sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

sugestões amigas pra quem chegou agora

parece que papai joel não gostou muito do que viu ontem à noite.
mas agora que o luxemburgo já foi para o raio que o parta, não estamos aqui para espezinhar mais ninguém. então vale dar uma forcinha para joel santana que, por mais que seja sabidão, está chegando agora e pode não ter percebido ainda duas ou três cousas sobre esse time do flamengo. a ver...
joel fez certo em meter maldonado na cabeça de área. sugiro que ele continue ali. sugiro que joel deixe quietos aírton e williams. maldonado é mais experiente e mais cool, pode ficar vigiando a nossa dupla de zaga.
sugiro que joel mande para jogo o marcos gonzález o mais rápido possível. todo mundo só tem falado do vagner love, mas também precisamos de gonzalez para ontem. (será que ele vai poder ir pra argentina?) gonzalez tem vaga certa na zaga. pode tirar o welington ou o david braz. tanto faz. o importante é gonzalez entrar logo & entrar bem. e maldonado ficar ali perto.
com maldonado na butuka, sugiro que joel deixe o menino luiz antonio mais solto do que ontem. luiz antonio é jovem e tem fôlego para ir e vir, como uma sombra de leo moura, já nem tão jovencito assim. com luiz antonio preso lá atrás, apenas na marcação, perdemos qualidade na saída de bola, perdemos mobilidade na armação e perdemos até chegada com qualidade ao ataque. não estamos em condição de perder nada disso, joel já deve ter percebido.
com vagner love ao ataque, sugiro que joel puxe deivid para os lados. o deivid, desde que chegou à gávea, vem reclamando de jogar enfiado entre os beques. e já notei que, quando a bola rola, lá está deivid saindo da área pra vir buscá-la na lateral, buscá-la no meio de campo. pois bem. com loverman na centroavância, podemos dar a deivid sua última chance. se nem assim o peia actuar direito, sugiro que joel simplesmente se esqueça dele. a fila tem que andar, cierto?
sugiro ainda que joel santana olhe com carinho para muralha, thomás e diego maurício, e não apenas para o seu já adotado neguebinha. esses garotos foram muito maltratados pelo luxemburgo e um ou dois deles podem ser boas opções para darío bottinelli (que ainda não engrenou no fla) ou renato pelé (que já não engana mais ninguém por aqui). de todos os setores do time, o meio de campo me parece ser aquele que mais precisa de um choque de gestão.
para tanto, papai joel precisa se inteirar de uma ou duas cousinhas recorrentes no futebol jogado em 2012. precisa se dar conta, por exemplo, de que volantão não tem mais espaço. nem tem mais espaço um jogador que precisa que a bola venha até seu pé, um jogador incapaz de dar dois passos na direção dela - entendeu, gaúcho?