quarta-feira, 28 de março de 2012

olimpia 3 x 2 mengão (a chronicle)

joel santana, fique triste não.
domingones agora teremos um eletrizante flamengo x bangu valendo pela sexta rodada da taça rio-2012. um compromisso à altura para o rei do rio e para este seu timeco chinfrim.
por que, convenhamos, libertadores-2012 é meio demais pra essa gente. como o brother andré de garcia twittou agora há pouco...
"o flamengo fica um ano pensando na libertadores. quando chega, o time tá torto, o técnico tá perdido, a camisa tá sem patrocínio. que zona." (disse tudo, o garcia.)
a derrota do flamengo esta noite, no defensores del chaco, ainda não nos deixou fuera da libertas. o fla agora precisa ganhar do emelec no ecuador e do lanus no rio. aí vagabundo se classifica à segunda fase. mas, sinceramente, pela bola que o time vem jogando, não sei se essa perspectiva é muito realista, não.
o clube de regatas do flamengo, nesta infeliz noite, alinhou com felipe ao gol; marcos gonzález e david braz na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; williams e luiz antonio e muralha no meio, darío bottinelli mais à frente; ronaldinho gaúcho e vagner love ao ataque.
ou seja, o flamengo jogou completinho. com todos aqueles que joel pensa serem nossos melhores jogadores.
mas a magika se recusou a acontecer. o joguito de assunción seguiu conforme o previsto. o olimpia atacou feito uns loucos até fazer o gol, e o gol saiu ligeiro. logo em seguida, recuou e passou a fazer cera conforme seu interesse. o olimpia desceu o sarrafo com empenho. e o juizón ignorou olimpikamente as p*rradas e as provocações, apenas pontuando-as aqui e ali com tímidos cartões amarelos.
e o flamengo em momento algum se encontrou ao longo de uma hora e meia de partida. em momento algum. o flamengo foi um time à mercê do temperamento de seus jogadores. um time que se movimentou aos sobressaltos. um time que encontrou seus gols em jogadas esporádicas. um time mal treinado. o flamengo foi, sobretudo, um time mal treinado, um time despreparado.
afinal, joel santana passou os cinco dias libres que teve na última semana aprumando a escalação que enfrentaria o volta redonda pelo estadual, enquanto que esta escalação que jogou contra o olimpia esta noite foi reunida apenas num rachão na manhã de ontem...
o lance do primeiro gol do olimpia me parece bastante ilustrativo. gaúcho, na risca do meio de campo, tentou meter a bola entre as canetas de um rapaz, permitindo um contraataque que levou marín, livre de marcação, a soltar uma bicuda da intermediária. felipe rebateu e oterman foi até a linha lateral e ficou esperando a bola sair por ali. o david braz, valentão, chegou chegando e empurrou o camarada. falta que o juiz nem hesitou em marcar. daí tu já podias imaginar o resto: bola parada, bola na área do flamengo, bola no primeiro pau. oterman chegou antes que luiz antonio. gol.
seis minutos de jogo.
o que vale dizer que o flamengo teve todo o resto do primeiro tempo para se acertar. mas não foi possível. durante uns minutos, o olimpia chegou a marcar a saída de bola. o suficiente para deixar claro que esta não seria uma noite para muralha, luiz antonio, williams. depois de dar esse calorzinho, os caras gentilmente nos cederam o meio de campo, se fechando lá atrás e só partindo em contraataques na buena. o suficiente para deixar claro que esta também não seria uma noite para moura, bottis ou gaúcho.
o gol do flamengo saiu com love. quem mais?
vagner love recebeu de gaúcho uma bola sem maiores pretensões e, logo aos dois minutos da etapa complementar, acertou um canhotaço. foi um belo gol. mas não deu pro mengão sequer dar um oi. três minutos depois, em nova falha da defesa rubro-negra, o olimpia fez seu segundo. nem precisou pressionar muito.
joel ainda levou uns vinte minutinhos para criar coragem e tirar muralha (péssimo) para a entrada de deivid (oh sim). antes mesmo que se fizessem sentir os efeitos de tão radical manobra, o olimpia fez o terceiro - e fechou a tampa.
bottis ainda acertou um belo gol. naquele que foi o seu único lance notável em toda a noite paraguaya. muito pouco, tarde demais.