domingo, 11 de março de 2012

o clássico da desculpa pronta

o fla-flu faz 100 anos. uh.
mas melhor guardar as comemorações para mais adiante.
que este flamengo x fluminense de hoje à noite, pela terceira rodada da taça rio-2012, foi esvaziado pelas circunstâncias....
nada mais chato do que um clássico em que os dois times têm as suas desculpinhas engatilhadas para o caso de revés.
neste estadual, os fluminensistas colocaram o boi na sombra. conquistaram a goanabara-2012 e estão garantidos na finalíssima do certame (se houver necessidade de tal instância). a prioridade nas laranjeiras é a libertas-2012, ainda mais depois da vitória categórica arrancada dentro da bombonera na última quarta-feira.
a libertadores bem que deveria ser prioridade na gávea também, oras. mas para isso o clube teria que ter alguma espécie de comando para além de joel santana & sua pranchetinha. sabemos que não é exactamente o caso. e se deixarem na mão do joel, como deixaram na mão do luxemburgo até o mês passado, tu bem podes imaginar qual é a prioridade do "rei do rio".
o problema pro papai joel nesta noite, portanto, nem será o fantasma do olimpia do paraguay, que vem nos visitar na próxima quinta-feira pela libertas-2012. joel nem deve estar pensando nisso. o fantasma pro papai joel é mesmo nosso fla todo desfalcadão.
e aqui nem estou a me referir àquele trio de volantes (aírton, williams & renato pelé), cuja falta até mesmo joel santana, mais dia menos dia, será obrigado a relativizar. desfalques sérios mesmo são felipe fora do gol e leonardo moura de volta ao departamento médico. para esses, meu caro, não temos substitutos à altura. digo isso com todo o devido respeito aos jovens paulo victor e rafael galhardo.
outro desfalque é darío bottineli. ele foi ridikula & justamente expulso na rodada passada. o bottis seria outro desses desfalques sérios. que ele é bom de bola, está claro. mas está também há tanto tempo sem entrar bem na equipe que eu, pessoalmente, nem sei se ainda gosto dele como já gostei.
o jornal "o globo", em sua edição de hoje, banca um flamengo mais ousadão no engenhão. joel deixaria quieta aquela estória de três beques. devolveria wellington ao banco de reservas. manteria os meninos muralha e luiz antonio na volância e - veja você - escalaria negueba no meio. seria um progresso e tanto para o negueba, que ainda outro dia entrou como ala direito.
já o globoesporte ponto com confia que joel manterá seu esquema com três zagueiros. daí negueba roda. rafael galhardo e junior cesar seriam os alas. muralha e luiz antonio se encarregariam de secretariar o ronaldinho, único armandinho. ou seja, o mesmo esquema que parece não ter dado lá muito certo durante o primeiro tempo do jogo da última quinta-feira, diante do emelec do ecuador.
ninguém sabe qual é a escalação do clube de regatas do flamengo por uma simples razão... o joel não contou pra ninguém, e o time sequer teve a oportunidade de fazer um colectivo ou um treino decente desde o jogo de quinta. perceba que foram apenas dois dias de intervalo entre um compromisso e outro. menos de setenta e duas horas. (abrazo para os kartolas que fazem esse magnífico calendário.)
- ah. a boa notícia é que, de uma forma ou de outra, vagner love joga.
e se love joga, podemos contar um pelo menos um golzinho no placar...