sábado, 18 de fevereiro de 2012

resende 1 x 3 mengão (a chronicle)

certas cousas não mudam. entra técnico e sai técnico, parece que este time do flamengo tem que estar com a corda no pescoço para começar a correr.
o jogo desta tarde de karnaval foi exemplar nesse aspecto. lembre que o flamengo chegou a volta redonda sabendo que precisava vencer ali o bravo resende para se classificar às semifinais da goanabara-2012. mas, mesmo assim, levou os primeiros quarenta e cinco minutos na flauta. o flamengo precisou sofrer um gol assim que voltou dos vestiários, um gol no comecito da segunda etapa, para se dignar a correr - e a jogar bola.
o flamengo então teve que virar em cima do resende para chegar nas semifinais da goanabara-2012. o mengão vai se reencontrar com seu mais dileto freguês, o vaisco da gama, na quarta-feira de cinzas. uh.
o clube de regatas do flamengo formou no raulino de oliveira, neste sábado de karnaval, com felipe para o gol; wellington e david braz na zaga, leonardo moura à direita, junior cesar à esquerda; aírton e williams na cabeça de área, luiz antonio mais à frente, ronaldinho gaúcho solto; deivid e vagner love pro ataque.
papai joel a arejar um tanto a escalação do flamengo, perto do que se vira no meio da semana. vagner love o obrigou a isso. poderia ter arejado ainda mais um tanto, se tivesse saído jogando duma vez com o darío bottinelli, mas joel preferiu meter menino luiz antonio à frente dos pitbulls aírton & williams.
- aliás, permita-me a digressão, eu acho que há um erro de leitura quanto a luiz antonio. o luxemburgo já apresentava esse erro. e agora joel o está repetindo, e deixando-o mais claro. seguinte: luiz antonio é um bom volante. ele é mais técnico, mais habilidoso, mais versátil e talvez até mais inteligente do que os volantes toscões a que nos habituamos. mas ele não é um meia armador. ele é apenas um volante melhor do que a média dos volantes brazileiros. o que não significa que luiz antonio tenha a visão de jogo, a contundência e a precisão em bolas que esperamos de um meia armador. depois gostaria de voltar a esse tema. acho que é oportuno pensar nisso para tentar entender, no contexto dos últimos jogos, a brutal queda de rendimento de luiz antonio.
de modo que o flamengo só foi ter uma criação de jogadas - propriamente - quando bottinelli entrou no segundo tempo. durante a primeira etapa inteira, leo moura dava a impressão que jogava sozinho contra o mundo inteiro. o trio gaúcho, deivid & love parecia esperar que a bola chegasse a seus pés. então víamos williams e aírton armando o time no grande círculo.
e assim perdemos quarenta e cinco minutos.
joel voltou com bottinelli para a etapa posterior. mas o jogo logo sofreria uma guinada do destino. foi o gol do resende. um gol de bola aérea sobre nossa zaga. um gol manjado, previsível. longe de ser um gol surpreendente, ele fez jus ao time que - distante léguas de ser brilhante - ao menos estava mais inteiro em campo. o resende tinha entrado claramente para primeiro se defender - e depois ver o que dava pra arranjar no ataque. nesse clima, já metera uma bola no travessão aos dois minutos da etapa incial. e nesse mesmo clima, voltou para a segunda etapa novamente no cangote do rubro-negro.
se o gol não foi surpreendente, longe disso, talvez a resposta flamenga a ele tenha sido.
o flamengo teve uma reacção imediata. o time inteiro passou a correr em campo. como se fôssemos onze leos mouras. e darío bottinelli encontrou-se com o ronaldinho gaúcho. um encontro que só podia mesmo dar em boa cousa. deu em dois gols em três minutos. o empate veio com bottis batendo eskanteio pela direita do nosso ataque, e a bola caindo na testa do gaúcho, bem na riska da pequena área. e a virada foi bela. gaúcho ganhou uma dividida na zona do agrião, a pelota sobrou para bottis ali ao lado, e ele abriu gostosamente para leo moura a descer pela ponta direita, e moura centrou para vagner love a fechar no primeiro pau. bonito de se ver.
a virada do mengão incendiou o raulino de oliveira. o resende, coitado, de repente se viu levando olé para a festinha das arquibankadas. o clima do jogo virou em cinco minutos, em menos de cinco minutos, simplesmente por que o flamengo se tocou de que aquilo que ele precisava para vencer o modesto adversário estava em si próprio: seriedade, concentração & espírito ofensivo.
neguebinha ainda entrou e fez o terceiro em contraataque estilingado pelo nosso mvp leonardo moura. garantindo enfim a vitória do mais fuerte. e enquanto garoto negueba comemorava seu gol, eu pensava cá comigo - por que não jogamos assim desde o primeiro minuto?