domingo, 11 de março de 2012

mengão 2 x 0 fluminense (a chronicle)

joel santana tratou de dar uma esquentadinha no fla-flu sem graça.
deu a louca no papai joel e, como o time estava todo desfalcado mesmo, como sequer pôde treinar para esse jogo, nosso técnico aproveitou e deu logo uma mãozada na bagaceira.
sobrou pro junior cesar. com todo mundo falando mal de gaúcho & deivid há semanas, o junior cesar vinha passando despercebido. não mais. joel foi de magal pela canhota.
por falar em deivid, ele também foi barrado. nem fez falta alguma.
joel só não barrou o gaúcho. nele, quem deu um jeito foi o juizão.
mas joel armou ainda um meio de campo como nunca se vira. com o thomás de armandinho. garotos muralha e luiz antonio na cabeça de área. e... kleberson!
tudo bem que, do outro lado, tínhamos os reservas & aspirantes do fluminense. mas a vitória valeu mais do que os três pontos nessa terceira rodada de taça rio-2012. dane-se o estadual.
a vitória serviu para manter o bom ambiente entre a rapaziada e para esquentar os espíritos para - aí sim - o importantíssimo desafio da próxima quinta-feira.
quando o flamengo receberá o olimpia do paraguay pela libertas-2012. joel santana certamente ganhou algumas opções para esse jogo - só a vitória interessa etc - de vida ou morte. uh.
o clube de regatas do flamengo adentrou esta noite o engenhones com paulo victor para o gol; marcos gonzález e david braz na zaga, rafael galhardo pela direita, magal pela esquerda; muralha e luiz antonio no meio, kleberson e thomás mais à frente; ronaldinho gaúcho e vagner love para o ataque.
bola rolando, o flamengo se portou durante os primeiros minutos como era mesmo de se esperar. até parecia um time que nunca tinha treinado junto, talvez porque fosse um time que nunca tinha treinado junto mesmo. o fluminense reserva, ao menos, já tinha jogado assim algumas vezes pelo estadual. estava mais entrosadinho, por assim dizer.
esses primeiros momentos deram bem a ideia de que o flamengo só conseguiria fazer alguma coisa no ataque em jogadas individuais. e foi batata o que aconteceu. o rafael galhardo, lá pelos quinze minutos, resolveu experimentar a linha de fundo. estava chegando nela quando foi atropelado dentro d'área pelo tal do carleto. penalty. gaúcho guardou sem titubear.
os tricoletas estavam meio que comandando as acções e, numa jogada isolada, levram o gol. eles ainda estavam tentando se reencontrar, tomar pé do prejuízo, quando o magal caiu pela esquerda em velocidade para chegar até a linha de fundo e dali cruzar - exactinho como manda o almanaque - e kleberson (sim!) fechou no segundo pau.
e tudo ficou bem pro mengão. duas jogadas de linha de fundo, dois gols. agora era o flu a correr atrás.
mas, ainda no primeiro tempo, o ronaldinho gaúcho teve as manhas de acertar um piparote num camarada e, na mesma jogada, chegar solando na canela de outro camarada. oras... um tanto demais, senhor gaúcho, quando a bola está no meio de campo, quando seu time está ganhando tranquilamente, quando tu já tinhas recebido o amarelo pouco antes...
gaúcho teve as manhas de ser expulso.
toda essa cena - a expulsão, as vaias, o gaúcho - até deu a impressão de que o flamengo estava mal na parada. na verdade, estava bem. ganhando por dois gols. e assim voltou para a segunda etapa. mas, claro, sendo um time de joel santana, o fla deu uns passinhos pra trás e ficou cercando o flu durante todo o tempo que lhe restava. marcando em cima. roubando a pelota. e sabendo administrar a bola quando ela estava em seus pés.
fomos malandros como não costumamos ser. de vez em quando tentávamos um contraataque. mas o entendimento colectivo era de que o mais importante seria manter a pelota com a gente e manter o ponteirinho andando... já o fluminense foi fraco. apenas fraco. não tinha ensaiado um plano b para essa situação. eles não sabiam o que fazer com a bola. ficavam metendo chuveirada. o abel só mandou a campo o menino lanzini bom de bola faltando uns quinze minutos. e ele nem tinha fred ou deco ou qualquer bacana desses no banco para o caso de uma eventualidade. então...
então a real é que o flamengo não correu riscos.
e para não correr riscos, mesmo tendo o flu em seu cangote por quarenta e cinco minutos, acho que foi fundamental a presença de marcos gonzález. ou, se preferir um certo cinismo, foi fundamental a ausência de wellington. é que gonzález jogou bem demais. estava inteiro em cada bola. sempre sereno e na hora exacta. perto dele, até o david braz jogou sério, sem medo de dar chutões, sem aprontar na saída de bolas. a partir de gonzález, irradiou-se uma confianza absoluta por toda a nossa defesa. o paulo victor pegou tudo. galhardo e magal se superaram lá atrás. muralha e luiz antonio foram discretos e correctos. e o kleberson jogou o fino. forçoso dizer que kleberson correu como nunca. thomás se desdobrou e saiu extenuado. até o vagner love foi visto na nossa meia-lua. desta vez, o love não meteu gol. nem precisou. mas até o love estava lá metendo o pé.
só o gaúcho não estava..