. mas amigos que respeito e que acompanham o flamengo também têm dito que o time melhorou - ainda que um pouquito. espero que melhore mais.
já sem pirulito e sem gaúcho, suspensos, perdemos o williams ontem. ele sentiu dores musculares. e assim abrimos um clarão na entrada de nossa área. o menino luiz antonio, que por ali apareceu tão bem, só vai voltar no ano que vem. então me parece que lux não tem muito mais a fazer a não ser meter logo aírton e maldonado juntos na cabeça de área. é um risco e tanto, te digo, porque nenhum dos dois está zero bala. ambos voltam de cirurgias delicadas. e atrás deles devemos ter ronaldo angelim a acompanhar o wellington no miolo de zaga.
te dizer que não vai ser simples, não.
luxerley, que deu pra fazer mistério com as escalações depois que seu time começou a descer a ladeira, agora tem todos os motivos do mundo pra esconder o jogo. sinceramente, acho que nem ele sabe o que vai fazer, na hora ele vai decidir qualquer cousa, deve ter um rompante qualquer e seja o que deus quiser.
o flamengo assim deve formar com felipe; moura, wellington, angelim, cesar; airton, maldonado, pelé e neves; jael e maisalguém... maisalguém... quem? deivid? negueba? bottinelli? quem, luxemburgo, quem?
rocket man (i think it's going to be a long, long time)
o craque pagodeiro ontem deu um rolê até a chamada "cidade do rock" para poder apreciar o concerto de sir elton john no rock in rio. e o craque rubro-negro, claro, foi devidamente marcado pelos bedéis da imprensa enquanto esteve por lá.
o show começou atrasado e só terminou de madrugada.
menos mal que o suspenso gaúcho já não poderia mesmo jogar esta noite pelo flamengo contra o amerika de minas, por conta da perseguição que os atletas do luxerley sofrem da arbitragem...
ai, ai, ai!
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
o estranho sumiço de diego maurício

de décimo-segundo titular do clube de regatas do flamengo, durante o primeiro semestre, o jovem maurício desapareceu sem deixar vestígios. ele não apenas não entra nunca mais em campo como também sequer fica sentadinho no banco...
(porque este flamengo está tão manjado que até
os reservas têm sido practicamente os mesmos:
paulo victor, angelim, maldonado ou muralha,
fierro, neguebinha e deivid ou jael, o cruel.)
será que o maurício vai aparecer agora que gaúcho está suspenso?
o que aconteceu com ele? alguém sabe? alguém viu?
tudo isso é porque ele minguou quando acabou ficando fora do mundial de juniores?
ou é coisa do luxerley depois que não o deixaram mandar o maurício pra kiev, hein?
uma pena. eu gostava do droguibinha. me parecia ter futuro.
mais futuro que o jael...
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
a aritmetika do chaos

o aproveitamento disso, não sei fazer a conta e estou com preguiça de tentar, é francamente ridículo - mas eu insisto em dizer aqui que este nem é o pior aspecto do que o flamengo vem fazendo - não vem fazendo - nas últimas seis, sete semanas de brazileiro-2011.
este é o pior: qual foi a última vez que o flamengo jogou bem?
existem times ruins que atravessam boas fases. e existem times bons que atravessam fases ruins. qual será o caso deste flamengo? a boa fase do mengão no certame durou, digamos, da sexta (4 x 1 no atlético mineiro) até a décima-quinta rodada (1 x 0 no c*ritiba). então perceba que a actual fase ruim já está ficando mais comprida que aquela fase boa: a ladeira começou ruidosamente na décima-sexta (1 x 4 pro atlético goyaniense) e cá estamos nós cumprindo a vigésima-quinta rodada ( 1 x 1 com o atlético mineiro) sem sinais de melhora.
este é o ponto (de novo): sem sinais de melhora.
o flamengo talvez nunca tivesse sido tão bom quanto o mengão invictão poderia levar a crer, mas será que o flamengo agora é tão ruim pra ficar tanto tempo sem uma mísera vitória?
te digo que estou perdido. e não sou o único.
ontem mesmo, logo após o jogo em sete lagoas, o professor luxerley entrou num papo bem esquisitão sobre rebaixamento, dizendo que quatro times caindo de divisão a cada ano é um exagero que não acontece em mais nenhum lugar do mundo etc...
o que será que ele quis dizer com isso? hein? ainda há outra conta a ser feita: com quarenta e cinco pontos, vagabundo se livra da segundona, então temos que somar mais sete pontinhos dos trinta e nove a serem disputados.
triste. mas hoje lux já estava mais confiantezinho:
Não sou matemático, mas os caras que fizeram essa projeção estão quebrando a cabeça. O campeonato será decidido nas últimas cinco rodadas, ou até um pouquinho mais para frente. Ainda tem coisa boa para gente.
tentando entender o mano

