sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

catorze dias & muito serviço pra joel

joel santana pegou o bonde andando.
e o antigo bonde sem freio já teve de dar um cavalo de pau nas semifinais da goanabara-2012.
devidamente alijado do primeiro turno de seu tão querido estadual, papai joel agora terá uns dias libres pela frente. de folga no final de semana, o próximo compromisso do time do flamengo será na noite de quarta-feira, valendo já pela primeira rodada da taça rio-2012. quando pegamos o boavista em macaé.
e o mais importante: libertadores-2012 só a partir do dia oito de março. quando recebemos o emelec no rio.
são catorze dias até lá. praticamente uma nova pré-temporada.
pois perceba que, se joel santana pediu três jogos para tomar pé da situação, ao chegar às pressas ao clube de regatas do flamengo, ele já cumpriu o período probatório e agora então podemos começar a cobrá-lo.
por enquanto, me parece que papai joel só tem dado passos para trás em relação ao (pouco) caminho andando pelo antecessor nesses últimos meses. o luiz antonio, que vinha sendo um dos pulmões do time, perdeu espaço no meio de campo, e a meninada inteira parece ter perdido espaço também. exemplo: negueba voltou a entrar em campo faltando cinco, dez minutos. regredimos àquela velha dupla aírton & williams. e se luxemburgo tinha pudores em tirar renato pelé do time, joel também parece não querer mexer nele. daí, pra vagner love ter vez nessa formação, só mesmo mandando o darío bottinelli de volta ao banco de reservas. e assim perdemos, novamente, nosso único meia-armador do elenco. sem dizer que o ronaldinho gaúcho está jogando/se lixando cada vez menos.
tudo isso, todos esses pontos, na minha opinião, são mais sérios e importantes e urgentes do que ficar falando do gol perdido por deivid, que se tornou tema único das conversas sobre o flamengo e seu fracasso na goanabara-2012. preocupante - não?
enfim... parece que joel começou a trabalhar. ontem tivemos um jogo-treino contra o bonsucesso. valeu para o papai espiar a molekada que não vem tendo vez. valeu para marcos gonzález jogar pela primeira vez com os novos companheiros. o reerguimento do flamengo passa forçosamente pela entrada de gonzález em nossa zaga. e passa por um melhor aproveitamento dos garotos. mas de nada adiantará botá-los pra jogar contra o bonsucesso ou o boavista se o treinador não estiver com mente aberta & espírito desarmado suficientes para saber aproveitá-los para consertar o que há de caduco e manjado no time principal.
de modo que, por incrível que pareça, a derrota no primeiro turno no estadual pode vir a ser uma boa para o flamengo a curto, médio prazo. isso desde que o ôba-ôba dê lugar ao trabalho. e joel terá que assumir daqui pra frente todas as bronkas que estourarem por lá, por aqui. terá que rever alguns de seus conceitos e terá que ser macho para mexer nas vacas sagradas do clube.
(enquanto isso... a libertas segue em frente. o olimpia bateu ontem o lanus em assunção, com gol de maxi goiabinha. abre o olho, joel.)