sábado, 17 de março de 2012

não sabe, não viu, já esqueceu?

de tudo o que me irrita no futebol de todo dia, talvez o pior seja aquela frase muito comum por estas bandas: "agora é esquecer e bola pra frente que tem outro jogo".
é incrível como é fácil por aqui essa ideia de "agora é esquecer" repetida a cada resultado ruim, a cada fracasso, a cada eliminação.
oras, esquecer?
como assim esquecer uma derrota se é justamente nas derrotas que podemos tirar as melhores lições? tenho pra mim que quem esquece os próprios fracassos está condenado a repeti-los mais adiante.
claro que estou a escrever isto aqui agora por conta das entrevistas fajutas de joel santana desde nosso empate/derrota com o olimpia pela libertas-2012.
primeiro, ainda naquela noite, joel disse que nunca tinha vivido nada parecido. evidente ali que já se esquecera, tentava esquecer, a derrota na libertas-2008. bueno, joel, eu não esqueci. e duvido que meus amigos flamenguistas tenham se esquecido. então como pode um dos protagonistas daquilo se esquecer?
joel santana, meu caro, mesmo que o senhor viva cem anos, jamais te deixarão esquecer aquilo lá. (jamais eu esquecerei aquilo.)
e joel até agora está parvo com a reacção do olimpia. a dizer que não sabe o que aconteceu. que não encontra explicações. joel foi atropelado por uma jamanta - e nem viu. então não te surpreendas que ali adiante o flamengo de joel seja atropelado por outra dessas jamantas. se o treinador do time ainda não entendeu o que aconteceu...
passou da hora, joel santana, de assumir seu quinhão nessa desgraceira. o olimpia meteu um gol atrás de outro nos últimos quinze minutos. a jamanta estava rolando ladeira abaixo, e tu nem tentou sair da frente. dentro de campo, a rapaziada não esboçou reação. travou. os meninos e os marmanjos, do garoto muralha ao velho gaúcho, todos em campo travaram. e joel santana, à beira do campo, travou também. abraçou-se à pranchetinha e fechou os olhos. nada fez. não mexeu no time, não trocou jogador. nada fez. sequer foi notado por quem estava em campo.
então não esqueça da noite de quinta-feira, joel santana. não seria justo com esse time ainda em formação, não seria justo com a torcida que confia no clube de regatas do flamengo. não seria justo com quem lhe paga os salários. lembre-se do olimpia do paraguay. lembre-se diariamente do olimpia do paraguay. e diariamente trabalhe para que isso não mais se repita.
é pra isso que serve um vexame, caso tu não saibas. só pra isso.