veja o drama: de titular da seleção brazileira no primeiro jogo contra a argentina, nosso querido renato abreu agora sequer foi convocado para o segundo jogo da prestigiosa taça nicolás leoz-2011.
estava aqui tentando entender mano menezes. quer dizer, renato deve ter ficado de fuera desta vez porque ele não jogou nadika na partida de rosário. mas, bueno, ele já não vem jogando nadika pelo flamengo há um bom tempo. desde antes de o flamengo não ganhar mais de ninguém. mas... mano não sabia disso?
mano não tinha reparado? será que mano costuma ver os jogos do campeonato brazileiro? sei que ele acompanha de perto o fiutebol ucraniano, de onde sempre traz um fernandinho ou um jadson, mas e o campeonato brazileiro? costuma ver?
thiago neves também ficou de fuera da listinha.
nem neves, nem pelé vão poder conhecer belém do pará.
mas o ronaldinho gaúcho - esse sim - está confirmadí$$imo para todos os amistosos da seleção brazileira daqui até o final do ano. brigadão, mano, ajudou pacas...
pois tem quem queira

parece piada.
mas tem quem queira o vanderlei luxemburgo como treinador.
isso ao menos é que informa a imprensa mineira, agora que o
cruzeiro s/a dos irmãos perrella resolveu ir atrás de um novo
gerente pra lavanderia.
luxerley seria o favorito pra assumir o clube.
lembrando que ele foi bem feliz por lá em 2003,
conquistando a tríplice coroa e o eskambao alado
- e bem que poderia levar o deivid junto, que tal?
certeza que os mineiros iam curtir o revival.
o coelhinho feroz

o amerika de minas é o lanterninha do certame. mas ainda na rodada de ontem, pra tu veres, o santos f*dão teve que ralar muito pra bater os camaradas (2 x 1), num jogo em que o neymar fez a diferenza. e olha que o santos está subindo de produção - ao contrário, bem ao contrário do mengão, ladeira abaixo sem freio.
e o diabo é que não teremos ronaldinho gaúcho no sábado.
não teremos justamente o único jogador que pode fazer alguma diferenza a nosso favor neste momento delicado. (esqueça thiago neves.)
gaúcho recebeu seu terceiro amarelo ontem à noite. num lance idiota, como bem acaba de notar o renato maurício prado no sportv: um carrinho sobre o beque atleticano rever no campo de ataque do flamengo, com a pelota saindo pela linha lateral. um lance que não ia dar em nada. oras...
não é a primeira vez que gaúcho faz uma dessas. me diga, não tem ninguém no flamengo capaz de chamar a atenção dele? ninguém manda nessa p*rra?
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
a fila anda
atlético mineiro 1 x 1 mengão (a chronicle)

