sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

mengão 0 x 0 olaria (a chronicle)

que felicidade esse empate!
te dizer que nunca na vida fiquei tão aliviado por um empate com o olaria. passei metade da segunda etapa contando no reloginho os minutos que faltavam...
sem exagero. a gente gosta da gurizada e tal. mas espero jamais ver novamente um time do flamengo levar pressão d'olaria como esta que acabamos de levar. não quero mais ver isso nem no showbol.
uh. vamos tentar compreender o contexto...
1. o clube de regatas do flamengo está em cacos. 2. o time principal jogou uma partida muito mais importante há menos de quarenta e oito horas. 3. daí o mengo b foi um mengo c esta tarde. 4. o mengo c foi dirigido pelo inexperiente jaime de oliveira, um dos poucos sobreviventes do passaralho rubro-negro.
de certa forma, fica agora a impressão de que o pior já passou, fica a ideia de que dificilmente tanta desordem & desmando acontecerão novamente ao mesmo tempo. (será?)
o clube de regatas do flamengo hoje chegou ao engenhão com paulo victor ao gol; gustavo geladeyra e marlon na zaga, joão felipe pela direita, magal pela esquerda; maldonado e aírton na cabeça de área, lorran e adryan no meio; thomás e lucas para o ataque.
ou seja, um time essencialmente de moleques, com maldonado estrategicamente lançado ali no meio pra acalmar os ânimos, uma vez que nenhum dos envolvidos na partida contra o real potosí foi relacionado para esse clássico do futebol karioca valendo pela terceira rodada da goanabara-2012.
durante o primeiro tempo, não obstante o calor abrasivo e o ritmo árido imposto à pelota, até que o fla teve as manhas de ir levando. (principalmente se espiarmos esse desempenho agora, depois da terrível segunda etapa.) thomás e lorran pareciam inspirados. adryan e lucas, até que nem tanto, mas cada um deles bateu perigosamente uma falta contra o arco d'olaria. o flamengo trocava passes com malícia e correção. mas faltava-lhe aquele punch na hora de bater pro gol, aquele punch que derruba o adversário.
curioso, aliás, como esse mesmo punch também falta ao time titular...
e o olaria, donde despontava o viejo pedrinho, nem chegava a incomodar nossa retaguarda. até que, no intervalo, alguém dali deve ter se dado conta de que esse flamengo - repare - estava bem frágil. daí os caboclos voltaram a campo com toda uma nova atitude. foram quinze minutos de total supremacia olariana. com duas bolas a estourarem no travessão de paulo victor. com o fla reduzido a tentativas nervosas de contraatacar. com um volante de nome araruama a entrar na nossa área como se estivesse no quintal da casa dele.
sorte que o regulamento do karioca-2012 prevê o tal "tempo técnico" aos vinte e poucos minutos de cada etapa. o flamengo, pode-se dizer, foi salvo pelo gongo. jaime de almeida aproveitou esse intervalinho para meter menino vitor hugo no lugar de maldonado. àquela altura, o maldonado estava extenuado. muerto. e aconteceu que, com a queda de seu jogador mais experiente, o time inteiro foi se enterrando no engenhones - note que o aírton não acertou um único e maldito passe em toda essa segunda etapa.
o flamengo, sem maldonado, ficou um bocadinho mais aprumado. com o lento passar do tempo, o olaria foi arrefecendo em seu ímpeto. bateu um cansaço colectivo e o jogo virou um franko peladão. qualquer sentido de armação de jogadas foi abandonado de parte a parte, substituído por chutões das mais diferentes formas & feitios.
e o empate, afinal, não estava assim tão mal para este olaria que tinha perdido os dois primeiros jogos...