quinta-feira, 22 de março de 2012

futebol de mentirinha & política de verdade

dona patricia amorim tem dupla missão este ano.
primeiro, a de se reeleger vereadora da cidade do rio de janeiro nas eleições municipais de outubro. em seguida, a de se reeleger presidente do clube de regatas do flamengo nas eleições internas de dezembro.
e a campanha já começou.
algumas movimentações da kartola & política se fizeram notar claramente...
a começar pela suicidária renovação com ronaldinho gaúcho, feita no estilo custe o que custar, com o clube assumindo para si valores mensais completamente fora de seu alcance. mais ou menos na mesma época, a contractação de vagner love, após ser ralentada por meses, foi então feita no afogadilho depois da volta de thiago neves para as laranjeiras. uma negociação ainda hoje mal explicada. de onde saiu o dinheiro para love? e de onde sairá o dinheiro para gaúcho?
o time de futebol do flamengo sequer tem patrocinador master. e já vamos entrar abril. estamos em plena libertadores, competição de exposição internacional, ideal para atrair patrocinadores... e nada.
(o pedido de impeachment de dona patricia, protocolado pelo ex-presidente delair dumbrosck, laranjita do senhor márcio braga, não vai dar em nada. imagine. mas também é mais um elemento nessa disputa interna que, daqui pra dezembro, vai fazer a gávea borbulhar.)
e tem o adriano imperatore. já falei aqui neste blog o que eu penso a respeito dele. compreendo que seja um tema controverso na nação rubro-negra. de minha parte, queria apenas vê-lo treinando e se tratando no clube para depois, quando ele entrar em forma, se for o caso, assinar algo envolvendo partidas et dinheiros. mas não tenho dúvida que, se patricia amorim fechar com adriano, fechará pelas razões erradas. fechará para agradar grande parte da torcida. no entanto, como o tema é controverso, ela ainda não fez nada. sabe que a chance de se queimar com adriano é real. e se queimar pessoalmente, politikamente.
patricia está quietinha. até por não saber ainda o que fazer com o imperatore. ganha tempo com as últimas pendengas entre o camarada e o corinthians paulista.
mas, esta semana, surgiu uma novidade. o time voltou a treinar na gávea. com o popstar ronaldinho gaúcho & seus amigos a serem exibido aos sócios & eleitores do flamengo. não me parece exactamente a melhor maneira de se preservar a equipe às vésperas de jogos decisivos para este semestre, esta temporada. o time do flamengo, treinando na gávea, fica mais perto dos torcedores e dos turistas. mas também fica mais perto do alarido de korneteiros e deslumbrados.
e quero só ver dona patricia se reeleger com o time embikando em campo.
para além das portas da gávea, ainda estamos para ver, em seus próximos movimentos, como patricia amorim se comportará agora com a confederação brazileira de futebol soçobrando nos destroços da fuga de ricardo teixeira. seria a hora certa para a (re)criação de uma liga de clubes. mas enquanto os dirigentes dos clubes se sentirem representados por andrés sanchez na cbf, tudo continuará do mesmo jeito. talvez seja uma boa para dona patrícia: manter este estado das cousas, um panorama que a favorece no momento. mas certamente não é uma boa nem para o flamengo nem para os demais grandes clubes.