essa é fácil. todos esses times frequentam a zona de rebaixamento do brazileiro-2011 e, não obstante, todos tiraram pontinhos do clube de regatas do flamengo. pontinhos que não voltam mais. pontinhos que estão a adiar o sonho do heptacampeonato.
no futuro, será dito que o mengão de ronaldinho gaúcho & thiago neves, o mengão de vanderlei luxemburgo, perdeu um campeonato nacional para hawaii, bahia, atlético paranense e atlético mineiro. de amargar.
vigésima-quinta rodada. dez rodadas sem vitória.
o clube de regatas do flamengo foi a sete lagoas para ter com o clube atlético mineiro.
o professor luxerley, quinhentos paus por mês, fez todo um mistério até aparecer esta noite n'arena do jacaré com felipe ao gol; alex silva e wellington na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; aírton e williams na cabeça de área; renato pelé e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho e jael para o ataque.
o clube atlético mineiro, coitado, está parecendo aqueles times que o luiz estevão monta, sabe? cheio de ex... rever (ex-grêmio), triguinho (ex-são caetano), pierre (ex-palmeiras), daniel carvalho (ex-internacional), andré (ex-santos), magno alves (ex-dezenas de clubes), cuca (ex-fogaço), etc.
mesmo assim, esse amontoado de gente conseguiu parecer uma equipe mais sólida que o flamengo durante boa parte do jogo. no primeiro tempo, por exemplo, chegou a ser constrangedor o tanto que só deu atlético em campo. nosso arqueiro felipe teve de se esticar num par de bolas pesadíssimas, e ainda ouviu outra estourar-lhe na trave. enquanto o flamengo não só era inútil no ataque como, veja bem, sequer conseguia chegar até lá. o time simplesmente não tínha saída de bola: nem pelos laterais, nem pelos beques, nem com os volantes, muito menos com felipe a rifar a bola em repetidos chutões pra frente. renato pelé e thiago neves não foram notados. assim terminamos a etapa sem nem dar um sustinho no jovem goleiro renan ribeiro.
cuca foi pro pau. no segundo tempo já voltou com garoto andré, aquele que seu colega lux tanto queria, formando dupla com magno alves. logo numa das primeiras jogadas de andré, nosso desgovernado pirulitão deu-lhe um rapa. daí aconteceu o seguinte: a) alex silva levou amarelo, b) alex silva ficou fora do próximo jogo, c) daniel carvalho bateu a falta na gaveta, d) o atlético mineiro enfim encontrou o gol que, mesmo sem jeito, tanto tinha procurado.
te contar... me irrita o quanto esse time do flamengo ficou manjado. depois do gol deles, entramos naqueles dez, quinze minutos em que jogamos bola com vontade. isso tem acontecido em todos os jogos. primeiro caímos numa roubada, depois corremos feito celerados e - por fim - cansamos e perdemos o pique. desta feita, o gol de empate saiu com jael pagando de pivô para o gaúcho (quem mais?) chutar da entrada d'área.
aí o time arriou. gaúcho ficou nervosão e exagerou numa dividida com o pierre. levou amarelo e está fora da próxima partida. e luxerley ficou sem saber o que fazer. esse era o momento em que ele tiraria o deivid e meteria o jael. mas o que fazer quando jael já está em campo? na dúvida, o professor permitiu que o reloginho corresse mais um tanto e, quando já não tínhamos muito tempo, meteu deivid com negueba pro ataque. uau. que ousado!
e podecrer que ainda deu tempo de deivid perder seu gol protokolar.
agora luxerley tem dois dias para tentar qualquer cousa diferente pro sábado, diante do amerika de minas. teremos um problemaço a resolver no engenhão: o amerika de minas está na lanterna do brazileiro-2011. ou seja, está prontinho pra bater o mengão
o mengão agora é jael + dez (será?)

tu já sabes que o andré não veio: ele foi parar no desesperado atlético mineiro, que abriu as burras pra trazê-lo.
quem chegou ao clube de regatas do flamengo foi jael, o cruel.
e nosso bravo jael, por uma coincidência dessas próprias do futebol, pode sair jogando esta noite como titular do mengão diante justinho do clube atlético mineiro de andré. partida marcada para a arena do jacaré, em sete lagoas (minas geraes), valendo pela vigésima-quinta rodada do brazileiro-2011.
e valendo bem mais do que isso. valendo para a mineirada como uma tentativa de fuga da zona de rebaixamento. (e foram três vitórias nas últimas doze oportunidades). valendo para nós, os rubro-negros, como uma chance de voltar a brigar pela ponta da classificação. (e foram zero vitórias nos últimos nove compromissos).
o recente retrospecto de ambos os envolvidos é terrível.
isso que explica o facto de tanto cuca quanto luxerley fazerem mil segredinhos às vésperas do confronto. ninguém deu mole de adiantar a escalação. mas, ao menos no caso do flamengo, convenhamos, não é exactamente como se ninguém soubesse a maneira com que esse time joga. todo mundo já sabe e já entendeu como o flamengo joga. é exactamente esse o nosso problema. temos que descobrir novas maneiras de armar a defesa e de atacar, temos que reinventar o mengo. luxemburgo ganha quinhentos paus por mês para fazer isso, mas tenho dúvidas se ele é capaz de surpreender alguém, ou mesmo de nos surpreender de verdade, a esta altura do campeonato.
quem sabe o jael possa dar uma ajudinha ao professor. ele entrou no segundo tempo contra o botafogo, fez um belo gol e deu um gás novo à equipe, por uns vinte minutos. e vale lembrar que jael foi o autor do gol espírita de nossa última vitória, num já distante seis de agosto. e tem mais esta: o deivid tem sido uma calamidade este ano, especialmente nos últimos jogos, quando tem conseguido ser ainda pior que thiago neves & renato pelé. deivid não jogar já é uma boa. de resto, parece que o ronaldinho gaúcho joga. esse sim faz a diferenza. vamos ver como está o gaúcho, que nem treinou nos últimos dias, sentindo dores na perna após o crássico de domingo.
então o mengão surpresão do lux deve sair algo como...
felipe; moura, pirulito, wellington e cesar; aírton, williams, pelé e neves; gaúcho e jael.
dá pra empolgar?
o desejo de lux
mengão à mineira

