sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

jaime de almeida & jaime de almeida filho

jaime de almeida (1920-1973) é um nome da chamada geração perdida do futebol do século vinte. aquela geração de atletas que viveu seu auge nos anos 1940 e que não pôde actuar em nenhuma copa do mundo.
jaime de almeida, então, fez a larga parte de sua história no clube de regatas do flamengo. foi zagueiro do fla nos anos 1940. com biguá e modesto bria, jaime de almeida formou no flamengo uma das mais lendárias linhas médias de sua época. com eles, conquistou quatro campeonatos cariocas - incluindo aí o célebre tri de 1942-1943-1944 comandado por zizinho.
e serviu à seleção brasileira de futebol.
jaime disputou mais de trezentas partidas pelo fla e jamais defendeu a camisa de qualquer outro clube. quando se aposentou, dirigiu o flamengo um tanto de oportunidades a partir do final dos anos 1940.

e também foi no flamengo que se iniciou a carreira de jaime de almeida filho.
jaime é filho de jaime de almeida. e, como o pai, era zagueiro. jogou no flamengo nos anos 1970 e depois defendeu o são paulo.
jaime de almeida filho voltou ao flamengo no final de 2011, para trabalhar junto à comissão técnica do professor luxemburgo. mas sua contractação foi feita por isaías tinoco e talvez por isso ele tenha escapado do passaralho desta semana.
jaime de almeida filho, assim, dirigirá o time do flamengo logo mais contra o olaria.
boa sorte para ele.