domingo, 18 de março de 2012

friburguense 0 x 1 mengão (a chronicle)

sobrou perna e faltou neurônio ao mengão teen.
mas, de toda forma, o flamengo conseguiu vencer o friburguense e seguir latejando na taça rio-2012. uh. num jogo em que os beques do friburguense anulavam facilmente todas, todas as jogadas da juventude flamenga, o pentacampeão kleberson levantou-se do banco e decidiu a parada num único chute.
agradeça a klebs por termos levado três pontos pra casa. viva. mas há o jogo do placar e o jogo dentro de campo. e o jogo dentro de campo foi bem, bem ruim.
para esta quarta rodada da taça rio-2012, o clube de regatas do flamengo voltou ao estádio moacyrzão, em macaé, com felipe ao gol; marcos gonzález e david braz na zaga, rafael galhardo pela direita, junior cesar pela esquerda; williams e muralha e luiz antonio no meio, darío bottinelli mais à frente; thomás e diego maurício para o ataque.
mais uma vez a escalação foi definida menos pela pranchetinha de joel santana do que pelas avaliações do departamento médico. vagner love e deivid não puderam jogar. doloridos. capitão ronaldinho gaúcho teve de ficar no rio a cumprir suspensão automática depois de ter sido expulso no fla-flu.
joel santana, por outro lado, está lentamente reconstituindo a nossa defesa titular. felipe voltou ao gol. só faltou leonardo moura ali à sua direita, mas ele deve ser o próximo a ser liberado pelos doutores. e williams voltou ao meio de campo, formando um trio de volantes com muralha e luiz antonio para limpar a barra dos nossos beques.
mas esta tarde esse trio de volantes, a rigor, nunca ficou muito bem definido. quem fazia o quê, quem jogava onde, quem podia ir até aonde, etc. o fla esteve ao mesmo tempo acanhado e burocrático na armação de jogadas, frouxo e lento na marcação do (nossa suerte) péssimo ataque friburguiano. a partir desse confuso meio de campo, irradiou-se um futebol muito pobre. tão pobre que nem a exuberância individual de luiz antonio - mais uma vez valente e polivalente - conseguia disfarçar o despreparo colectivo de uma equipe aparentemente juntada ao léu.
entendo que el enganche darío bottinelli deveria ser a reserva de criatividade desse mengo teen. mas ele só aparecia em jogadas individuais - como o eskanteio que meteu na trave. e ainda sairia como vilão dessa estória...
o flamengo perdeu a chance de sair para o intervalo vencendo o jogo. foi quando o thomás furou um chute e o juizão, descrente que tamanha pixotada fosse possível, apitou penalty sem nem pestanejar. então... imbuído de um fair play implacável & inconsciente, bottis bateu o penalty - de leve - nas mãos do goleiro. e o moço até se assustou, rebatendo a bola. rafael galhardo então deu uma outra linda furada, na meia lua, para abrilhantar a lambaça e aumentar o grau geral de patetice.
de amargar. com meninos thomás e maurício, o ataque do fla ciscava, ciscava e não chegava a ameaçar a meta adversária. maurício caía pela esquerda e thomás pela direita. logo depois eles invertiam e ia cada um para o outro lado. mas nenhum deles tem o hábito, o instinto, a astúcia de bater para gol.
o gol acabaria saindo quando joel já tinha metido em campo paulo sérgio e negueba e kleberson. ah. kleberson, nosso craque, recebeu uma bola de paulo sérgio na risca da grande área. porque o futebol tem dessas cousas. kleberson e paulo sérgio estavam encostados no ninho do urubu até a semana passada. eles só entraram nos planos de joel santana quando a rapaziada começou a tombar enferma por todos os lados. pois então, papito, nada mais justus que, neste mengão meiasola, o gol tenha sido feito por kleberson com passe de paulo sérgio. kleberson a dar uma de centroavante depois de receber de paulo sérgio uma linda enfiada de bola estilo messi. achei até poético.