bueno, vou tentar te ajudar. tem o seguinte: o mengo também abriu o primeiro turno do brazileiro-2011 numa draga danada. não estávamos há um mês sem vencer ninguém, como estamos agora, mas curtíamos a ressaka da eliminação da copa do brazil-2011...
chegamos à primeira rodada do nacional e recuperamos um bocadito da autoestima ao meter de quatro no time mistão do hawaii. porém logo emendamos empates broxantes (bahia, corinthians, atlético paranaense, botafogo) e tudo parecia ir pro beleléu.
mas a tabelinha do brazileiro-2011 nos deixou à frente, duas rodadas em sequencia, de atlético mineiro e amerika de minas. conseguimos duas vitórias de virada, mais na raça que na bola, anunciando aquele que seria o melhor momento do mengão no certame.
pois bem... todo um turno se passou, subimos da décima-primeira colocação à elite da classificação, experimentamos brevemente o topo, e estamos agora a descer a ladeira. mas ainda não estamos de todo distantes do cume.
ainda tem briga - se quisermos brigar.
e tanto o amerika de minas quanto o atlético mineiro, assim como o cruzeiro s/a dos perrellas, parecem este ano destinados à metade de baixo da táboa de classificação.
esta noite pegamos o atletico n'arena do jacaré.
e já no sábado teremos o amerika no engenhão.
o que te parece? não soa como uma segunda chance? podemos ao menos tentar?
o atrasadinho gaúcho

outro dia mesmo o ronaldinho gaúcho chegou treze minutos atrasado ao ninho do urubu. oh! e ele fez pior: em vez de ir a campo, ele ficou puxando ferro por quase uma hora n'academia e saiu do clube visivelmente puxando uma perna.
foi o suficiente para os nossos bedéis da imprensa desportiva entrarem em alas e histerikamente cobrarem multa pro gaúcho. a estória ganhou destaque em todos os sites, mesas redondas, noticiários da noite y jornais do dia seguinte. como se eles, os bedéis da imprensa, nunca tivessem se atrasado treze minutinhos pra missa de domingo.
a terceirização do mengão

a pergunta soa retorika, mas me parece oportuna. imagino que os dirigentes do clube cuidem do remo, da ginástica olímpica, do basquetebol e da manutenção da piscina da gávea. porque a diretoria de futebol e o departamento de marketing estão entregues a outrem.
no futebol, tu sabes, o professor luxemburgo manda e desmanda, contracta e dispensa. ele aposenta uns, ignora outros e queima mais outros tantos como se estivesse a administrar o gado de sua fazenda, não o patrimônio de um clube de futebol. e se dá errado e o time só faz perder, lux paga sapo para a diretoria por não ter elenco. luiz augusto veloso, oficialmente diretor de futebol do flamengo, é apenas um penduricalho pra luxerley fazer balanzar. sequer a presidente patricia amorim parece ter moral de enquadrar seu manager.
e no marketing, se não estamos em situação semelhante já neste momento, pelo jeito ficaremos assim em 2012. de acordo com o jornalista marcelo damato, em sua coluna de hoje no "lance", o flamengo deixou aos cuidados da traffic a busca por patrocinadores para a próxima temporada. desde que compramos o ronaldinho gaúcho com dinheiro da traffic, a agência de marketing se tornou directamente intere$$ada nas nossas publicidades. e agora assumirá total controle.
teorikamente poderia até ser uma boa, visto o desempenho demonstrado este ano pelos competentes dirigentes do fla, mas será mesmo o caso de confiar na traffic?
terça-feira, 20 de setembro de 2011
the magic number

nada que um mês inteirinho sem vitórias não desse jeito.
agora o professor luxerley reviu seu projecto e concluiu que, para esse time que temos aê, chegar à libertadores-2012 já está louco de bom. bueno, ele poderia ter nos avisado antes. teria me poupado muita angústia & amargura.
então agora prefiro ser mais sóbrio. e vejo que até a libertas complicou. então vamos recomeçar outra vez. para mim, o lance agora é fazer quarenta e cinco pontos. esse é o número magiko que nos garante na primeira divisão da próxima temporada. verdade que até conseguimos nos safar com menos do que isso no brazileiro-2010, mas ainda faltam catorze rodadas este ano, a disputa está acirrada e convém não arriscar again.
mais oito empates e chegamos lá.
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
inventa outra, luxemburgo

