sábado, 24 de março de 2012

volta redonda 2 x 4 mengão (a chronicle)

a vitória desta noite traz serenidade à gávea e mantém o flamengo vivo na taça rio-2012. gostaria de aproveitar esse momento mais ameno para perguntar ao joel santana... cadê seu trabalho?
joel teve cinco dias libres de compromissos. cinco dias para treinar a equipe para este momento decisivo do estadual e da libertadores. a partir de hoje o time segue uma pequena maratona de duas semanas que decidirá nossa suerte em ambos os fronts.
de modo que o jogo desta noite, contra o volta redonda em volta redonda, pela quinta rodada da taça rio, deveria ter sido a primeira demonstração do quanto o time engrenou nessa semana de folga. que esse tempo de treino que tivemos não se repetirá tão cedo.
por isso gostaria de perguntar ao joel santana... cadê seu trabalho? cadê o resultado de seu trabalho?
eu não vi. não sei se tu vistes, prezado amigo. não creio que tenhas visto, não esta noite.
tivemos a vitória da raça e da superação.
a vitória, mais uma vez, de individualidades.
neste caso específico: david braz lá atrás, muralha no meio, diego maurício e vagner love na frente. foi por conta desses poucos - principalmente os dois últimos - que conseguimos bater o volta redonda esta noite. não foi por conta de esquema tactico, jogada ensaiada, ocupação de espaços, nada disso, não foi por conta de nenhuma virtude colectiva que um treinador pudesse ter ensaiado ao longo da semana, não foi sequer fruto de alguma mexida sensacional que joel fez ao substituir algum jogador, nada disso. foi a vitória do vamos que vamos.
o clube de regatas do flamengo formou no raulino de oliveira com felipe ao gol; wellington e david braz na zaga, leonardo moura pela direita e junior cesar pela esquerda; williams e muralha e luiz antonio pelo meio, thomás mais à frente; vagner love e diego maurício ao ataque.
thomás não dava conta de armar o time. o flamengo numa espécie de 4-3-0-3 sem armadores, onde maurício e thomás caíam pelas pontas (ora um dum lado, ora doutro) e love ficava de centroavante entre os beques. e lá atrás williams limpando o parabrisas da zaga. com muralha e luiz antonio perdidos no latifúndio que era o espaço de grama entre nossa defesa e nosso ataque.
logo maurício e love se deram conta de que a bola jamais chegaria neles se eles não fosse buscá-la no meio de campo, e eles dois então passaram a se dedicar a esse esforço algo kretino que era: voltar para marcar, roubar a bola, tocar um pra outro, buscar armar alguma jogada, buscar chutar a gol.
foi assim que o flamengo marcou dois gols no segundo tempo, graças ao empenho de love & maurício, mas antes disso eles toveram - nós tivemos - que gramar um bocado durante toda a primeira etapa.
o voltaço abriu o placar com menos de quinze minutos. o gol deixou o time do fla em polvorosa. vagabundo resolveu correr, botar velocidade na bola e pressionar o volta redonda desde o seu campo. tu sabes como é. tem sido assim em vários jogos desse naipe. o fla primeiro leva o gol e depois entra o jogo. de modo que o gol de empate saiu num eskanteio batido pelo thomás. (eskanteios são importantes demais pra times incapazes de criar jogadas.)
menino luiz antonio vinha fazendo sua pior partida desde que surgiu no time profissional do flamengo. completamente fora de sintonia com williams e muralha e o resto do time. ele vinha errando tido o que tentava, errando os passes mais simples, invertendo bolas directamente para os pés dos adversários. até que, numa jogada prosaika na linha lateral, luiz antonio chegou chutando as canelas de um moço. e foi expulso por agressão. vermelho directo. me parece tão absurdo o luiz antonio, notável pelo seu sangue frio, ser expulso assim dessa maneira que só consigo enxergar sua atitude como o indício de algo muito ruim na equipe... isso eu falo depois, noutro post.
pra esta chronicle interessa que, sem luiz antonio, o flamengo estava com um homem a menos e assim jogaria por todo o segundo tempo. um homem a menos justamente no setor em que vinha levando baile do voltaço: o meio de campo. joel tentou uma meiasola ao promover a entrada de seu xodó kleberson no lugar do thomás.
nem deu tempo de klebs pegar na bola. o volta redonda voltou todo elétrico do intervalo e se lançou de peito aberto contra o fla. peito aberto e b*nda de fora. em quatro minutos, love e maurício estilingaram dois contraataques. no segundo deles, maurício pegou a bola na velocidade e rolou para love guardar de letra.
mas aí vagabundo achou que estava liquidado o jogo. tipo olimpia do paraguay. e o volta redonda foi chegando, chegando, chegando, a anunciar o gol de empate. o gol que chegou gostoso, sem dificuldade alguma, numa jogada em que leo moura e felipe terminaram abrazados na pequena área.
então lá se foram love & maurício para fazer o terceiro gol. e o mais maluko de tudo é que eles conseguiram. numa jogada de pura determinação de maurício que, aos trambolhões entre a becayada, abriu a trincheira até meter pra love na riska d'área, de onde ele acertou bem no cantinho. depois o leo moura ainda fez um quarto gol, pra fechar a tampa, pra tentar se eximir da bobeyra no outro lance. mas aí o voltaço, que bateu o jogo inteiro, já tinha perdido dois jogadores expulsos e estava arriado em campo.