sábado, 24 de setembro de 2011

e agora, vanderlei?

ronaldinho gaúcho não joga. alex silva e williams também não.
o flamengo não vence há dez rodadas. somou apenas cinco pontinhos dos trinta últimos que esteve a disputar pelo inglório brazileiro-2011.
de modo que o time desabou na táboa de classificação da segunda para a sexta colocação, sendo ultrapassado nas últimas rodadas por vaisco da gama, são paulo, botafogo e fluminense.
até amanhã ainda podemos ser superados por palmeiras, inter, c*ritiba e/ou santos (mesmo o santos com dois jogos a menos).
tudo está tão mal parado que até a dona patricia amorim, veja você, teve de botar sua carinha pra fora - e se explicar - e fazer o que ela menos gosta - cobrar alguma cousa de alguém - tomar posição. afinal, aquela ideia de conquistar o brazileiro-2011 há poucos dias se tornou de repente um projecto para a libertadores-2012 e isso vem sendo tratado como algo corriqueiro e "próprio do futebol" pelo treinador vanderlei luxemburgo e pelo diretor luiz augusto veloso.
bananas!
é nesse clima que o clube de regatas do flamengo se prepara para receber o amerika de minas no estádio do engenhão, logo mais à noite. partida que abre a vigésima-sexta rodada do brazileiro-2011.
o amerika de minas é o lanterninha do certame já faz um tempo. menos mal, na teoria, para o time que ainda está entre os primeiros colocados e precisa vencê-lo para por lá permanecer. mas o flamengo já perdeu pontos para todos os outros três actualmente rebaixáveis (hawaii, atlético paranaense e atlético mineiro) do brazileiro. será que chegou a vez do amerika?
o professor luxerley parece estar ciente de que isso não pode acontecer. parece estar ciente de que foi pego blefando e que agora já não tem mais o moral que tinha na gávea até mês passado. (ou de onde mais surgiria aquela estória do interesse do cruzeiro em contractá-lo? a quem interessaria espalhar isso se não ao próprio lux?) mas ele deu entrevistas dizendo que chegou a hora de o flamengo fazer o que não fez ainda este ano: vencer um jogo sem ter o gaúcho na equipe. o problema é que pra tirar esse tipo de reacção colectiva de um time de futebol, um treinador tem que ter todos os jogadores do lado dele. será que é o caso?
luxerley diz ter visto uma melhora da equipe no empate da última quinta-feira contra o atlético mineiro. eu não vi nada. mas amigos que respeito e que acompanham o flamengo também têm dito que o time melhorou - ainda que um pouquito. espero que melhore mais.
já sem pirulito e sem gaúcho, suspensos, perdemos o williams ontem. ele sentiu dores musculares. e assim abrimos um clarão na entrada de nossa área. o menino luiz antonio, que por ali apareceu tão bem, só vai voltar no ano que vem. então me parece que lux não tem muito mais a fazer a não ser meter logo aírton e maldonado juntos na cabeça de área. é um risco e tanto, te digo, porque nenhum dos dois está zero bala. ambos voltam de cirurgias delicadas. e atrás deles devemos ter ronaldo angelim a acompanhar o wellington no miolo de zaga.
te dizer que não vai ser simples, não.
luxerley, que deu pra fazer mistério com as escalações depois que seu time começou a descer a ladeira, agora tem todos os motivos do mundo pra esconder o jogo. sinceramente, acho que nem ele sabe o que vai fazer, na hora ele vai decidir qualquer cousa, deve ter um rompante qualquer e seja o que deus quiser.
o flamengo assim deve formar com felipe; moura, wellington, angelim, cesar; airton, maldonado, pelé e neves; jael e maisalguém... maisalguém... quem? deivid? negueba? bottinelli? quem, luxemburgo, quem?