pior do que ter que ver esses jogos terríveis do flamengo é ter que ver, logo em seguida, as entrevistas colectivas do luxerley.
ontem, no engenhão, o professor voltou à sua conhecida diatribe contra a arbitragem brazileira. reclamou dos cartões recebidos pelos seus jogadores durante o crássico contra o botafogo, dizendo que teve de tirar o aírton com medo de que ele fosse expulso pelo juizito péricles bassols.
já sei. se luxemburgo está tão preocupado com cartões e faltas, por que não pede pra seus jogadores maneirarem na p*rrada? ontem o aírton já pisava em cima do cortês com trinta segundos de jogo.
e o junior cesar, sozinho, fez sete faltas no jogo. sete. e a cada marcação ele fazia biquinho e falava palavrões. cheio da razão.
festa numa hora destas?

até chamaram o nunes e o adílio para irem esquentar a apresentação do terceiro uniforme do time de futebol. (com um patrocínio não muito discreto da gillette match três a chamar a atenção.)
mas quem esquentou a bagaceira foi mesmo o conselheiro josé carlos peruano, que acertou um p*rrada no arthur muhlenberg, conforme já saiu por toda a internet. o barraco foi terminar na polícia, e o eskambao.
o muhlenberg é o camarada que faz o urublog, com link aqui do lado. peruano é uma espécie de sub capitão leo, um chefe de torcida que ganhou forza na p*taria que é a politika flamenga. aliás, foi exactamente esse senhor, peruano, quem promoveu aquele infame disque-denúncia para que dedurassem ronaldinho gaúcho na balada.
sinceramente, estou de saco cheio de gente assim no flamengo.
domingo, 18 de setembro de 2011
botafogo 1 x 1 mengão (a chronicle)

