segunda-feira, 19 de março de 2012

nada pessoal, mas...

teve um momento do jogo de ontem, final do primeiro tempo, em que o scout da rede globo apresentou um dado assaz curioso: das cinco faltas cometidas pelo time do flamengo até ali, todas tinham sido cometidas pelo williams.
estatísticas não podem ser levadas ao pé da letra, algumas minúcias do futebol escapam à numeralha, mas essa - em especial - me pareceu por demais simbólica para passar despercebida após a modesta vitória sobre o friburguense, lanterna do grupo dois da taça rio-2012.
foi-se o tempo de williams, eu te diria. a cada oportunidade isso fica mais claro.
(ah. não é nada pessoal, amigo williams, me perdoe. percebas que tu és apenas o indício de algo que vem acontecendo no ninho do urubu. assim...)
williams foi titular do fla nas últimas três, quatro temporadas com os méritos lá dele. um sujeito com quatro pulmões é um sujeito útil, vai dizer que não? mas o tempo passou, o tempo passa, e o flamengo vai descobrindo, vai sendo obrigado a descobrir novas & melhores maneiras de se jogar. de modo que não consigo ver espaço para williams neste novo flamengo que, na minha opinião, pode ter um trio de jovens volantes moderninhos com muralha-luiz antonio-camacho.
no jogo de ontem, a desnecessidade de williams foi ainda mais flagrante. por estar voltando após longa temporada no estaleyro. fora da melhor forma física, portanto, e a forma física sempre foi o grande trunfo do rapaz. além disso, ele caiu meio que torto ao lado de muralha e luiz antonio. caiu para ser um terceiro volante num jogo contra o friburguense.
- e para que mesmo três volantes contra o friburguense, hein?
de modo que muralha ficou vigiando a zaga, como primeiro de meio de campo, e williams entrou pela direita, levando luiz antonio a ter que se esgueirar lá do outro lado, pela esquerda, ao avesso de onde ele costuma jogar. e como thomás e bottinelli estavam marcados em cima - pelo friburguense - lá se foi o williams armar jogadas pela direita. williams como válvula de escape.
sério. não precisamos mais de williams armando jogadas pela direita. por favor. foi um passo atrás diante do que o flamengo estava se tornando. espero que nosso treinador tenha se dado conta disso. (e espero que camacho fique bom logo e possa voltar a esse time. seria bacana vê-lo ali de novo.)