sexta-feira, 30 de setembro de 2011

que se passa com bottis?

taí uma bela pergunta que poderia ser deschavada pelos nossos coleguinhas que cobrem o clube de regatas do flamengo. eu, pelo menos, estou decepcionadão com darío bottinelli, el enganche de mengón.
bottis chegou na miúda. chegou ao flamengo numa espécie de reação atrasada à contractação de montillo, nosso carrasco na libertas-2010, pelo cruzeiro s/a. tal qual montillo, bottis é caso de jogador argentino que estourou no futebol chileno. como conca también. e como conca e montillo, o bottis é aquele armador clássico que os argentinos produzem às baciadas e que nosotros, brazileiros, não sabemos mais formar.
montillo seria - teoricamente - nosso décimo-segundo jogador. aquele cara que poderia entrar no lugar de renato pelé & thiago neves para mudar um jogo. alterar seu ritmo e tal. teoricamente. na practica, isso só aconteceu duas ou três vezes, ainda durante o karioca-2011.
logo na primeira rodada do brazileiro-2011, bottis meteu seu golzito no 4 x 0 sobre o hawaii. mas pouco tivemos de bacana vindo dele de lá pra cá. não foram poucas as oportunidades que o argentino teve para sair jogando (neves machucado, gente suspensa, gaúcho na seleção, etc) ou mesmo para entrar durante as pelejas. e bottis sempre aparece mal. lento, dispersivo, sem tesão. no clássico contra o fogaço, pelo primeiro turno, foi expulso e nos complicou a vida. na partida mixuruca contra o amerika de minas, agora no segundo turno, teve as manhas de fazer um penalty tolo e foi substituído no intervalo sem deixar saudades... triste.
não poder contar com darío bottinelli é especialmente problemático quando, a esta altura do campeonato, fica bastante claro que para sobreviver no brazileiro não basta ter uma boa equipa, tem que ter banco de reservas também. tem que ter gente capaz de mudar uma partida. não temos.