sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

duas ou três cousas sobre o jogo-treino de londrina

é isso um time de futebol que se apresente?
o clube de regatas do flamengo participou ontem de um jogo-treino típico de pré-temporada diante do londrina. só que este jogo-treino teve uniforme completinho, hino nacional, transmissão ao vivo pela tevê e ingressos vendidos ao respeitável público paranaense.
com pouco menos de quatro mil pagantes, anunciados debaixo duma chuva danada, as bilheterias do estádio do café teriam drenado cerca de cem mil reais.
pra onde vai esse dinheiro? vai pra trazer o vagner love?
e se o próprio treinador do flamengo, momentos antes do início da partida, disse que o time estaria duro, travado, pesado, depois de apenas uma semana de trabalhos físicos... bueno, vale a pena se expor assim?
a certas perguntas, hoje em dia, só mesmo o professor vanderlei luxemburgo e seu amigo sérgio malucelli poderiam responder...
de toda forma, o flamengo na noite passada foi - literalmente - dois flamengos. o time do primeiro tempo e o time do segundo tempo.
teve o time dos bacanas, que tu já bem conheces: felipe; leonardo moura, alex silva, wellington e junior cesar; aírton, williams, luiz antonio e renato pelé; ronaldinho gaúcho e deivid. essa equipe foi responsável pela sofrível & sonolenta primeira etapa. como era de se esperar, com um meio de campo desses, faltaram o toque de bola e a criação de jogadas. por conta disso, gaúcho e deivid voltavam sempre pra meiúca, em tentativa de abrir espaços e chamar a pelota. igualzinho 2011. e ainda longe, bem longe de funzionar. parecia pelada de churrasco.
mas teve também o time dos aspirantes, que sempre pode guardar umas supresitas: paulo victor; joão felipe, gustavo geladeyra, david braz e magal; vitor hugo, muralha, darío bottinelli e negueba (camacho); itamar e jael. como talvez fosse mesmo de se esperar, os camaradas entraram na etapa complementar e botaram a bola no chão para aprontar uma correria em cima do poderoso londrinão. o espírito de valentia foi o suficiente para criar umas três ou quatro oportunidades de gol. (na primeira etapa inteirinha tínhamos dado um único arremate contra o arco adversário: uma bikanca de menino antônio.) não havia entrosamento, nem mesmo estratégia, mas pelo menos sobrava disposição - e já era mais do que podemos dizer do titular.
cá de minha parte, gostei de ver o neguebíssima finalmente escalado na posição real dele: meio de campo. negueba e thomás, sempre vale lembrar, eram jogadores de meio na copinha-2011, foi o luxemburgo que, no brazileiro-2011, insistiu com eles dois abertos pelas pontas. uma pena que o neguebão tenha levado azar: tomou uma topada e logo foi trocado pelo camacho, que segurou o ritmo.
o placar b*ndíssimo de 1 x 0, por fim, foi construído na segunda etapa pelo mais experiente dos aspirantes flamengos, o argentino darío bottinelli. a exemplo do que fizera naquele mesmo estádio, há um ano, diante do amerika de minas, o bottis meteu uma faltinha na gaveta. tomara que este gol de ontem traga mais suerte pro bottis do que ele teve no ano passado. eu sei bem que foi apenas um gol, mas foi bem bonito e, no contexto de ontem, deixou bastante claro que o nosso professor luxemburgo já está atrasado para rever seus (pobres e ultrapassados) conceitos.