algum dia o flamengo há de voltar a vencer. pode não ser esta semana, nem este mês, pode nem ser ainda neste campeonato brazileiro de futebol. mas um dia voltaremos a vencer. é batata.
até lá, o resultado desta tarde no engenhão foi supimpa, sensacional, magnifiko. o empate com o fogão sensação foi bacana pro mengo por três razões...
a) por não ter sido nossa quinta derrota seguida,
b) pelo vareio do primeiro tempo ter ficado barato e
c) pelos resultados de palmeiras (empate com o hawaii) e fluminense (sapeca do bahia), que se tornaram dois frontais concorrentes agora que o professor luxerley reviu o projecto e disse que, pra este ano, tudo o que temos a almejar é uma vaguita à libertas-2012.
isso dito, cabe acrescentar o evidente: por qualquer outro aspecto ou parâmetro que se analise, o resultado foi péssimo, desastroso, catastrophico. acabamos de completar nove rodadas sem vitórias pelo brazileiro-2011. todos os envolvidos estão de parabéns. enquanto vaisco da gama e são paulo meteram goleada e, enfim, o corinthians paulista largou a pontinha da táboa de classificação, cá estamos nós: empacados na vida, acuados longamente pelo foguito loser, prestes a sermos ultrapassados também pelo internacional na classificação e ainda sem qualquer perspectiva de melhora pelo que se vê dentro de campo e fora de campo.
uma derrota até teria sido melhor pra, quem sabe, a gente se livrar logo do nosso manager luxemburgo - e tentar uma saída desesperada pela esquerda... mas seria esperar demais do botafogo. um empate apenas protela nosso limbo.
quinta rodada do segundo turno do brazileiro-2011. nosso primeiro pontico no returno. o clube de regatadas do flamengo formou agorinha há pouco no engenhão com felipe no gol, alex silva e wellington na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; aírton e williams na cabeça de área, thiago neves e renato pelé no meio; ronaldinho gaúcho e deivid à frente.
professor lux fez misterinho mas não inventou moda desta vez. aírton e pirulito voltando ao time que o chefe entende como o melhor que podemos apresentar no momento. e isso é preocupante. pois quem não está familiarizado com o flamengo e bate o olho no primeiro tempo da partida seria capaz de te dizer que esses moços estão se encontrando agora.
de um lado se via um time montadinho. com jogadas pelos flancos. uma defesa bem postada. um meio de campo que alternava o ritmo das acções. um time que alugava o gramado e mandava a prensa pra cima do oponente. esse time era o botafogo. caio junior, o omisso, disse à imprensa, durante toda a semana, que apostaria em jogadas pelos lados e em bolas alçadas n'área. e qual não deve ter sido a surpresa de seu colega lux ao ver que, logo no primeiro ataque, era justamente isso que os botafoguenses faziam. estavam a testar a elasticidade do arqueiro felipe. a mobilidade de nossa zaga pesadona. o gás de nossos laterais: maicossuel em cima de moura, lucas em cima de césar. ficamos nisso por meia e hora. até que lucas chegasse literalmente à risca da linha de fundo e dali metesse a bola alta pra el loco abreu. pirulito travou. nem pulou. abreu subiu sozinho. pirulito pareceu wellington.
e abreu ainda fez pose na comemoração, tirando uma com o gaúcho.
tem sempre um rubro-negro pra chamar um coitado botafoguense de freguês. eu tento ser sóbrio e evitar isso nestas chronicles. sei que pode ser folklore, estorinha. mas te contar: tenho certeza que, se o adversário do fogaço hoje no engenhão fosse o vaisco ou o américa de minas ou o raioqueoparta, os caboclos teriam metido de meia-dúzia no primeiro tempo. tamanha a facilidade. mas era o flamengo ali hoje. e talvez por isso o fogão tenha estankado. só pode ser.
não me ocorre outra explicação para o fla ter conseguido escapar para os vestiários no intervalo a perder por apenas 1 x 0. e empatar logo aos cinco minutos da etapa posterior. um gol de raça do jael, que entrou no lugar de deivid e, na primeira jogada, já fez mais que nosso milionário atacante titular. deivid só fazia ficar em impedimento - não acertou um maldito passe.
enfim. o flamengo merecia ter apanhado de cipó no lombo. não apanhou. e empatou com cinco minutos de segundo tempo. então o foguinho engoliu em seco. a torcida rubro-negra acordou e foi a vez de o fla dar um calor. o leo moura, por exemplo, parecia outro jogador. chegou a dar um drible da vaca no simpaticão cortês. e assim, no upa, o mengo foi que foi. mais na vibração do que na sabedoria. pura emossão flamenga. aí talvez tenha faltado o lux sentir o pulso da partida e meter um negueba no lugar do neves. ou do pelé.
neves e pelé. esses dois, de boa, só convencem o mano menezes. neves ficou chutandinho tudo que é bola de tudo que é jeito. uma ou duas passaram perto. o resto foi fomeagem. pelé deu um voleio lindo que o goleiro jefferson encaixou na moral. e foi tudo que pelé fez: esse voleio, além de quase marcar um gol contra no felipe. e o gaúcho voltando até o meio de campo para pegar a bola no grande círculo para, fazendo o trabalho que neves e pelé não fizeram em momento algum, dali tentar levá-la ao ataque.
mas esse momento do flamengo durou uns vinte minutos se tanto. que o time foi cansando ligeiro. e o botafogo foi se armando novamente. a ponto de terminarmos o jogo com a botafogada, mais uma vez, brinkando de tiro ao alvo no felipe. sorte não nos machucarmos muito.
ronaldinho gaúcho, thiago neves, renato pelé & as malandrices do professor

bem verdade que esse período corresponde, também, ao momento em que nosso time começou a sofrer baixas mais frequentes - por lesões e/ou suspensões. mas veja que, esta semana, voltamos aos conformes, a rapaziada de volta do departamento médico, ninguém está suspenso, e lux segue com segredinhos.
hoje o mengão enfrenta o fogaço pela vigésima-quarta rodada do brazileiro-2011. já vai valendo pelo (novo) projecto rubro-negro: uma vaguinha à libertas-2012.
o mengo terá seu trio de ouro que serviu esta semana à seleção brazileira de futebol: gaúcho, neves & pelé. (dessa photo, só o deivid não foi convocado pelo mano, fica a dica.) e o alex silva deve estar de volta à zaga na companhia do estimado wellington.
resta a grande questão: aírton ou maldonado? ambos estão voltando de cirurgia. será que qualquer um deles conseguirá segurar maicossuel & seus amigos velozes?
a taça libertadores da amerika (e nada mais)

