terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

salve dejan petkovic

dejan petkovic talvez seja o maior nome do clube de regatas do flamengo após a era zico. o sérvio mais rubro-negro do planeta já tinha entrado indelevelmente para a história de nossa nação ao meter na forquilha de helton aquela pelotinha marota aos quarenta e três minutos do segundo tempo.
só por conta do gol do tri, petkovildo já mereceria uma música do jorge ben, uma placa na gávea & nossa eterna gratidão.
mas petkovic, o popular pet, depois faria muito mais que isso. se ele estava correndo o risco de entrar na história do flamengo por um único gol - e que gol! - qualquer chance de isso acontecer foi por terra na recta final do brazileiro-2009 quando aquele flamengo de andrade, adriano & pets criou todo um novo parâmetro para os certames por pontos corridos disputados neste país.
o nosso único título nacional para além da doirada geração de zico & leovegildo.
o título que carimbou para sempre petkovic no imaginário de todos nós, flamenguistas.
a conquista do campeonato nacional de 2009, portanto, é o clímax e o epílogo de "o gringo", documentário sobre vida & obra de dejan petkovic. o filme é aberto pelo tricampeonato estadual de 2001 e é fechado pela conquista de 2009. a volta olímpica do veterano petkovildo dá a este filme o merecido fecho de ouro que o mundo real ficou devendo a pets.
este é justamente um dos milagres do cinema: a reinvenção da vida. a possibilidade que temos de reordenar os factos, rearranjar os personagens e assim criarmos um final feliz. ou, ao menos, um final à altura de nosso heroi.
"o gringo" teve uma modestíssima exibição nos cinemas do país, basicamente passou apenas no rio de janeiro, mas agora em dvd pode se multiplicar por aí, se multiplicar por mil nos lares flamenguitas. pois se pets é o heroi desta fita de acção, pode-se dizer que o flamengo é o espaço onde ocorre os maiores gestos de heroísmo. mas não é o único cenário, não. embarcamos com pets até o friorento inverno sérvio, para conhecermos o campinho do estrela vermelha de belgrado e nos encontrarmos com os amigos & a família de dejan petkovic. passamos em seguida por madrid, onde o jovem insolente petkovildo se estranhou com o poderoso fabio capello do real madrid. depois passamos por salvador, onde pets chegou para ficar seis meses no vitória da bahia. e mais tarde passamos também pelas laranjeiras e por são januário. um período da carreira do jogador que é lembrado com orgulho e com fineza, mas com o devido distanciamento crítico. pois sabemos todos onde essa estorinha vai dar...
"o gringo" traz rico material de archives. sorte a de pets ter sido um jogador contemporâneo, que teve cada etapa de sua carreira registrada em video profissional. assim podemos ver dezenas de gols do craque. muitos deles, gols de falta. gols iguais àquele do tricampeonato, deve ter uns seis ou sete, mas na verdade não tem nenhum.
e como esse é um documentário official, produzido pelo irmão do pets, tu já podes saber que ouviremos apenas parte da história. mais precisamente: ouviremos a parte mais bonita, edulcorada da história. não tem o delair dumbrosk, por exemplo, a dizer que pets só voltou ao flamengo em 2009 por conta de antigas dívidas trabalhistas. nada disso. temos apenas dejan petkovic, o ídolo escanteado no banco de reservas. o veterano injustiçado que dali seria resgatado por andrade. o artilheiro redivivo que, de volta ao gramado, conquistaria o mais improvável dos canekos.
essa é apenas uma parte da história - nós sabemos disso - mas que história, hein?


e tu poderás dizer aos netinhos: vovô viu petkovildo jogar