quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

mengão 1 x 2 boavista (a chronicle)

o flamengo perdeu de virada pro boavista. oh.
mas o resultado final talvez não dê conta de expressar com a veemência necessária o completo fracasso técnico & táctico que foi o time do flamengo nesta noite de quarta-feira.
o resultado, em si, paciência. que se dane esta taça rio-2012.
mas o flamengo tem libertas-2012 na próxima quinta-feira. e o panorama para o duelo com o emelec é francamente desalentador.
não tenho estômago para ficar esperando a entrevista do papai joel santana, nos vestiários, tentando explicar o papelão. certamente ele vai dizer qualquer cousa a respeito das ausências de seus craques ronaldinho gaúcho e leonardo moura, dos compromissos do marcos gonzález, do pé do aírton. e reclamar da arbitragem.
tudo isso já sabemos.
e acrescente-se à lista de baixas rubro-negras o williams, que teve o tornozelo arregaçado esta noite por um carniceyro.
mas nada disso é desculpa para o futebol precário. desculpa para mais uma atuação ridikula do senhor renato pelé. desculpa para mais uma participação decepcionante de darío bottinelli. desculpa para mais uma aparição de deivid tal qual alma penada.
e joel também colaborou para o triste espectaculo...
o clube de regatas do flamengo apresentou-se no moacyrzão, em macaé, para a primeira rodada da taça rio-2012 com felipe ao gol; wellington e david braz na zaga, rafael galhardo pela direita, junior cesar pela esquerda; williams e muralha na cabeça de área, renato pelé e darío bottinelli mais à frente; vagner love e deivid ao ataque.
papai joel começou surpreendendo a galera ao tirar lorde williams do castigo. esperava-se que ele fosse de maldonado, uma vez que williams deu um miguel num treino durante a semana. mas joel na hora do aperto bancou williams de volta - e agora até dá para entender as razões dele...
quando williams deixou o campo chorando, meados da primeira etapa, deu vez a maldonado. e pudemos então assistir ao veterano chileno sendo envolvido por um jovencito veloz do boavista. o caboclo entrou na área flamenga pela linha de fundo. maldonado tentou desarmá-lo num carrinho. mas, sem o tempo de bola que uma intervenção dessas exige, ele fez um dos penalties mais clamorosos do estadual.
e assim, aos quarenta e sete do primeiro tempo, o boavista empatou um jogo que não merecia mesmo estar perdendo.
o flamengo tinha achado seu gol logo no comecinho. quando deivid chutou de longe, a pelota estourou na trave e ficou à feição de love no rebote dentro da pequena área. loverman furou de maneira desconcertante, ia parecendo o amigo deivid, mas conseguiu recobrar o prumo e acertar o segundo chute. o gol atabalhoado, agora percebemos, foi como um aviso de que as cousas não seriam assim tão simples.
o boavista de alfredo sampaio nem sentiu muito o golpe. o time de saquarema deixou que o fla se enganasse com o placar, permitiu que nossos jogadores se encostassem em campo. por um bom tempo, o pakato boavista sequer nos ameaçava. como se estivesse incentivando os adversários a deixarem por isso mesmo - um a zero de saída - lei do menor esforço.
não sei te dizer se foi mesmo caso pensado. pois pareceu. que à medida que o tempo passava, o fla levava em banho-maria, e o boavista foi chegando, foi chegando. quando vagabundo se deu conta, já tinha bola cruzando rasteira a área do flamengo, e nossa zaga olhando, já tinha bola batendo na trave de felipe, e nossa zaga olhando, já tinha maldonado fazendo penalty, e nossa zaga olhando.
o boavista teve a maior calma quando saiu perdendo no primeiro tempo. pois bem... quando o flamengo levou o segundo gol do boavista, ainda faltavam largos vinte, vinte e cinco minutos para acabar a etapa complementar. mas o time de joel santana entrou em parafuso. e joel também.
o gol da virada do boavista saiu numa jogada irregular: o xandó lá deles meteu a mão na bola depois de um escanteio. àquela altura do jogo, o flamengo já tinha sido obrigado a tomar a iniciativa das acções. já vinha tomando a bola para si, mas vinha sendo incapaz de fazer um troço qualquer com ela.
bottis caía pela direita. pelé caía pela esquerda. os dois supostos meia-armadores da equipe se posicionavam a sessenta metros um do outro. com cinco, seis adversários entre eles. e nada faziam de útil pelas beiradas. na direita, galhardo estava tímido. moura fazendo falta. na esquerda, o junior cesar, quem viu?... e toda a frente da área do boavista estava sob os cuidados de love e deivid. mas eles nada faziam pois raramente a bola por ali chegava...
então joel santana tirou bottis e meteu negueba. e quebrou de vez o time. quebrou de vez a precária articulação que ainda poderia ter entre meio de campo e ataque. depois entrou maurício no lugar do zombie deivid. e ficou negueba de ponta direita, maurício de ponta esquerda e um mundo inteiro de distância um do outro. o garoto camacho, que talvez pudesse ajudar a ocupar a faixa central do campo, ficou o tempo todo no banco.
o ato final da partida teve como seu protagonista o homem mais experiente da equipe, o centrocampista que restava ao flamengo àquela altura... renato pelé, que usava a braçadeira de capitão rubro-negro sem merecê-la, saiu na p*rrada com o goleiro do boavista e foi expulso de campo aos quarenta e sete do segundo tempo. achei que foi um desfecho condizente.