segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

o menino luiz antonio & o empobrecimento do futebol brazileiro

é curioso o caso de luiz antonio no clube de regatas do flamengo. pois me parece ser sintomático deste actual estado das cousas do futebol nacional. por que, de repente, não há mais espaço para luiz antonio no time do flamengo? como pode ter perdido espaço, em tão pouco tempo, ele que tão bem apareceu ainda outro dia? como pode luiz antonio não caber mais no time titular do flamengo se o time titular do flamengo sequer melhorou em relação à equipe do ano passado?...
luiz antonio me faz lembrar casemiro, do são paulo futebol clube. casemiro surgiu no morumbi como um pequeno assombro. veja você: um jogador de pegada, um jogador bom de marcação e de roubo de bola, que consegue atinar o que fazer com a pelota, que consegue chegar ao ataque e até mesmo chutar pra gol. casemiro logo entrou na fila das promessas do futebol nacional. todo um novo spfc seria erguido, falava-se isso há cousa de um ano, a partir de lucas e de casemiro. mas 2011 não foi um ano bom pros tricolores, e deu-se que casemiro foi perdendo moral, acabou preterido - e hoje está entre as tarefas do treinador emerson leão recuperá-lo, recuperar um camarada que estava estourando dia desses.
luiz antonio me parece casemiro. até no físico. são dois garotos que não têm aquele porte avantajado dos volantões valentões que nossos treinadores tanto admiram. até por isso eles saem perdendo na disputa por posição, pois muitas vezes a luta que se dá nas internas de uma equipe é a luta do corpo-a-corpo. os mais altos, de maior envergadura, costumam prevalecer - pergunte ao airton. é assim desde os fraldinhas.
e luiz antonio ainda carrega o seguinte problema para nossos treinadores: é refinado demais, técnico demais para ser um cabeça de área carateristiko, mas acaba sendo pouco criativo, e esmerilhador de menos, tarimbado de menos, para disputar espaço entre os armandinhos da meia-cancha.
até porque cada time desses comporta um único armandinho - e vá lá - para três, quatro volantes.
daí que o luiz antonio vai ter que brigar pela vaga no time de joel santana com darío bottinelli, e não com os pitbulls airton & williams. luiz antonio deixa o time mais "leve", esse é o termo que eles usam, "leve" demais, sabe?
o tostão, que provavelmente sabe de futebol mais do que eu, tem tema recorrente em suas colunas. ele sempre aponta essa falha estrutural na actual "escola brazileira" que empurra os jovens e ágeis meias para o ataque, mantendo o meio de campo um terreno palmilhado pelos brutos, pelos carniceyros. o custo disso, a curto prazo, é um bando de luizes antonios e de neguebas em crisis de identidade - serão meias? serão atacantes? serão ponteiros? serão jogadores de segundo tempo?...
o custo, a médio e longo prazo, é a esterilização do meio de campo, a escassez de armadores, o empobrecimento de nosso futebol.