quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

três desafios para o mengão

o clube de regatas do flamengo abre hoje sua campanha nesta libertas-2012. 
estamos a ocupar o grupo dois, ao lado do lanus da argentina, do olimpia do paraguay e do emelec do ecuador. vamos, portanto, dar aqui uma olhadica por cima dessas equipes, a tentar tomar pé do que nos aguarda proximamente. uh. pode pegar a pranchetinha, papai joel...

club atlético lanús
está na libertas-2012 por conta de uma média de pontos entre o clausura-2011 & o apertura-2011 da argentina. é o time do grupo dois que menos frequenta o certame internacional. mas não se deixe enganar. o lanus está cheio de cobra criada. seu mais famoso jogador é o meio-campista ítalo-argentino mauro camoranesi. aquele que foi campeão mundial n'alemanha-2006. camoranesi não jogará esta noite contra o flamengo. mesmo assim, o time do treinador gabriel schurrer tem ainda outros camaradas experientes, como o atacante mario pavone e o meia uruguayo mario regueiro. mas dizem que o craque, mesmo, é el enganche diego valeri. foi bastante alardeado cá no brazil o facto de o lanus, dia desses, ter levado uma taca do barracas central, um time da terceira divisão, e daí ter sido devidamente eliminado da copa argentina-2012. mas o lanus já estreou no clausura-2012 e chega embaladão por um sakode no san lorenzo almagro (4 x 1). o lanus manda seus jogos no estádio ciudad de lanus, pertinho de buenos aires. a cancha é mais conhecida como la fortaleza.

 

club olimpia
está na libertas-2012 por ter sido o campeão do apertura-2011 do paraguay. aliás, foi o primeiro título nacional do mais popular time de assunção em onze anos. (o que ajuda a explicar o facto de eles não disputarem uma libertadores desde 2004.) eles voltaram ao certame internacional para sua trigésima-sétima participação em não-grande estilo: já perderam pro emelec, em guayaquil, na semana passada. mas, se nós flamenguistas gostamos de lembrar do caneko de 1981, certamente os olimpianos têm muito a lembrar: 1979, 1990 e 2002. dentro de campo, o time do matreiro treinador gerardo pelusso ainda conta com dois veteranos da última conquista: o beque julio cesar cáceres e o meia uruguayo sergio óterman. o olimpia tem também um artilheiro conhecido da rapaziada: maxi biancucchi, o nosso maxi goyabinha. o olimpia manda seus jogos no estádio defensores del chaco, cujo próprio nome já traz um cheirinho de libertadores, e cujas arquibankadas costumam receber a gostosilda da larissa riquelme.



club sport emelec
está na libertas-2012 por ter sido o campeão do ecuador em 2011. assim como o olimpia, adversário que derrotou na abertura deste certame, na semana passada, o emelec é um habitué de libertadores. está em sua vigésima-terceira campanha. mas quase nunca consegue passar da primeira fase. o mais longe que chegou foi numa semifinal, em 2007, perdendo pro gremio portoalegrense. aliás, vale ter em conta este detalhe: em dezesseis oportunidades, o time da companhia electrica do ecuador jamais perdeu para uma equipe brazileira numa libertas - jamais - viu, papai joel? mas vamos ficar espertos mesmo assim porque este actual emelec, dirigido por marcelo fleitas, vai bem no nacional e tem como seu principal jogador o atacante argentino luciano figueiroa. foi ele mesmo quem bateu o penalty que deu a vitória sobre os paraguayos. os emelequianos mandam seus jogos em seu caldeirão particular, o estádio george capwell, na ciudad de guayaquil.