quarta-feira, 28 de março de 2012

meninos & homens

a batalha começou antes mesmo de a bola rolar. a delegação do flamengo teve a bagagem violada no aeropuerto de assunção. e gerardo pelusso esteve a dizer que joel santana não é ninguém... logo mais à noite, quando o clube de regatas do flamengo subir ao gramado do defensores del chaco, para ter com o olimpia do paraguay pela quarta rodada da libertas-2012, já sabemos de todo o resto que se seguirá... pedras & pilhas choverão das arquibancadas a cada vez que bottinelli ou gaúcho forem bater esckanteio, felipe ali diante de nossa meta será o alvo preferencial dos objetos voadores, o juizão vai fazer vista grossa para a pankadaria dos guaranys (como já rolou aqui no rio de janeiro) e os jogadores do olimpia, ao sabor do placar e dos ponteiros do reloginho, ora nos atacarão em fúria, selvagemente como loucos, ora se jogarão pelo chão como se feridos de muerte, e cada tiro de meta levará uma pequena eternidade para ser batido. ao fum do primeiro tempo, o senhor árbitro acrescentará um minutinho ou dois, não importa o que tenha acontecido. ao fim do segundo tempo, o senhor árbitro acrescentará três ou quatro minutinhos, não importa o que tenha acontecido. e a torcida do olimpia, que lotará a arena desportiva, cantará seus cantos de provocação, nos chamará a todos de macaquitos, reinvindicando para si uma posição de superioridade que seus jogadores tentarão estabelecer em campo na base dos recursos mais sórdidos decantados e sedimentados por décadas de libertadores/várzea. não pode haver surpresa quando se sabe o que vai acontecer.
e o flamengo deixou escapar um resultado que lhe era muito feliz, há um par de semanas no engenhão, então agora vamos ter que estar preparados, mais do que nunca, para isso que se convencionou chamar de "jogo de libertadores".
para tanto, será preciso que meninos muralha e luiz antonio deixem de lado a meninice que tanto nos agrada. esta noite eles precisarão ser homens na acepção mais completa do termo. de nada adiantará o williams responder na p*rrada às provocações alheias. que não podemos confundir raça & empenho com destempero & ignorância. (lição que williams já conhece, lição que luiz antonio aprendeu neste último final de semana.) leonardo moura e junior cesar precisam estar atentos a seus flancos, que são um foco irresistível para as jogadas em velocidade do adversário. marcos gonzález e david braz têm que jogar um de olho no outro, um antecipando as falhas do outro, um cobrindo as costas do outro. como dois combatentes numa guerra de trincheiras que, uma vez acabada a batalha, serão amigos para o resto de suas vidas. e felipe tem que desviar dos troços que cairão ao seu redor, sem tirar o olho da pelota, sem perder de vista a partida por um instante, pressentindo as jogadas adversárias e cantando para sua defesa o melhor posicionamento. felipe tem que manter a sobriedade, nada de dar chilique com o juiz, com o bandeirinha. eles estarão lá, felipe, para jogar contra. um goleiro seguro e confiante transmite segurança e confiança para todo o time.
ronaldinho gaúcho e vagner love serão nossa dupla de ataque. com o darío bottinelli enganchando do meio para a frente. gostaria de vê-los jogando próximos um do outro, procurando um ao outro, pedindo a bola um pro outro, escapando dos seus marcadores. gostaria de ver um abrindo espaços para os outros. que o futebol fica bem mais fácil assim. e, no fundo, ainda se trata de futebol.