terça-feira, 6 de setembro de 2011

ele está fazendo falta, parte I (onde andará leonardo moura?)

titular do clube de regatas do flamengo há cinco temporadas, leonardo moura é o veterano desta equipa. até por isso ele é um líder técnico-espiritual do time. de modo que pouco importa que a brazadeira de capitão esteja no momento com ronaldinho gaúcho. o moura, na practica, é o nosso capitão. certo?
leo moura é o sujeito experiente que ajeita a defesa, canta seu posicionamento, pede a pelota pra sair jogando e, volta e meia, arma ele próprio as mais incisivas jogadinhas de ataque.
acontece que, cá entre nós, esse leo moura que conhecemos e que tão bem veste a camisa rubro-negra tem andado sumido esta temporada. a lembrar que ele ficou de fora da recta final da taça rio-2011, contundido, e desde então ele voltou ao time e tal - mas nunca mais foi o mesmo jogador. chega a ser irritante este tique que ele desenvolveu de pegar a bola na meia-cancha e afunilar pro meio. raramente o temos visto ir à linha de fundo. está tímido. parece não encontrar espaço ao lado de thiago neves. só nas primeiras participações de luiz antonio, já neste brazileiro, e de negueba, pouco antes, percebia-se um moura mais desenvolto, talvez incendiado pelo teen spirit dos garotos. mas foram fagulhas. instantes raros. além disso, lá atrás, moura tem sido facilmente batido, sem conseguir proteger nosso miolo de zaga que é reconhecidamente frágil e claudicante.
uma prova inconteste da má fase de leonardo moura veio ontem. quando mano menezes convocou uma seleção inteirinha de atletas que actuam no país, e ele ficou de fora. uma ausência pouco provável até há pouco tempo. mas hoje perfeitamente compreensível.