o flamengo, tu já sabes, vem descendo a ladeira. que pra baixo todo santo ajuda.
já o fogaço vem alternando momentos de pura poesía com outros de pura apatia. (um abrazo pro c*ritiba.) a comunidade alvinegra, pouco acostumada ao alto da táboa de classificação, ainda acredita no time - o que não é mal - e acredita no seu treinador - o que é péssimo. daqui pra pouco essa fase de encantamento passa, e eles vão descobrir qual a real com o caio júnior, o omisso, na hora do vamos ver.
o fogão, portanto, não se deixe enganar, periga ficar na porta da libertadores-2012, com senha pra entrar e sem nunca ser chamado. já sobre o mengão, eu te diria que tinha bala pra ir mais longe - pra disputar o caneko até as últimas rodadas. mas...
após a derrota mais recente, a quarta em quatro rodadas, a eskovada do patético atlético paranaense (com todo o respeito) numa partida em que, ouvi dizer, tivemos a bola nos pés o tempo quase inteirinho... o professor luxemburgo veio a público nos informar que - para este ano - uma entradinha na libertas já estaria de bom tamanho. este é o tal projecto. este sempre tinha sido o projecto, embora nós aqui da torcida não o soubéssemos. não temos time para mais que isso. uma avaliação confirmada, no dia seguinte, pelo competente e probo luiz augusto veloso, diretor de futebol (sic) do clube... então quem sou eu pra te dizer o contrário?
deixemos de lado a disputa pelo título. deixemos isso pra quem tiver banca para tanto: corinthians paulista, vaisco da gama, são paulo. quem sabe, fluminense e internacional também. e vamos ter com botafogo e palmeiras, esse tipo de gente, ver se nos cai no colo uma vaguita para a libertadores. afinal, ultimamente temos tido sempre participações brilhantes & inesquecíveis no torneio continental, né?
à taça da libertadores da amerika!, e olhe lá.
sábado, 17 de setembro de 2011
agora é com você, luxerley

- o que fez nosso professor vanderlei luxemburgo nesse tempo?
deu dois dias de folga pra moçada. foi a palmas, no tocantins, receber uma puxadinha de saco. chegou atrasado de lá e perdeu o treino da quarta-feira, o primeiro da semana. mas pôde se encontrar com a dona patrícia amorim pra tentar afastar a crisis num papo amigo. logo em seguida, bateu boca pela imprensa com os ídolos zico & júnior.
thiago neves, ronaldinho gaúcho & renato pelé, que serviram à seleção brazileira nesse entr'acte, agora estão à disposição de lux. o departamento médico fez sua parte e os lesionados, à exceção de luiz antonio, estão de volta: alex silva, aírton e maldonado.
e amanhã teremos um crássico decisivo contra o fogaço, valendo pela vigésima-quarta rodada do brazileiro-2011... agora é com você, professor luxerley. quero só ver.
mengão será pelé + dez contra o fogão

ao lado de thiago neves e ronaldinho gaúcho, nosso prezado pelé esteve a abrilhantar o crássico sulamerikano dessa quarta-feira: argentina y brazil (0 x 0).
neves não saiu do banco, gaúcho deu mais um daqueles me-engana-que-eu-gosto e renato já se colocou à disposição do professor mano menezes para o jogo de volta, na quarta-feira da outra semana.
renato não participou do colectivo de ontem no ninho do urubu, na antevéspera do crássico contra o fogaço pela vigésima-quarta rodada do brazileiro-2011. que ele estava cansadito, e foi poupado.
mas está confirmadíssimo pra peleja. e fica a teu critério, amigo rubro-negro, encarar essa como uma boa ou uma má notícia.
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
uma nova esperanza para deivid

antes do val baiano havia o josiel.
antes do josiel havia o souza.
antes do souza havia o dimba.
o brasiliense editácio vieira de andrade, artilheiro máximo do brazileiro-2003, voltou a ter espaço na mídia nacional esta semana. primeiro foi o jornal correio braziliense a dar o furo, e depois o resto da imprensa seguiu no assunto.
dimba acaba de largar os gramados para voltar ao esporte que praticava quando garoto: o futebol de salão. ele é o mais novo contractado do time do peixe, do distrito federal.
dimba, que faz trinta e oito aninhos em dezembro, foi revelado há quase vinte pelo sobradinho e passou pelo então promissor gamão do povão antes de se aventurar por times de menor expressão (amerika de minas, portuguesa de desportos, botafogo de futebol e regatas) y dali despontar pra improvável glória no goyas de 2003. e logo no ano seguinte, foi contractado pelo mengão. deu muito certo, não.
nas últimas temporadas, dimba estava de volta aos gramados de brasília, a defender o time do luiz estevão, o ceilândia e o legião.
o (verdadeiro) desafio do pvc

na mais recente delas, pvc conta que já ouviu indiretas de kartolas querendo saber se ele toparia virar treinador de futebol. e inclusive teria recebido um convite do clube de regatas do flamengo.
bueno. que ele não aceitou a proposta, percebe-se. mas bem que ele poderia nos ter contado exactamente quem propôs exactamente o quê exactamente quando. como é um jornalista sabido, pvc não deu detalhes, e assim preservou suas fontes (quem guarda tem). vai que mais ali adiante ele muda de ideia, não é mesmo?
mas bem que poderia ter contado essa direito.
seria mais uma anedota pro nosso rico folklore.
- ou tu não te lembras do apolinho?
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
capitão leo contra a história

