domingo, 25 de setembro de 2011

os hormônios rubro-negros

e mais uma vez pudemos nos dar conta do óbvio: o clube de regatas do flamengo não pode prescindir de seus garotos.
diego maurício, vinte anos, e thomás, dezoito anos, entraram ontem numa fogueira daquelas. encontraram o time há dez rodadas sem vencer pelo brazileiro-2011, perdendo em casa para o lanterninha amerika de minas, completamente tonto no gramado do engenhão e saindo para o intervalo sob vaias da própria torcida.
maurício e thomás viraram a partida.
te dizer isso sem exagero algum: eles podem não decidir sempre, pois não é sempre que um garoto sai do banco e decide um jogo, mas aquela partida de ontem, que se desenhava tragika, foi mudada por maurício e thomás.
com os dois garotos no time, correndo e pedindo bola, o flamengo se reencontrou, os coroas da equipe recuperaram a juvenília e a torcida voltou a ficar do lado certo.
sempre pedi espaço aqui neste blog para os meninos diego maurício e guilherme negueba. e tenho baita carinho pelos ainda mais meninos thomás e adryan. assim como torço muito por luiz antonio, muralha, lorran, frauches e toda a petizada flamenga. mas chega de botar a garotada no sufoko. chega.
professor luxerley tem que inventar um novo jeito de lidar com eles. porque não vem dando certo. se o maurício chegou atrasado sete vezes só este ano, e por isso andou na geladeira, o treinador dele tem que se perguntar se o motivo pra essa falta de empenho é apenas a juventude exacerbada de seu jogador. o maurício foi multado e hoje está na imprensa comentando a falta que fez o dinheiro que perdeu. parece que essa lição ele aprendeu. mas sera que era só ele quem precisava aprender alguma cousa aqui?
o facto de negueba e muralha, por exemplo, terem sido promovidos da equipe de juniores para os profissionais e em seguida rebaixados de volta aos juniores só para que, na hora do aperto, faltando gente no time de cima, fossem novamente levados aos profissionais é uma boa politika de carreiras?
os dirigentes do clube fizeram certo ao não deixarem maurício ser vendido pro dinamo de kiev em troca de um andré qualquer, como lux queria fazer há um par de meses, e os dirigentes agiram certo também ao renovar o contracto de adryan assim que o guri mostrou servizo nas seleções de base e começou um zumzumzum de manchester united... mas isso não é o bastante.
é preciso que, no elenco profissional do flamengo, eles tenham uma comissão técnica preparada para recebê-los com carinho, para ajudá-los a tomarem rumo na vida (não apenas como atletas) e deixá-los aptos para desenvolverem seu potencial o máximo possível.
é difícil. é lento. e nem sempre o resultado é garantido. mas é assim que um garoto vira homem. não é com o olho no relógio, não é contando os cobres que ele pode render. nem é jogando na fogueira pra ver se quica.