quarta-feira, 21 de setembro de 2011

atlético mineiro 1 x 1 mengão (a chronicle)

o que hawaii, bahia, atlético paranaense e atlético mineiro têm em comum?
essa é fácil. todos esses times frequentam a zona de rebaixamento do brazileiro-2011 e, não obstante, todos tiraram pontinhos do clube de regatas do flamengo. pontinhos que não voltam mais. pontinhos que estão a adiar o sonho do heptacampeonato.
no futuro, será dito que o mengão de ronaldinho gaúcho & thiago neves, o mengão de vanderlei luxemburgo, perdeu um campeonato nacional para hawaii, bahia, atlético paranense e atlético mineiro. de amargar.
vigésima-quinta rodada. dez rodadas sem vitória.
o clube de regatas do flamengo foi a sete lagoas para ter com o clube atlético mineiro.
o professor luxerley, quinhentos paus por mês, fez todo um mistério até aparecer esta noite n'arena do jacaré com felipe ao gol; alex silva e wellington na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; aírton e williams na cabeça de área; renato pelé e thiago neves no meio; ronaldinho gaúcho e jael para o ataque.
o clube atlético mineiro, coitado, está parecendo aqueles times que o luiz estevão monta, sabe? cheio de ex... rever (ex-grêmio), triguinho (ex-são caetano), pierre (ex-palmeiras), daniel carvalho (ex-internacional), andré (ex-santos), magno alves (ex-dezenas de clubes), cuca (ex-fogaço), etc.
mesmo assim, esse amontoado de gente conseguiu parecer uma equipe mais sólida que o flamengo durante boa parte do jogo. no primeiro tempo, por exemplo, chegou a ser constrangedor o tanto que só deu atlético em campo. nosso arqueiro felipe teve de se esticar num par de bolas pesadíssimas, e ainda ouviu outra estourar-lhe na trave. enquanto o flamengo não só era inútil no ataque como, veja bem, sequer conseguia chegar até lá. o time simplesmente não tínha saída de bola: nem pelos laterais, nem pelos beques, nem com os volantes, muito menos com felipe a rifar a bola em repetidos chutões pra frente. renato pelé e thiago neves não foram notados. assim terminamos a etapa sem nem dar um sustinho no jovem goleiro renan ribeiro.
cuca foi pro pau. no segundo tempo já voltou com garoto andré, aquele que seu colega lux tanto queria, formando dupla com magno alves. logo numa das primeiras jogadas de andré, nosso desgovernado pirulitão deu-lhe um rapa. daí aconteceu o seguinte: a) alex silva levou amarelo, b) alex silva ficou fora do próximo jogo, c) daniel carvalho bateu a falta na gaveta, d) o atlético mineiro enfim encontrou o gol que, mesmo sem jeito, tanto tinha procurado.
te contar... me irrita o quanto esse time do flamengo ficou manjado. depois do gol deles, entramos naqueles dez, quinze minutos em que jogamos bola com vontade. isso tem acontecido em todos os jogos. primeiro caímos numa roubada, depois corremos feito celerados e - por fim - cansamos e perdemos o pique. desta feita, o gol de empate saiu com jael pagando de pivô para o gaúcho (quem mais?) chutar da entrada d'área.
aí o time arriou. gaúcho ficou nervosão e exagerou numa dividida com o pierre. levou amarelo e está fora da próxima partida. e luxerley ficou sem saber o que fazer. esse era o momento em que ele tiraria o deivid e meteria o jael. mas o que fazer quando jael já está em campo? na dúvida, o professor permitiu que o reloginho corresse mais um tanto e, quando já não tínhamos muito tempo, meteu deivid com negueba pro ataque. uau. que ousado!
e podecrer que ainda deu tempo de deivid perder seu gol protokolar.
agora luxerley tem dois dias para tentar qualquer cousa diferente pro sábado, diante do amerika de minas. teremos um problemaço a resolver no engenhão: o amerika de minas está na lanterna do brazileiro-2011. ou seja, está prontinho pra bater o mengão