quinta-feira, 8 de março de 2012

a vida é uma caixinha de bombons

o que podemos aprender com o jogo de ontem à noite?
o fluminense foi a buenos aires para pegar o boca juniores na bombonera. o boca de riquelme estava há quarenta jogos sem derrotas. um terror, não?
pois o flu fez um a zero, logo no comecito, numa bola parada. e daí segurou o primeiro tempo na manha. sem nunca deixar de atacar o boca. o flu levou o empate no início do segundo tempo. e los inchas inflamaram. o flu manteve a fleuma. continuou marcando forte, continuou atacando. marcou mais um gol e, por fim, ganhou o jogo em que sempre esteve melhor.
tu deves imaginar o por quê desse jogo de ontem ter me lembrado o empate do clube de regatas do flamengo na primeira rodada desta mesma libertas-2012.
quando o fla pegou o modesto lanus e armou uma retranka desde os vestiários, desde o salão de embarque do galeão. e depois que saiu na frente, deixou empatar e ficou feliz com isso e saiu de la cancha dizendo que estava tranquilo. era só ganhar no rio.
a vencer aquele jogo que se apresentava ali perfeitamente vencível naquela noite, o time de joel santana preferiu manter-se dentro do programado, resignar-se com o programado, empurrar com a barriga para - quem sabe - vencer después no rio de janeiro.
a diferença entre o fla desse dia e o flu de ontem à noite é simples: postura.
o fluminense entrou em campo confiante, ciente de seu tamanho e não abriu mão disso em nenhum momento, nem quando estava por cima, nem quando esteve por baixo. o flu entrou na bombonera da única maneira que um visitante pode entrar na bombonera para sair vivo depois. entrou de cabeza em pé. e assim, numa noite pouco inspirada de riquelme & seus hermanos, o flu saiu de lá com a vitória que outros desde o início julgariam ser impossível. o flu saiu com a vitória que outros em seu lugar nem tentariam.
ah, tu podes me dizer, o flu tem um time matreyro com fred, deco & neves. bueno, eu responderia, e o fla tem love, deivid & gaúcho. de resto, fla e flu se equivalem. ou o diguinho de repente passou a ser craque de bola? claro que não. e creio que nem precisamos comparar o boca com o lanus, né? mas...
o flamengo às vezes joga como time pequeno. jogou como time pequeno na argentina. e esta noite, diante do emelec no engenhão, o fla vai ter que já começar a partida correndo em dobro. a correr também pelo que não correu há três semanas.