domingo, 22 de janeiro de 2012

the destroyed room (b-sides and rarities)

primeiro quero te dizer o seguinte: uma vitória sobre o bonsucesso, com todo respeito aos envolvidos, não pode ser parâmetro pra p*rra nenhuma. entendido? oquei. isso dito, também gostaria de te dizer mais duas ou três cousas sobre ontem à noite...
me deixou um tanto confuso a notícia, surgida logo após a vitória, e não antes dela, de que o mengo lado b teria sido bolado & escalado pelo professor luxemburgo, e apenas executado por lopes junior. fiquei confuso, e surpreso,  porque o time refletia em campo uma escalação mais arejada e bem definida do que conseguimos ver no time principal ao longo de um ano e pouco de trabalho de lux.
o flamengo b se postou com um volante clássico à boca da área (maldonado), mais joão vitor pela direita, com liberdade pra subir ao lado do lateral joão felipe. alguns passos à frente, camacho e bottinelli ditavam o ritmo do meio de campo de uma maneira que thiago neves e renato pelé jamais fizeram no time principal. neves sempre caía tipo ponteirinho. ontem camacho e bottis completaram um o pensamento do outro. por que nunca tivemos um meio de campo assim no time pra valer?
fora os sobressaltos d'entrosamento, ainda precário no início da temporada, que eram mais nítidos na retaguarda, o flamengo b mostrou uma disposição muito maior no manejar da pelota. ontem vimos um time mais solidário - tanto no passe quanto na marcação - mesmo quando entraram os meninos thomás & adryan, que têm mais características de individualismos, dribles, manhas, etc. por que nunca pudemos perceber essa vocação colectiva no time pra valer?
por fim, gostaria de saudar as exibições individuais de camacho e de magal. o primeiro deles, revelado no fla, chegou a frequentar o time principal há um par de anos, mas, salvo engano, o rogério lourenço fazia dele um segundo homem de meio de campo. ficou clara ontem a real posição do menino. e quanto a magal... acho que o junior cesar poderia assistir a dois minutinhos do videotape de ontem. magal não é nenhum craque de bola, não me entenda mal, mas parece ser do tempo que um lateral abria as jogadas pelos lados (já pensou o porquê da nomenclatura "lateral"?) e buscava a linha de fundo para pegar seus colegas entrando na área adversária, de frente pra meta.
esse espírito ofensivo de magal, deixado claro no gol de adryan que fechou o caixão, já podia ser visto no primeiro tempo, no lance bonito do primeiro gol. quando camacho, bottinelli e jael partiram juntos pro ataque e juntos chegaram na entrada da área bonsucessiana. foi quando camacho tocou pro bottis que tocou pro jael. sem mistério.
não tem segredo algum, o futebol. marcação solidária, toque de bola e ataques coordenados. simples assim. a gente é que complica.