terça-feira, 13 de setembro de 2011

um outro flamengo é possível

depois de muito pensar sobre o que nos acontece com este flamengo, tenho que te dizer que cheguei a uma conclusão. ou duas. assim...
das duas, uma: ou bem os vagabundos estão querendo fritar o professor luxerley ou bem os problemas recorrentes e manjados de nosso miolo de zaga se espalharam pro resto do time como uma doença, um câncer, de diagnóstico insegurança & desequilíbrio.
no primeiro caso, no caso de eles estarem querendo simplesmente derrubar o lux, infelizmente não há muito a ser feito. mas, no segundo caso, no caso desse desmoronamento ser um descompasso colectivo a partir da retaguarda, creio que podemos tentar aírton como solução.
o aírton que estará de volta ao time já no próximo domingo, no clássico com o fogaço, valendo pela vigésima-quarta rodada do brazileiro-2011. ôba.
bueno, perceba que o luxerley já tentou todas as variações possíveis entre nossos zagueiros. sempre com resultados muito ruins. portanto já podemos tirar algumas conclusões do que se viu. o wellington, já sabemos, não tem condições de ser titular do clube de regatas do flamengo. para mim, bem que ele poderia procurar outra profissão. poderia ser empacotador de supermercado, porteiro de edifício, segurança particular, estivador de porto, etc. e mesmo que ele pudesse de verdade jogar futebol, vamos ser honestos, a relação do rapaz com a torcida degradou-se a tal ponto que ele já perdeu qualquer possibilidade de paz dentro de campo. já o senhor ronaldo angelim, nosso querido herói angelim, não tem mais pernas nem pulmões para fazer frente aos atacantes velozinhos que volta e meia veremos na sua cola. tem sido um espectaculo triste ver o angelim assim. dói na minha alma rubro-negra dizer isso, mas o melhor momento de angelim já passou. agora temos que esperar por um fim de carreira digno, ali no banquito de reservas. o gustavo geladeira, bueno, foi simplesmente um erro. o cara não tem bola, nem cabeza, para ser zagueiro do flamengo. uma pena porque até me simpatizo com o grandalhão. mas ele é muito tosko e só sabe dar bikuda na bola. sempre que tenta fazer diferente disso e sair jogando, ele se atrapalha todo. e depois do episódio liédson, convenhamos, é esperar chegar janeiro para devolvê-lo ao boavista de saquarema. isso se o aceitarem de volta. ah. e tem o david. que está até agora a convalescer de uma pneumonia. mas, mesmo que estivesse inteirão, vamos lá, o david é o david, né? não dá pra esperar muito daquilo ali. não dá para montar uma defesa decente a partir dele. não dá.
de modo que nos resta o alex silva, vulgo pirulito. que não está arrebentando, que não passa muita confiança, que não atravessa o melhor momento de sua carreira... mas que - fazer o quê? - chegou ao flamengo ainda outro dia e, pelo que nos custou, tem que ser titular, pela experiência que carrega, tem que ser titular.
alex silva e quem mais?, tu me perguntas. alex silva e aírton, eu te respondo.
vamos deixar o pirulitão ali na zaga central, que ele conhece bem, e vamos trazer o aírton da entrada da área para a quarta zaga. salvo engano, aírton já jogou por ali. acho que foi com o cuca. enfim. aírton é um camarada alto, ágil, intimidador. pode se sair bem nessa brinkadeira. só precisa maneirar nos carrinhos e nos trompaços, porque dentro da área é penalty. mas confio no rapaz, e acho que ao lado do pirulito ele é capaz de dar um novo fôlego para a nossa zaga depois de dois ou três jogos.
com pirulito e aírton atrás, teremos maldonado e williams na cabeça de área. para tanto, só é preciso que aírton e maldonado, ambos voltando de cirurgia, estejam cem por cento. claro. porque se os dois estiverem com tudo em cima, não vai ter novidade alguma pra ninguém. lembrando que o trio aírton, maldonado & williams foi o tripé defensivo daquele flamengo hexa de 2009.
uma vez encaixado esse esquema, pode crer que leonardo moura e junior césar se sentirão mais à vontade para sair jogando, para subir ao ataque, etc. e creio que isso pode gerar uma espécie de corrente do bem (uh) que permitirá melhores atuacções até mesmo da dupla renato pelé & thiago neves. e do meio pra frente, meu chapa, eu manteria o gaúcho e bancaria o negueba.
de modo que fechamos um outro flamengo com... felipe; leonardo moura, alex silva, aírton e junior cesar; maldonado, williams, renato pelé e thiago neves; ronaldinho gaúcho e neguebíssima.
pra mim, esse já seria o time de domingo.