segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

seis missões para papai joel

joel santana não é nenhum cabaço. o caboclo vai treinar pela quinta vez o clube de regatas do flamengo. já vivemos juntos os variados sortilégios que o futebol guarda para quem dele se afeiçoa. ganhamos título estadual, escapamos do rebaixamento nacional, passamos vergonha internacional.
papai joel, portanto, conhece bem nosso clube. e nós conhecemos bem nosso treinador. de toda forma, para ajudá-lo, aponto aqui meia-dúzia de questões deixadas irresolvidas pelo professor luxemburgo.
caso consiga deschavá-las, papai joel já terá feito um bom trabalho - e deixado o time do flamengo bem melhor do que isso que temos visto por aí.

1. fechar a retaguarda
marcos gonzález está para estrear. ouvi dizer que ele jogava num sistema de três beques no universidade de chile. e a gente sabe como joel gosta de três beques. pode ser por aí a solução para o mais crônico problema do fla: um miolo de zaga falho em bolas altas, lento na marcação, imaturo na hora do aperto.
2. sofisticar o meio de campo
o meio de campo é a essência de um time de futebol. não há mais espaço para volantes brucutus que não acertem um passe de cinco metros, não há mais espaço para armandinhos talentosos que não corram atrás da bola. veja o barcelona. veja a seleção d'alemanha. o fla não tem nenhum xavi, nenhum schweinsteiger. mas tem a obrigação de entender como se joga futebol hoje em dia.
3. encaixar o artilheiro do amor
vagner love também está para estrear. caberá a joel santana acertar o camarada no comando de nosso ataque, que anda broxado & estéril desde a dissolução do império do amor no primeiro semestre de 2010. deivid pode ser útil, como segundo homem. gaúcho pode ser deixado solto. joel tem que acertar o time inteiro, do meio pra trás, para aí sim poder deixar que nossos avantes se entendam.
4. tratar bem da molekada
luiz antonio, muralha, galhardo, marlon, frauches, joão felipe, joão vitor, lorran, diego maurício, negueba, thomás, adryan, lucas... o flamengo tem gente nova, doida pra jogar bola, estourando de saúde. mas não adianta meter moleque em campo faltando dez minutos pra acabar o jogo. nem adianta montar um time só de juniores e despachar para macaé enfrentar o madureira. joel santana terá que ter sensibilidade e senso de oportunidade para saber quem escalar, como escalar, quando escalar. papai joel tem que ter amor e carinho.
5. bancar a taça libertadores da américa
é bom ganhar o estadual, não é mesmo? mas deve ser bem melhor ganhar a libertas. uma sugestão: que tal ver como é ganhar a libertas? o novo treinador do time e a diretoria do clube têm de deixar claro o seguinte: este ano vamos tentar a libertadores. que eles deixem isso claro logo. ainda esta semana. ainda antes de viajarmos pr'argentina ter com o lanus.
6. honrar o clube de regatas do flamengo
desde o brazileiro-2009 ainda não conseguimos dar uma cara de flamengo para o time do flamengo. paparicos, indisciplinas, sabotagens, fofocayada. dona patricia amorim já queimou andrade, rogério, silas e luxemburgo. pra nada. ainda não se vê em campo um time que seja digno da camisa que veste. e ao falar disso, perceba, nem estou me referindo a ganhar títulos. estou me referindo a respeito e seriedade. estou me referindo a empenho e dedicação. estou me referindo à alma.

pronto. é mais ou menos isso. molezinha, nã?