domingo, 18 de setembro de 2011

botafogo 1 x 1 mengão (a chronicle)

um dia o flamengo vai voltar a vencer.
algum dia o flamengo há de voltar a vencer. pode não ser esta semana, nem este mês, pode nem ser ainda neste campeonato brazileiro de futebol. mas um dia voltaremos a vencer. é batata.
até lá, o resultado desta tarde no engenhão foi supimpa, sensacional, magnifiko. o empate com o fogão sensação foi bacana pro mengo por três razões...
a) por não ter sido nossa quinta derrota seguida,
b) pelo vareio do primeiro tempo ter ficado barato e
c) pelos resultados de palmeiras (empate com o hawaii) e fluminense (sapeca do bahia), que se tornaram dois frontais concorrentes agora que o professor luxerley reviu o projecto e disse que, pra este ano, tudo o que temos a almejar é uma vaguita à libertas-2012.
isso dito, cabe acrescentar o evidente: por qualquer outro aspecto ou parâmetro que se analise, o resultado foi péssimo, desastroso, catastrophico. acabamos de completar nove rodadas sem vitórias pelo brazileiro-2011. todos os envolvidos estão de parabéns. enquanto vaisco da gama e são paulo meteram goleada e, enfim, o corinthians paulista largou a pontinha da táboa de classificação, cá estamos nós: empacados na vida, acuados longamente pelo foguito loser, prestes a sermos ultrapassados também pelo internacional na classificação e ainda sem qualquer perspectiva de melhora pelo que se vê dentro de campo e fora de campo.
uma derrota até teria sido melhor pra, quem sabe, a gente se livrar logo do nosso manager luxemburgo - e tentar uma saída desesperada pela esquerda... mas seria esperar demais do botafogo. um empate apenas protela nosso limbo.
quinta rodada do segundo turno do brazileiro-2011. nosso primeiro pontico no returno. o clube de regatadas do flamengo formou agorinha há pouco no engenhão com felipe no gol, alex silva e wellington na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; aírton e williams na cabeça de área, thiago neves e renato pelé no meio; ronaldinho gaúcho e deivid à frente.
professor lux fez misterinho mas não inventou moda desta vez. aírton e pirulito voltando ao time que o chefe entende como o melhor que podemos apresentar no momento. e isso é preocupante. pois quem não está familiarizado com o flamengo e bate o olho no primeiro tempo da partida seria capaz de te dizer que esses moços estão se encontrando agora.
de um lado se via um time montadinho. com jogadas pelos flancos. uma defesa bem postada. um meio de campo que alternava o ritmo das acções. um time que alugava o gramado e mandava a prensa pra cima do oponente. esse time era o botafogo. caio junior, o omisso, disse à imprensa, durante toda a semana, que apostaria em jogadas pelos lados e em bolas alçadas n'área. e qual não deve ter sido a surpresa de seu colega lux ao ver que, logo no primeiro ataque, era justamente isso que os botafoguenses faziam. estavam a testar a elasticidade do arqueiro felipe. a mobilidade de nossa zaga pesadona. o gás de nossos laterais: maicossuel em cima de moura, lucas em cima de césar. ficamos nisso por meia e hora. até que lucas chegasse literalmente à risca da linha de fundo e dali metesse a bola alta pra el loco abreu. pirulito travou. nem pulou. abreu subiu sozinho. pirulito pareceu wellington.
e abreu ainda fez pose na comemoração, tirando uma com o gaúcho.
tem sempre um rubro-negro pra chamar um coitado botafoguense de freguês. eu tento ser sóbrio e evitar isso nestas chronicles. sei que pode ser folklore, estorinha. mas te contar: tenho certeza que, se o adversário do fogaço hoje no engenhão fosse o vaisco ou o américa de minas ou o raioqueoparta, os caboclos teriam metido de meia-dúzia no primeiro tempo. tamanha a facilidade. mas era o flamengo ali hoje. e talvez por isso o fogão tenha estankado. só pode ser.
não me ocorre outra explicação para o fla ter conseguido escapar para os vestiários no intervalo a perder por apenas 1 x 0. e empatar logo aos cinco minutos da etapa posterior. um gol de raça do jael, que entrou no lugar de deivid e, na primeira jogada, já fez mais que nosso milionário atacante titular. deivid só fazia ficar em impedimento - não acertou um maldito passe.
enfim. o flamengo merecia ter apanhado de cipó no lombo. não apanhou. e empatou com cinco minutos de segundo tempo. então o foguinho engoliu em seco. a torcida rubro-negra acordou e foi a vez de o fla dar um calor. o leo moura, por exemplo, parecia outro jogador. chegou a dar um drible da vaca no simpaticão cortês. e assim, no upa, o mengo foi que foi. mais na vibração do que na sabedoria. pura emossão flamenga. aí talvez tenha faltado o lux sentir o pulso da partida e meter um negueba no lugar do neves. ou do pelé.
neves e pelé. esses dois, de boa, só convencem o mano menezes. neves ficou chutandinho tudo que é bola de tudo que é jeito. uma ou duas passaram perto. o resto foi fomeagem. pelé deu um voleio lindo que o goleiro jefferson encaixou na moral. e foi tudo que pelé fez: esse voleio, além de quase marcar um gol contra no felipe. e o gaúcho voltando até o meio de campo para pegar a bola no grande círculo para, fazendo o trabalho que neves e pelé não fizeram em momento algum, dali tentar levá-la ao ataque.
mas esse momento do flamengo durou uns vinte minutos se tanto. que o time foi cansando ligeiro. e o botafogo foi se armando novamente. a ponto de terminarmos o jogo com a botafogada, mais uma vez, brinkando de tiro ao alvo no felipe. sorte não nos machucarmos muito.