quinta-feira, 15 de março de 2012

gerardo pelusso & o provincianismo dos treinadores brazileiros

o treinador do olimpia do paraguay é o uruguayo gerardo pelusso.
uh. pois é, aquele mesmo do universidad de chile na libertas-2010.
de modo que esta noite, quando o actual campeão paraguayo entrar no gramado do engenhones, pela terceira rodada da libertas-2012, estará sob as ordens de um chefe que sabe fazer o melhor com o que tem nas mãos. e que conhece as particularidades do certame ali a ser disputado.
a arma daquele universidad era o walter montillo. o olimpia, até o momento, parece não contar com ninguém desse calibre. tem o maxi biancucchi e vamos ver quem mais. mas podecrer que o jogo colectivo dos caboclos vai ser pesado. e podecrer que o pelusso saberá como postar a equipa.
enquanto o flamengo tem o "rei do rio" joel santana, o olimpia tem um treinador tarimbado em libertadores. dois anos antes de detonar o fla de rogério lourenço em 2010, pelusso já tinha enfrentado um outro fla deste mesmo joel santana, quando ele estava no nacional do uruguay.
bueno... é impressão minha ou o clube de regatas do flamengo sempre chega à libertadores com uns treinadores de meia-tigela? ney frango, rogério lourenço, joel santana... não dá mesmo pra ir muito adiante com comandantes de tal envergadura. falo isso do fla pois este é o mengo beat, mas olhe ao redor e veja como o provincianismo de nossos treinadores já custou muitas campanhas para os times brazileiros.
dia desses o internacional de porto alegre tentou bancar um gringo, o uruguayo jorge fossati, mas teve as manhas de derrubá-lo na trairagem em plenas semifinais... pra botar o celso roth.
creio que se os clubes brazileiros quiserem subir de patamar e romper o ciclo vicioso de professores (luxemburgo, scolari, muricy, leão, sono) uma das saídas é importar esses camaradas. a se pensar.