domingo, 12 de fevereiro de 2012

mengão 2 x 0 nova iguaçu (a chronicle)

e o flamengo ganhou do nova iguaçu com gols de deivid & renato pelé, os dois titulares rubro-negros mais kornetados por este adorável blog beat. será esse o dedinho mágico de papai joel santana já a se fazer sentir em seu segundo jogo?
ou será o amor de vagner love grande o suficiente para redimir a todos nós?
ha. são cousas do campeonato karioca. é o risco que corremos todos os anos: a gente passa a patrola nos timekos do estadual e chega cheio de vento para o nacional. ou para a libertadores, neste caso.
de toda forma, me parece ser notável & indiscutível que o flamengo desta tarde tenha sido um tanto mais convincente do que aquele das semanas anteriores. pior para o nova iguaçu, o oponente frágil & desinteressado que nos coube para esta sexta e penúltima rodada da goanabara-2012.
é uma pena que não poderemos ter love para o importantíssimo jogo da próxima quarta-feira, contra o lanus, lá na argentina, a valer pela libertas-2012. te digo isso porque me parece ter ficado claro que o vagner love emprestou outra cadência, outra logika e outro ânimo ao ataque rubro-negro.
o clube de regatas do flamengo chegou esta tarde ao estádio moacyrzão, em macaé, com felipe para o gol; wellington e david braz na zaga, leonardo moura pela direita, junior cesar pela esquerda; williams na cabeça de área, luiz antonio e renato pelé para a meiúca; ronaldinho gaúcho à frente; deivid e vagner love ao ataque.
joel santana quase ousado ao meter um trio de frente gaúcho, deivid & love. joel santana nada ousado ao meter williams na cabeça de área e não deixar menino muralha sequer no banco de reservas pra pegar uma brisa nesta tarde de verão.
o flamengo começou a partida um pouco mais ligadinho do que de costume. nada muito especial, nada rebimbante ainda - e talvez seja apenas boavontade da parte deste espectador - mas o suficiente para mantermos a bola em nossos pés por mais tempo do que nos pés dos outros.
love parece forçar deivid e gaúcho a uma movimentação que ou eles faziam pouco ou eles faziam inutilmente. desta feita, o primeiro gol saiu justamente da movimentação dos três: bola de love para gaúcho na entrada d'área, bola de gaúcho pro loverman já dentro da área, e deivid a aparecer libre na pequena área para faturar o rebote do arqueiro neoiguaçuano. simples, bonito e difícil de impedir.
deivid já tinha feito um gol, minutos antes, mas estava debaixo da saia. com este gol que valeu, aos vinte e poucos, o flamengo deu aquela sossegadinha e tratou de manejar a pelota - sem pressa alguma - até o intervalo. e o segundo tempo foi indo nesse batidão malandro. o fla em ritmo de treino, em ritmo de pré-carnaval. e acontece de o nova iguaçu ser limitado demais para se sobrepor a essa vontade, para se sobrepor ao nosso escasso meio de campo - note que ficamos apenas com antonio, williams e pelé para dar conta de todos os adversários - talvez seja um problema esperando pra acontecer quando pegarmos um time de igual pra igual.
por hoje, deu pro gasto. mesmo com williams conseguindo levar cartão amarelo até num joguito morno como este, mesmo com luiz antonio bem abaixo daquele vigor e daquele azougue aos quais nos afeiçoamos. de nossos homens de meio de campo, foi o renato pelé quem esteve mais actuante. pelé subiu ao ataque pela canhota com rara constância, soube chamar junior cesar, soube encontrar gaúcho, e foi premiado com um gol de falta num daqueles tirambaços dele.
do meio de campo pra frente, o flamengo-2012 pode começar a tomar jeito. resta cuidar do meio de campo pra trás. resta torcer por marcos gonzález. tomara que nosso beque chileno entre logo no time. só de ver wellington & david braz, mesmo num joguinho fácil desses, me dá até um aperto no coração.