sábado, 21 de janeiro de 2012

de que vale o estadual?

começa hoje a taça goanabara-2012... e quem se importa?
desde os tempos do finado caixa d'água, quando o vaisco da gama era campeão com gol aos cincoenta do segundo tempo lá em são januário, um campeonato estadual do rio de janeiro não ficava assim tão esvaziado.
tirando o botafogo, sempre ele, os demais times que importam no rio estão com outros afazeres. vaisco e fluminense/unimed têm que se virar na libertas-2012. e o flamengo tem que dar conta de uma permanente crisis interna, promover uma faxina que já deveria ter sido feita no final da temporada passada e ainda despachar a zebra andina real potosí se quiser - ele também - se ocupar mais adiante com a nobre missão da libertas-2012.
fora isso há as questões inerentes ao certame: o excesso de times, as datas acavaladas, a arbitragem ruim, a politikagem de bastidores, os estádios fuleiros, a ausência do maracas, o baixo nível técnico, o amarelão que bate na freguesia na hora dos clássicos...
aquele papo de "o estadual mais charmoso do brazil" simplesmente não cola mais.
e o que resta do karioca-2012 para o clube de regatas do flamengo numa confa dessas?
bueno. o estadual, na minha opinião pessoal, pode e deve ser usado como laboratório para a nova geração rubro-negra que está pedindo passagem. perceba que boa parte do time que é considerado titular do flamengo já passou de seu melhor momento: leo moura, junior cesar, renato pelé, williams e mesmo ronaldinho gaúcho estão mais pra lá do que pra cá, se aproximando do final de suas carreiras, e nenhum deles está ficando mais jovem a cada dia. além disso, a politika que guia nossos dirigentes desde a era kleber leite - a saber: jogadores célebres & salários milionários - a cada dia dá mais e mais sinais de ter se tornado inviável.
a única saída para esses dois problemas passa pela renovação do time a médio prazo e isso, por sua vez, passa pelo karioca-2012 a curto prazo. espero que o clube de regatas do flamengo, seus kartolas e sua torcida tenham a sensibilidade de perceber isso, de enxergar a encruzilhada que aqui se apresenta, no estadual e para além dele, e tenham ainda a paciência e a sabedoria para tomar as medidas necessárias e entender suas consequências.