domingo, 5 de fevereiro de 2012

o leo moura voltou!

te dizer que eu já não pensava em grandes actuações de leonardo moura para esta temporada.
depois de ter feito um 2011 bem abaixo do que dele costumamos esperar, o próprio moura parecia ter percebido que estava chegando, está chegando ao seu limite físico. durante as férias de dezembro, ele deu entrevistas admitindo que este 2012 deve ser sua última temporada como lateral direito.
é batata. a idade chega para todos. ele tem trinta e três. e ainda tem bola para jogar de meia, mas as pernas & os pulmões não são os mesmos de quando chegou ao clube de regatas do flamengo em 2005.
fosse o flamengo, aliás, um time sério, a braçadeira de capitão rubro-negro estaria com este senhor. e não com o gaúcho.
porque a braçadeira não deveria ser dada para o caboclo que joga melhor, que ganha mais dinheiro ou que seja mais famoso. é mais que isso. assim como no barcelona o capitão é o puyol, e não o messi, o capitão do fla deveria ser leo moura, por ser aquele entre os titulares com mais história no clube. enfim.
leonardo moura pode não usar a braçadeira de capitão mas ele é o nosso líder espiritual. continua sendo. e isso ficou ainda mais claro - taí o que quero dizer - naquela partida da última quarta-feira. o flamengo não deu nó tactico no modestíssimo real potosí, nem deu banho de bola nos bolivianos ou sobrou em campo como poderiam esperar. ganhamos com certo custo, sem nenhuma folga, ganhamos porque tínhamos que ganhar. ganhamos porque jogamos com a alma.
e quem foi nosso melhor homem em campo?
ele já tinha sido, uma semana antes, a quatro mil metros de altitude, senão o melhor, um dos melhores do flamengo em potosí. ele e menino luiz antonio. depois, no jogo do rio, ele e gaúcho foram os melhores. não à toa o primeiro gol foi de moura em bola de gaúcho, e o segundo foi de gaúcho em bola de moura. aliás, que passe o leonardo moura tirou da cartola aos quarenta e seis do segundo tempo, hein?
e mais do que isso, moura transmitiu sobriedade & seriedade ao resto do time. até mesmo à nossa periclitante defesa, que tanto tem exigido dele nos últimos tempos. mesmo assim, ainda teve vigor e disposição para ir à frente - e fazer a diferença para nós.
seja benvindo de volta, leonardo moura. você estava nos fazendo falta.