segunda-feira, 5 de setembro de 2011

depois daquele peido

na hora de assumir a lideranza do brazileiro-2011, o flamengo peidou bonito diante do atlético goyaniense. quatro rodadas mais tarde, seguimos ainda sem vencer. e as cousas pioram a cada semana.
a situação do flamengo só não é mais miserável na tabelinha - três pontos ganhos nos últimos dezoito - porque os demais concorrentes ao caneko também são bem fuleiros. só por isso, por nenhuma outra razão, estamos há mais de mês sem vitórias e, mesmo assim, estamos ainda em quinto lugar, a apenas quatro pontinhos do corinthians paulista. mas...
se na táboa de classificação ainda há esperanzas, em campo o time vem jogando cada vez menos. e nisso o joguito de ontem, sem ronaldinho gaúcho, sem o craque welllington, foi particularmente constrangedor & preocupante para a nação.
e se tudo está ruim dentro de campo, fora dele parece estar bem pior.
vazou hoje no noticiário desportivo, uma estória de bastidores daquelas bem sórdidas. no sábado, véspera do jogo contra o bahia, o professor luxerley reuniu a cambada pra uma preleção no meio do campo e, quando abriu a boca para fazer seu speech, foi interrompido por um sonoro flato. vagabundo ficou rindo. e lux ficou com cara de b*nda. e ali acabou o papo.
coincidência ou não, no dia seguinte todos pudemos ver no engenhão um time sem comando, sem coordenação, despreparado para as jogadas mais prosaikas do adversário e sem apresentar uma única jogada ensaiada. uma dupla de zaga sem se entender (gustavo & angelim) e uma dupla de ataque batendo cabeza (deivid & jael).
não frequento o ninho do urubu, nem a gávea, nem a mesa de poker do professor luxerley. mas não me parece que tanto desencontro seja fruto apenas de uma não-preleção em véspera de partida. ao contrário. mais do que o motivo da desordem flamenga, aquele peido foi um sintoma da desordem. o peido em publiko, bem sabe qualquer colegial, é uma tirada de sarro com a autoridade ali presente. no caso, lux.
a mim, já me parecia que luxerley estava a perder o comando desde que publicamente fritou ronaldinho gaúcho em pleno engenhão, quando ele tirou o gaúcho instantes antes do fim do crássico com o botafogo, só pro jogador poder ouvir as vaias da galera. claro que, de lá pra cá, o mengo subiu muito - principalmente por conta do gaúcho. mas ultimamente voltamos a ser um time sem alma, sem tesão, sem identificação. como se ninguém ali estivesse a fim de correr pelo patrão sentado no banco.
e uma vez que o time ficou sem o ronaldinho gaúcho, na tarde de ontem, todos esses defeitos do flamengo estouraram grandiosamente, levando o time abaixo com alarmante estrépito.