O Flamengo tem que se libertar dessa geração de 81 e pensar em ganhar outra Libertadores, outro Mundial. Os campeões da Copa do Mundo de 70 ficaram anos criticando o futebol brasileiro e agora acontece a mesma coisa no Flamengo...
A instituição está acima dos homens. O Flamengo não é o Santos, que só existe por causa do Pelé. Torcer contra nessa hora não conta nada. Temos que apoiar todos os jogadores e ganhar do nosso freguês Botafogo.
leonardo ribeiro, o capitão leo,
ex-líder de torcida organizada e actual presidente
do conselho fiscal do clube de regatas do flamengo
zico & a tempestade no deserto

publicar também por aqui a coluna desta semana...
Arthur Antunes Coimbra assumiu a seleção iraquiana de futebol há três semanas. Estreou com derrota para a Jordânia, mas em seguida venceu Cingapura. Partidas válidas pelas Eliminatórias da Ásia à Copa de 2014.
Arthur Antunes Coimbra, o homem conhecido como Zico, aproveitou uma folga no calendário para, cá no Brasil, participar de ações de marketing e cuidar de interesses outros. Aproveitou também para dar entrevista ao diário carioca Extra, publicada esta semana. As palavras do velho ídolo chamaram a atenção pela contundência com que trata de sua saída do Flamengo há um ano. Reproduzo aqui três dos momentos de maior impacto...
1. Fui submetido a um inquérito dentro do clube. Desconfiaram de minha idoneidade depois de 40 anos de futebol, sendo que 20 foram passados dentro do clube. (...) É uma grande mágoa.
2. Não boto mais os pés lá no Flamengo. Nem no estádio. De maneira nenhuma.
3. Vejo se der (os jogos do Flamengo). Se não der, não tem problema nenhum. Domingo vi uma partida enquanto brincava com meus netos. Mas, se eu tiver que ir ao cinema ou levar meus netos a algum lugar, eu deixo de ver o jogo. Antigamente, eu parava tudo para assistir.
Vinte anos após deixar os gramados, Zico tinha voltado ao Clube de Regatas do Flamengo em maio de 2010. Seu retorno à Gávea durou quatro meses. Em setembro, ele entregava o cargo de diretor de futebol.
A presença de uma figura da envergadura de Zico incomodou as correntes políticas do clube e logo começou a fritura. Ele chegou a ser acusado por um tal Leonardo Ribeiro, vulgo Capitão Leo, ex-chefe de torcida e hoje presidente do Conselho Fiscal do Flamengo, de favorecer seu clube-empresa (o CFZ) e seus filhos em movimentações de jovens jogadores. (Entre esses jovens estava o atacante Rafinha, que saiu do CFZ e se tornaria, meses depois, um destacado campeão da Copa São Paulo pelo Fla.)
A presidente Patrícia Amorim, que convidara Zico para o cargo, não pôde ou não quis defendê-lo. Acostumada com as conciliações políticas dentro e fora do esporte, Patrícia Amorim, que também é vereadora da cidade do Rio, praticamente rifou Zico. Ela talvez não esperasse que a resposta dele, quando acuado, fosse simplesmente deixar o clube.
Daí assumiu o professor Vanderlei Luxemburgo como essa eminência parda, esse treinador que parece agir como manager. Mas a presidente nega que tenha dado plenos poderes a Luxemburgo, um sujeito de passado controverso. Agora que seu time entrou ladeira abaixo no Brasileiro-2011, sem vencer há mais de mês, com derrotas nas últimas quatro rodadas, Patrícia tem uma bela chance de mostrar qual é a verdadeira posição de Luxemburgo.
Quanto a Zico... O inquérito interno foi arquivado uma vez que conseguiram o que queriam com ele. E, dias depois de seu desabafo público, o Galo teve uma atitude mais gentil com os torcedores do Flamengo. Ele propôs, em simpático tom de brincadeira, a criação da torcida Fla-Iraque, para ajudá-lo lá longe.
Nem precisa. Perto do que Zico experimentou no Flamengo, o Iraque é pinto.
Assinar:
Comment Feed (RSS)