segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

nossos homens na amerika

saiu a lista de inscritos do clube de regatas do flamengo à libertadores-2012. papai joel não inventou nada. tudo conforme o previsto... para entrar o atacante vagner love, saiu o atacante jael. para entrar o zagueiro marcos gonzález, saiu o zagueiro marlon. para entrar o lateral rafael galhardo, saiu o lateral joão felipe. foram essas as três substituições que joel podia fazer em relação à lista entregue pelo professor luxemburgo para a pré-libertas.
(dos jogadores mais conhecidos pela torcida, acabaram ficando sem passaporte os garotos diego maurício e adryan.)

goleiros: felipe, paulo victor e césar
zagueiros: marcos gonzález, wellington, david braz e gustavo geladeyra
laterais: leonardo moura e rafael galhardo, junior cesar e magal
volantes: williams, luiz antonio, maldonado, aírton e muralha
meias: renato pelé, darío bottinelli, camacho e thomás
atacantes: ronaldinho gaúcho, vagner love, deivid, negueba e lucas


uh. concordo com todas as escolhas. nosso time é esse mesmo. mas agora me permita, por obséquio, duas ou três considerações...
realmente ficou faltando um zagueiro experiente. a esperança flamenga agora é totalmente refém de gonzález, um caboclo que nem jogou ainda. esperamos que seja ele o beque experiente, malandro, cantador de jogadas e bom nas antecipações que o alex silva não conseguiu ser em sua passagem pelo flamengo, abreviada por sua fuga pela porta dos fundos. mas, na melhor das hipóteses, gonzález se ressentirá de um parceiro de zaga. nenhum dos outros inscritos para a posição nos transmite a menor confiança. daí seria recomendado ter alguém como o maldonado na cabeça de área, sabe? alguém rodado e ajuizado. alguém moderado, em vez de celerados como aírton e williams.
fora isso, perceba como este é um elenco carente também em armadores. desses quatro "meias" apontados pela comissão técnica, os únicos propriamente meia-armadores me parecem ser bottinelli e camacho. porque o renato pelé está mais para volante do que para criador de jogadas. e thomás está mais para meia-atacante. essa carência não é novidade. no ano passado, sem camacho e com vander machucado, era ainda pior. porque thiago neves também não era exactamente um meia-armador, e nem por instante algum foi. então volta e meia aparecia o gonzalo fierro em campo, e também não dava certo.
e vagner love, por fim, vai se encaixar gostosamente em nosso ataque. tenho fé. ele vai entrar bem e vai dar conta de fazer os gols que estão/estavam nos faltando. e periga até deivid e gaúcho subirem de produção ao lado dele. mas não deixa de ser interessante notar que o único centroavante propriamente dito que temos entre esses vinte e cinco jogadores é lucas. o menino lucas que, dia desses, ainda estava a treinar entre os juniores. de toda forma, sou mais lucas que itamar. ah, o itamar...