sábado, 24 de setembro de 2011

mengão 2 x 1 amerika de minas (a chronicle)

alegria! júbilo! catarse colectiva!
a paixão de ser rubro-negro!
a real vocação reencontrada!
uh. o clube de regatas do flamengo acaba de bater o amerika de minas, de viradinha, e termina assim sua série de quase dois meses sem vitórias pelo campeonato brazileiro-2011. dez rodadas de seca. dez rodadas de ladeira abaixo. dez rodadas de terror. fim. cabou.
isso dito, logo de saída, creio que convém dizer também que há muito, muito pra vagabundo explicar depois desta noite.
vanderlei luxemburgo, por exemplo, tem que explicar de onde tirou a escalação da primeira etapa que, de tão absurda e equivocada, fez com que ele queimasse todas suas três substituições no intervalo. tem que explicar também porque insiste em deixar nossos moleques sentadinhos no banco para depois lançá-los ferozmente na fogueira. que hoje não foi a primeira vez.
e os nossos jogadores experientes e cascudos, principalmente os senhores thiago neves e leonardo moura, têm de explicar o que é preciso que lhes aconteça para eles mostrarem entrega + dedicação compatíveis com a camisa que vestem, com o salário que recebem.
grato.
vigésima-sexta rodada. chuvisco pentelho. o engenhão ainda mais vazião que o de costume. por motivos óbvios. o time rubro-negro forma com felipe para o gol; wellington e davi na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; maldonado e aírton na cabeça de área; renato pelé e thiago neves e darío bottinelli pelo meio; jael à frente.
sem poder contar com ronaldinho gaúcho, luxerley deixou jael isolado no ataque e encheu seu meio de campo com armandinhos (pelé, neves, bottis) na esperanza de que um deles, alguns deles chegassem ao ataque e tal. sem poder contar com williams, luxerley escalou um maldonado longe da melhor forma. mesmo sem poder contar com alex silva, luxerley não botou fé em ronaldo angelim e resolveu bancar um david vindo de longa enfermidade.
e assim estava reinstaurada nossa famosa zaga teen: david & wells.
acontece que, à esta altura do brazileiro-2011, o flamengo não treina mais. time algum treina, como treinar com duas rodadas por semana? então caboclo joga quarta-feira à noite, em minas geraes, viaja ao rio de janeiro na madrugada, fica de bobeira na quinta-feira e dá um pulo no ninho do urubu na sexta-feira pra modo de levar um esporro da dona patricia. então joga no sábado. e aí...
nosso flamengo, já naturalmente descordenado & descompassado, ficou ainda mais entortado no húmido relvado do engenhones. jael ao léu. tropicando nos beques amerikanos e apanhando da pelota. pelé dentro de seu estilo kleberson: sempre chegando onde a bola já não mais está. a dupla neves e bottis, assim juntinha, pôde confirmar sua péssima fase técnica, fisika & animika.
aí, meu camarada, não tem camisa que pese. um time assim se torna presa frágil para qualquer visitante que por ventura tenha mais ímpeto e mais desejo de vencer. caso do amerika de minas que - nothing to lose - perdeu a timidez depois de poucos minutos e passou a dar um calorzito na nossa defesa, cuja fragilidade já é de conhecimento geral.
o kempes (não aquele) tentou fazer bonito, driblando felipe e tal. mas o gol acabou saindo de uma maneira um tantinho mais prosaika. um moço entrou n'área, deixou junior cesar falando sozinho e, em seguidinha, levou uma pernada de bottis. o rapaz aproveitou o momento, tomou impulso e deu um belíssimo mergulho na grama húmida. o juizão deu penalty.
o flamengo desceu para os vestiários do engenhão sob vaias gerais. perdia pro lanterninha. e graças ao arqueiro felipe, perdia por um gol apenas. luxerley, sujeito cool, meteu o mãozão no time e fez as três substituições de uma só vez. saíram jael, bottis e maldonado. lux tinha três atacantes no banco de reservas e enfiou todos: deivid, diego maurício e thomás - genial, não?
luxerley também deve ter passado uma bela duma eskovada nos vagabundos. que o time voltou correndo & mordendo feito um bando de guepardos no cio. até o neves, que andava miudinho na primeira etapa, voltou todo aguerridão. neves deu dois carrinhos estilo gaúcho: o primeiro quase derrubou menino thomás na risca central, o segundo derrubou junior cesar na linha lateral. (que esse é o problema quando tu não fazes nada durante quarenta e cinco minutos para ter que jogar tudo nos quarenta e cinco que te restam.)
leonardo moura foi outro jogador que teve a personalidade transformada. irreconhecível até pra mãe. moura agora estava ali no ataque, possuído, chegando à linha de fundo, cruzando rastreiro pra dentro da área, chutando forte contra a meta de neneca. tanto aprontou o moura que, uma hora, a bola tinha mesmo que entrar. afinal, pense de novo, era o amerika de minas! na trigésima-sexta jogada de moura na linha de fundo, bola maneirinha pra deivid de cabeza guardar. tão tranquilo, tão bem feito, que nem deivid foi capaz de engrossar. quinze do segundo tempo, contava o reloginho.
perceba que o flamengo feroz, em verdade, apenas engrenava um padrão que consagrou durante essas dez rodadas de estiagem: depois de dormir em campo, acordar num sobressalto, correr feito um condenado, arrancar um empate e...
e desta vez foi diferente. depois de quinze minutos, o flamengo não ficou exaurido e deixou quieto. afinal, devem mesmo ter sido fortes as palabras do lux nos vestiários. além do mais, os garotos maurício e thomás emprestaram tanta energia, tanto hormônio, que o time só respirou aos quarenta e dois minutos. só respirou depois de maurício entrar na área amerikana, aprontar um salseiro e a bola sobrar pro thiago neves.
agora me diz, thiago neves, precisa ser assim?