domingo, 25 de março de 2012

por que luiz antonio se esquentou?

o que mais me chama a atenção no menino luiz antonio, desde que ele surgiu no meio de campo do flamengo, é o seu ar de absoluta tranquilidade.
parece que o mundo pode desmoronar à sua volta, o time pode rachar ao meio, a torcida pode invadir o gramado em desespero, que ele vai continuar cool, vai continuar acertando os passes e ainda vai chegar na entrada d'área com serenidade pra meter a bola no gol.
o que houve com luiz antonio ontem à noite?
a jogada da expulsão, tu podes me dizer, foi um exagero do árbitro. verdade. o juizão poderia ter acomodado com um amarelo. outros teriam feito isso, ou nem teriam feito nada. mas o diabo é que luiz antonio chegou disputando uma bola, na linha lateral, a chutar as canelas do colega de profissão. luiz antonio subiu o tom. não era uma bola para tanto. e assim ele permitiu que o juiz visse aquilo como uma agressão.
o destempero de luiz antonio, nesse lance isolado, talvez possa ser explicado...
o menino chega ao time profissional do flamengo. vê ronaldinho gaúcho ser expulso, vê darío bottinelli ser expulso, vê williams ser expulso, vê aírton ser expulso. e nunca nada pega pra eles. sempre tem um treinador a reclamar da arbitragem, a passar a mão na cabeça dos jogadores. sempre tem dirigente a ver perseguição contra o time. de modo que os garotos que chegam na equipe principal do flamengo, hoje, encontram um time sem limites, sem disciplina, que coleciona cartões por p*rradas & reclamações como se isso fosse o inevitável subproduto de péssimas arbitragens.
creio que isso explica, em parte, o luiz antonio a receber vermelho naquela jogada. mas...
o que explica o luiz antonio ter errado uma enormidade de passes durante quarenta minutos de jogo contra o modestíssimo volta redonda? luiz antonio errou os passes mais simples. e errou, claro, as viradas de bola e os toques em profundidade que ele normalmente acertaria. luiz antonio estava tão mal, ontem à noite no raulino de oliveira, que ele foi se enervando a ponto de, naquela disputa de bola fajuta, chegar chutando as canelas dos outros. como se futebol fosse aquilo. como se o futebol dele fosse aquilo.
ver justamente luiz antonio, o cool man, perder seu temperamento desse jeito foi uma surpresa ruim pra mim.
espero que joel santana também tenha visto dessa maneira. acho que luiz antonio precisa ser repreendido por sua atitude antidesportiva, mas também precisa ser ouvido pelo seu treinador. quem sabe ele possa apontar defeitos e dar alguma ideia sobre este nosso time que, por enquanto, se recusa a engrenar.