quarta-feira, 26 de outubro de 2011

universidad de chile 1 x 0 mengão (a chronicle)

te dizer que o vanderlei luxemburgo deve ter gostado muito desta partida. deve ter adorado um amistosão, assim no meio de um calendário tão puxado, sabe?
que esta noite o professor luxerley pôde extravasar toda sua (dele) genialidade, todo seu (dele) conhecimento técnico & tactico. nosso querido lux pôde justificar o salário (quinhentos paus por mês) e apresentar seu mengão tão manjadão todo relidão num 3-5-2 insinuante & audacioso. veja você que belo...
o jovem paulo victor ao gol, à sua frente uma linha de três beques com gilberto e david e ronaldo angelim; gonzalo fierro pela direita, rodrigo alvim pela esquerda; maldonado e williams na cabeça de área, vander no meio; negueba e jael ao ataque.
luxerley pôde bolar tudo isso porque o clube de regatas do flamengo havia sido ridicularizado pelo universidad de chile, na semana passada, apanhando por 4 x 0 no rio de janeiro. assim o segundo jogo entre as equipes, esta noite no estádio nacional de santiago de chile, não valia mais p*rra nenhuma - os universitários já estavam garantidões nas quartas-de-final da sulamerikana-2011.
e se tu ainda tivesses alguma dúvida disso, caboclo acertou um canudo do meio da rua, levando para cinco gols a vantagem dos anfitriões. daí pra frente, fomos todos de vez brinkar na sulamerikana... e o mengão mexidão foi pra brinkadeira com forza máxima.
pense nisto: se o flamengo de verdade, com todos os seus titulares e tal, joga junto desde janeiro e ainda não tem o menor padrão, ainda não tem uma única & miserável jogada ensaiada, ainda é incapaz de surpreeender o mais parvo dos adversários, o que poderíamos nós esperar deste apalermado 3-5-2 com fierro y alvim como alas?
pois, bueno, a pelota sequer chegava ao ataque do flamengo. sequer conseguíamos sair de nosso campo de defesa a manejar o objecto espherico. williams por um par de vezes furou o chute, furou a ponto de cair no chão. durante todo o primeiro tempo foi assim. o fla não teve chance de gol nenhuma. no segundo tempo, no finalzito, melhoramos um bocadinho. lux meteu galhardo na direita, moura na meiúca e diego maurício no ataque. ficou mais parecidinho com um time de futebol. mas me parece que o fla esboçou uma reacção só porque os universitários meio que deixaram quieto aquele troço.
o flamengo mal teve chances de gol. e os universitários - completinhos - com vargas e lorenzetti e o eskambao alado - não quiseram mais ter chances de gol depois do protokolar 1 x 0. o jogo de noventa minutos pareceu ter trezentos e noventa minutos, de tão arrastado, tão sem propósito. nem mesmo diante de um estádio nacional abarrotado, os universitários se importaram com o flamengo a ponto de jogarem a sério, como tinham feito no rio, a ponto de transformarem a partida num tiro ao alvo pra cima do paulo victor.
e, cá entre nós, de certa forma este pouco-se-importar do universidad, este pouco-me-f*der deles, é ainda pior do que levar de quatro.